• Nenhum resultado encontrado

4 Metodologia da Pesquisa

Questão 1 A matéria é formada por átomos,

4.3.2 Níveis de Compreensão das Explicações dos Alunos

O mapeamento das explicações dos alunos nas matrizes de análises e o exame do nível de adequação das mesmas revelou que os modelos explicativos dos alunos se apresentaram com diferentes graus de compreensão. Desta forma, para refinar o entendimento de como os alunos expressaram seus modelos explicativos não somente em termos da adequação das explicações, mas da profundidade de como utilizaram os conceitos exigidos em cada dimensão de análise, foram elaborados quatro níveis de compreensão: insuficiente, vaga, alguma e boa compreensão. A esses níveis atribuíram-se valores numéricos variando de 1,0 a 4,5, considerando-se o tipo de explicação que o aluno apresentou: explicação em nível macroscópico (valores fracionados) e explicações em nível submicroscópico (valores inteiros).

No quadro 15, são indicados os valores atribuídos aos níveis de compreensão e a relação destes com o nível de adequação.

Quadro 15 – Níveis de compreensão das explicações dos alunos de acordo com o tipo de explicação e seu nível de adequação.

Nível de compreensão

Nível de adequação

Explicação em Nível Valor atribuído Classificação

Macroscópico Nível 4,5 Boa Adequado

Submicroscópico Nível 4

Macroscópico Nível 3,5 Alguma Parcialmente adequado

Submicroscópico Nível 3

Macroscópico Nível 2,5 Vaga

Inadequado

Submicroscópico Nível 2

Macroscópico Nível 1,5 Insuficiente

Submicroscópico Nível 1

Valores maiores implicam em um aumento no nível de sofisticação dos modelos explicativos dos alunos relacionados, portanto, ao grau de reflexão quando eles manifestam em suas explicações o uso de conceitos em nível submicroscópico sobre a estrutura da matéria. Por exemplo, o desenvolvimento do modelo explicativo do aluno sobre a teoria particular da matéria foi classificado como Boa Compreensão, quando ele supera a visão das partículas como pequenas “peças” com propriedades macroscópicas, para uma visão submicroscópica considerando o comportamento coletivo das partículas.

Dessa forma, olhando para os critérios que se utilizaram para avaliar o nível de adequação das explicações dos alunos (quadros 9, 10 e 11), os mesmos foram relacionados com níveis de compreensão conforme a sofisticação das explicações apresentadas pelo aluno. A seguir são descritos os níveis de compreensão então elaborados.

 Boa Compreensão: Neste nível de compreensão foram consideradas as explicações tanto em nível macroscópico quanto submicroscópico que apresentaram bom entendimento dos conceitos8, na interpretação dos fenômenos. As explicações apresentaram coerência com os modelos científicos (argumentos apresentados pelos professores pesquisadores – quadros 9, 10 e 11).

Explicações em nível macroscópico: Os alunos mostraram capacidade de vincular as ideias em nível macroscópico às propriedades submicroscópicas para

8Os conceitos a que se referem são aqueles que foram explorados nas 1ª, 2ª e 3ª dimensões de análise.

explicarem os fenômenos, não utilizaram termos como, átomo, moléculas, partículas etc. No entanto, forneceram uma explicação considerada coerente para o fenômeno. Explicações em nível submicroscópico: Os alunos apresentaram a capacidade de vincular as ideias em nível submicroscópico às propriedades macroscópicas para explicarem os fenômenos. Utilizaram termos como, átomo, moléculas, partículas, íons etc. e forneceram explicações consideradas coerentes sobre o fenômeno.

 Alguma Compreensão: Neste nível de compreensão, foram consideradas as explicações tanto em nível macroscópico quanto submicroscópico que apresentem algum entendimento dos conceitos na interpretação dos fenômenos com capacidade limitada de vincular as ideias em nível macroscópico e submicroscópico. Nas explicações dos alunos, observou-se a existência de base científica, ainda que elaborada de forma incorreta. Considera-se que exista um modelo em construção.

Explicações em nível macroscópico: Os alunos não citaram em suas explicações os termos, átomos, moléculas, partículas, íons etc.

Explicações em nível submicroscópico: Os alunos citaram em suas explicações os termos, átomos, moléculas, partículas, íons etc. O aluno mencionou algumas ideias em nível submicroscópico com utilização de concepções alternativas – animistas e substancialistas –, ou seja, o aluno poderia ter uma visão incorreta de partículas atribuindo a elas propriedades macroscópicas. No entanto, nas explicações dos alunos se percebia um modelo em construção.

 Vaga Compreensão: Neste nível de compreensão foram consideradas as explicações tanto em nível macroscópico quanto submicroscópico, que apresentaram vago entendimento dos conceitos na interpretação dos fenômenos e nenhuma capacidade de vincular as ideias em níveis macroscópico e submicroscópico.

Explicações em nível macroscópico: Os alunos não citaram em suas explicações os termos, átomos, moléculas, partículas, íons etc. O aluno mencionou algumas propriedades macroscópicas da matéria utilizando concepções alternativas, sem ligar estas às ideias em nível submicroscópico.

Explicações em nível submicroscópico: Os alunos citaram em suas explicações os termos, átomos, moléculas, partículas, íons etc. O aluno mencionou algumas ideias em nível submicroscópico com utilização de concepções alternativas – animistas e substancialistas –, ou seja, o aluno poderia ter uma visão incorreta de partículas atribuindo a elas propriedades macroscópicas. Nas explicações dos alunos não se percebia um modelo em construção

 Insuficiente Compreensão: Neste nível de compreensão foram consideradas as ausências de explicações tanto em nível macroscópico quanto submicroscópico. Os estudantes não expressaram nenhuma informação relevante em suas explicações ou ainda escreveram que não sabiam ou não acreditavam.

Para a nova categorização das explicações dos alunos nestes níveis de compreensão, suas respostas ao pré-teste foram revisitadas e classificadas quanto ao nível de adequação e ao nível de compreensão. Assim, para cada dimensão de análise são apresentados, na seção da Análise dos Dados, como se deu a nova categorização das respostas dos alunos, os gráficos que caracterizaram o nível de compreensão de acordo com o nível de adequação e a discussão dos resultados obtidos.

4.3.3 Explicações mais Recorrentes dos Alunos em Cada uma das Séries do