• Nenhum resultado encontrado

Nível de Importância Atribuído às Dimensões da IC na Empresa

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

3.3 INSTRUMENTAÇÃO DAS VARIÁVEIS

3.3.1 Nível de Importância Atribuído às Dimensões da IC na Empresa

A atribuição de Nível de Importância às dimensões da IC nas empresas pesquisadas foi feita a partir do constatado pela aplicação do instrumento de pesquisa, considerados os seguintes módulos:

a) estrutura: sistematicidade da atividade, denominação, localização e hierarquia de

subordinação da unidade dentro da estrutura orgânica da empresa.

b) caracterização do ciclo de inteligência competitiva: avaliação do preenchimento das

atividades relacionadas com: Planejamento, Coleta, Análise, Disseminação e Feedback.

3.3.2 Desempenho Empresarial

A dificuldade de se avaliar o desempenho e a tendência cada vez mais dominante de não se considerar apenas indicadores financeiros nessa avaliação são grandes obstáculos para o

pesquisador. Assim é que as variáveis de desempenho empresarial foram instrumentalizadas pela indagação da percepção do respondente quanto ao seu desempenho comparado ao seu maior concorrente em termos de Crescimento de Vendas e Retorno Sobre o Investimento.

3.4 COLETA DE DADOS

Nesta seção descreve-se a coleta de dados em quatro tópicos, quais sejam: instrumento de coleta, método de coleta, processo de coleta e Características Demográficas da Amostra.

3.4.1 Instrumento de Coleta

O instrumento de coleta de dados é composto de 4 blocos com 17perguntas ao todo, das quais a maioria apresenta múltipla escolha nominal não excludente e espaço para resposta em aberto, as questões que demandam atribuição de valor apresentam escala tipo Likert de 1 a 5 pontos. O Quadro 3, anteriormente apresentado pode ajudar a visualizar a construção do questionário:

3.4.1.1 Pré-Teste do Instrumento

Objetivando aferir a propriedade de mensuração do instrumento de pesquisa e a viabilidade de sua aplicação e análise das respostas provocadas, foi realizado um pré-teste envolvendo um grupo formado por dirigentes de empresas do Recife num total de vinte e oito e por três professores doutores em administração. Em um segundo momento se realizou um procedimento de grupo focal, para expandir as críticas e sugestões derivadas da análise individual e, a partir destas, promover ajustes e correções julgados necessários. De um instrumento inicial constituído de 35 perguntas chega-se à versão que foi utilizada neste trabalho com 17 questões.

3.4.2 Método de Coleta

O questionário foi impresso, postado em envelope timbrado do CPPA/FBV, contendo carta convite à resposta com promessa de resumo executivo aos respondentes (Apêndice B e C). Foi incluso ainda envelope com endereçamento para resposta. Após 15 dias, realiza-se contato telefônico solicitando a colaboração junto às empresas alvo. Passados 40 dias nova remessa de igual conteúdo e nova seqüência de telefonemas foram realizados.

3.4.3 Processo de Coleta

A aplicação do instrumento deu-se, numa primeira tentativa, por disponibilização online e as empresas selecionadas, então as 500 melhores da Revista Exame, foram convidadas a respondê-lo. O convite foi formalizado por e-mail e, em sendo ignorado, tentativa de contato telefônico.

O questionário foi hospedado junto ao provedor hotlink (www.lukar.pro.br.) onde, com utilização do banco de dados do provedor (ASP, PHP) foi executada uma tabulação prévia e básica dos dados e, se houvessem respostas significativas, seria possível realizar até mesmo alguns testes estatísticos elementares. Os convites à participação foram instruídos com documento anexo chancelado pelo CPPA/FBV, onde se firmou o compromisso de inviolabilidade do sigilo das informações cedidas pelas respondentes bem como do envio de relatório gerencial (Resumo Executivo) tão logo concluso o trabalho.

Das 354 empresas consultadas apenas 6 responderam o questionário online e outras 60 enviaram respostas como as que se seguem:

Prezado Sr.Luiz Carlos Dias,

Agradecemos pro ter entrado em contato com a --- Ltda.

Inicialmente, gostaríamos de nos desculpar pela demora.Conforme sua solicitação, informamos que o referido questionário não poderá ser respondido, devido à política interna do laboratório.

Prezado Sr. Luiz Carlos,

Em retorno a seu e-mail, esclarecemos que todas as informações disponíveis para consulta e pesquisa podem ser encontradas no site da ---e quaisquer outras que não constem no site, são consideradas de caráter estratégico e confidencial pela companhia, não podendo, portanto, ser divulgadas.

Contamos com a sua compreensão. --- Brasil Ltda.

Prezado Luiz,

A --- não participa de projetos de conclusão de curso, teses de mestrado ou doutorado, TCCs, etc. Como o número de solicitações é muito grande, não poderíamos atender a todos com a mesma qualidade, portanto, não participamos deste tipo de projeto.

Atenciosamente, Br Info

---

Olá Luiz Carlos,

Desculpe-nos pela demora na resposta.

Ficamos felizes com o seu interesse em realizar um trabalho sobre a nossa empresa. Contudo, lamentamos não poder atender seu pedido, pois, o volume de solicitações que recebemos como a sua é muito grande e, lamentavelmente não temos como atender a todas Universidades, Faculdades ou Escolas em geral.

A --- disponibiliza para os estudantes somente informações sobre a nossa companhia e o histórico de alguns produtos específicos, esses dados estão disponíveis em nosso site --- . Já as informações mercadológicas não são divulgadas devido à nossa Política Interna de Privacidade.

Contamos com a sua compreensão!

Sua opinião é muito importante para nós! Ao final deste e-mail, clique no link e conte-nos o que achou do nosso atendimento.

Agradecemos o contato e continuamos à sua disposição. Abraços,

Foram selecionadas apenas algumas respostas, que exemplificam bem as dificuldades encontradas pelo pesquisador. Os nomes e outros elementos que pudessem identificar as empresas foram omitidos por razões éticas. Outros exemplos podem ser encontrados no Anexo A.

Diante da impossibilidade de prosseguir com a população inicialmente considerada, a opção foi contatar a Associação Brasileira de Analistas de Inteligência Competitiva (ABRAIC). Esta prontamente ofereceu o seu apoio, publicou matéria relativa à pesquisa em seu site e enviou carta convite para a resposta do questionário online a seus cerca de 1800 associados. Resultaram dessa iniciativa mais sete questionários respondidos e alguns e-mails com comentários. As dimensões continentais do Brasil, e as contingências financeiras e de tempo orientaram a pesquisa para um objetivo mais próximo o que a levou às Indústrias sediadas em Pernambuco, com mais de 200 funcionários, constantes do anuário 2007 da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE).

Foram Enviados 154 questionários, via correio, com suas respectivas cartas convite com a promessa de Relatório Executivo e envelope para resposta. Destes, apenas 14 retornaram com o instrumento de pesquisa preenchido e dois retornaram por alteração de endereço. Tentativa de contato telefônico, instando para a importância dos dados para a conclusão deste trabalho, junto ás empresas refratárias ao convite impresso, esbarrou em centrais de telemarketing, desculpas e prorrogações.

Outra vez foram remetidos via correio, questionários com envelope para resposta e carta convite. Seguidos de mais telefonemas, telemarketings, esperas na linha etc. O que se conseguiu afinal foram 28 respostas.

Documentos relacionados