• Nenhum resultado encontrado

2. O MUSEU AFRODIGITAL DO MARANHÃO

2.1 Processo de Criação do Museu Afrodigital do Maranhão

2.1.2 Museu Afrodigital do Maranhão atualmente

a. Comissões

Dentre as principais e mais relevantes mudanças ocorridas atualmente no Museu Afrodigital do Maranhão, destaca-se a criação de comissões específicas para a execução das atividades propostas. Estas, conforme o quadro 5 (abaixo), foram constituídas pela Comissão Institucional, Comissão Técnica e Comissão Acadêmica. A proposta é que estas possuam legitimidade e competência para executar suas atividades que são informadas a toda a equipe por ocasião das reuniões gerais:

Organização das Comissões

Comissão Institucional Comissão Técnica Comissão Acadêmica ATIVIDADES

- Institucionalização; - Patrimonialização; - Aspectos jurídicos;

- Diálogo com a sociedade

- Alimentação do site; - Alimentação das redes sociais; - Elaboração de projetos; - Busca de editais; - Execução de

civil, pesquisadores e outras instituições;

- Contato com os Museus Afro Digitais da Rede.

- Divulgação. projetos;

- Participação em eventos e exposições / elaboração de material para as presentações. Quadro 5: Comissões dos Museu Afrodigital do Maranhão

Fonte: Equipe do MADMA

Uma discussão levada em consideração é que muitas vezes as comissões acabam por burocratizar o processo de tomada de decisões, o que leva a pensar na sua eficácia prática. Dessa forma, considera-se que algumas atividades desenvolvidas pelo museu são aptas a serem processadas pelas comissões, enquanto outras, que requerem um fluxo mais intenso e dinâmico, como as postagens no Facebook, devem ser gerenciadas por mecanismo específicos a fim de não dependerem das reuniões, que muitas vezes não possuem um calendário pré-definido.

b. Projetos7

Atualmente o MADMA concorre a editais de agências de fomento a fim de desenvolver projetos para dar continuidade as ações museais. Durante os anos de 2017 e 2018, o Museu Afrodigital do Maranhão desenvolveu o projeto: Museu Afrodigital da UFMA como Instrumento Metodológico: Uma Experiência em Escolas Públicas de Ensino Médio do Maranhão, aprovado pelo Edital N.º 040 / 2015 – Universal / FAPEMA.

O projeto de pesquisa se propõe a desenvolver e ampliar a atuação do MADMA, levando seu acervo a algumas escolas públicas de ensino médio do Estado. Essa atividade de campo se tornará uma experiência acompanhada de reflexão teórica e saber sistematizado sobre o MADMA como um instrumento de metodologia de transmissão de conhecimento, saberes e ensino.

c. Acervo

O acervo do museu foi reorganizado levando em consideração os seguintes aspectos:

 Padronização do número de imagens apresentadas; reconfiguração e padronização das legendas com textos mais específicos e informativos (isso facilitará o sistema de tags e colocação de marcas d'água);

 Reorganização das galerias com a reunião de todos os materiais com a mesma temática em uma só galeria (imagens, vídeos, documentos, textos e eventuais referências bibliográficas). Por exemplo: galeria sobre o Baião de Princesas, com um texto explicativo, legendas detalhadas e inclusão dos áudios;

 Atualizações mais recorrentes com a inclusão de novos materiais, como charges, cartuns, links para rádios africanas e caribenhas, matérias de destaque e etc.

d. Relação com a Rede de Educadores em Museus do Maranhão (REM)

O Museu Afrodigital do Maranhão também pôde aumentar sua atuação, ao participar ativamente do processo de criação da REM Maranhão – Rede de Educadores em Museus do Maranhão –, em que são discutidas ações educativas em museus e o processo de atuação dos museus na educação no estado do Maranhão. A Educação Museal está em discussão em âmbito nacional a partir do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM) do Instituto do Brasileiro de Museus (IBRAM).

O PNEM realiza uma série de debates regionais para o diálogo democrático das diretrizes voltadas às práticas educacionais em instituições museológicas e outros espaços museais, com objetivos de fortalecer a dimensão educativa em todos os espaços do museu e subsidiar a atuação dos educadores. Como resultado desses debates, está à formulação do Documento Preliminar do Programa Nacional de Educação Museal e a viabilização do MADMA como ferramenta educacional.

e. Jurídico / Processo de Institucionalização

O Museu Afrodigital do Maranhão (MADMA) funciona, desde 2012, no portal da UFMA, no endereço: www.museuafro.ufma.br. Está vinculado desde sua origem ao Grupo de Pesquisa Religião e Cultura Popular e aos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e em Políticas Públicas. Seu funcionamento regular ocorre com a colaboração de professores e alunos bolsistas.

No ano de 2016, houve algumas alterações no quadro de professores que apoiam o projeto, com a saída de alguns e o ingresso de outros. Dessa forma, surgiu a necessidade de institucionalizar formalmente o MADMA na estrutura da UFMA. Com este fim, foi organizado um Conselho Diretor com a participação de Coordenadores de Grupos de Pesquisas e de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em que participam professores que apoiam o MADMA, com a preocupação de não criar uma estrutura muito ampla.

Nesse sentido,é necessário discutir o que chamar de museu-instituição, que segundo Neves:

Cabe sublinhar, entretanto, que quando se refere ao museu como um “cenário institucionalizado” onde se realiza o fato museal, Waldisa [Rússio] pensa o conceito de institucionalização no âmbito da Sociologia, de forma muito mais ampla que aquele do senso comum, ou seja, “[...] com o significado de criado, querido ou reconhecido pela comunidade ou a sociedade”. E questiona se os museus são resultado da vontade social (ou mesmo de segmentos da comunidade), se estão envolvidos com as comunidades, e se são respeitados e queridos. Caso contrário, a “institucionalização” é apenas nos termos do jurídico-formal. (NEVES, 2011, p. 29)

Uma vez legitimado e institucionalizado nos termos supracitados, a formalização jurídica junto a UFMA seria responsável pelo processo de assemelhação ou de transformação do MADMA em uma instituição, entendendo esta como uma organização de caráter social. Logo, a cristalização de procedimentos ocorre conforme determinado pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM:

 Estabelecimento da pessoa jurídica da instituição, regulamentada por diploma legal;

 Contratação permanente de uma equipe interdisciplinar, composta, inclusive, do profissional museólogo para a realização dos procedimentos técnicos museológicos;

 Aprovação de um regimento;

 Elaboração do Plano Museológico, conforme Artigo 46º da lei nº 11.904, instrumento básico que definirá a missão, os objetivos, os públicos e os programas.

Além dos termos técnicos formais, foi elaborado um documento a ser fixado no site para conhecimento público referente à política de utilização do acervo (Anexo 1) e um regimento interno que registra objetivos, política institucional, papel e composição da diretoria, assim como formas de manutenção (Anexo 2). Todas essas mudanças ocorridas no MADMA são resultados de pesquisas que visam legitimar a ferramenta na sociedade e maximizar o potencial do museu, seja em seu caráter educativo ou informativo.

Documentos relacionados