• Nenhum resultado encontrado

Ana Maria Ferreira

Ana Maria Ferreira nasceu em São Martinho de Campo, Santo Tirso, Portugal.

Licenciada em Engenharia Têxtil, inicia a sua actividade profissional como docente em 1994, acumulando com a actividade de formadora, na qual se mantém até 2001 altura em que integra a lista vencedora à Câmara Municipal de Santo Tirso.

Desde 2002 que faz parte do executivo da Câmara Municipal de Santo Tirso onde exerceu funções como vereadora na Área da Cultura e Relações Internacionais e nas Obras Particulares. Actualmente para além de outras funções, é vereadora para a Área da Educação, Directora do Centro de Novas Oportunidades da Câmara Municipal de Santo Tirso e Administradora dos SMAES.

É sócia fundadora e Presidente da Assembleia Geral da AS, Associação de Solidariedade Social (IPSS) e representante do Município de Santo Tirso no Conselho Fiscal da Associação Europan Portugal, entre outros.

Tem acompanhado enquanto representante do Município o projecto “Parceria para a Regeneração Urbana - Revitalização e Qualificação das Frentes Ribeirinhas do Rio Ave na cidade de Santo Tirso” no qual se integra a Reabilitação dos Edifícios da Quinta de Fora do Mosteiro de São Bento – Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento.

Teresa Diogo

Teresa Diogo tem o bacharelato em Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (1984). Posteriormente licencia-se no Curso Estudos Superiores Especializados em Direcção Pedagógica e Administração Escolar (1998) e realiza Pós-Graduação em Gestão de Melhoria no Âmbito do Curso de Capacitação Institucional para a Melhoria do Desempenho da Educação e Formação promovido pela Fundação Manuel Leão com a colaboração da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.

Desempenha funções de gestão na Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento desde 1995 sendo actualmente a Subdirectora.

Tem acompanhado, desde o seu lançamento, o projecto “Parceria para a Regeneração Urbana - Revitalização e Qualificação das Frentes Ribeirinhas do Rio Ave na cidade de Santo Tirso” e é responsável pela concepção programática da Acção que integra a Reabilitação dos Edifícios da Quinta de Fora do Mosteiro de São Bento – Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento.

João Álvaro Rocha

João Álvaro Rocha nasceu em Viana do Castelo, Portugal, a 10 de Janeiro de 1959.

Entre 1977 e 1982 frequentou o Curso de Arquitectura da Escola Superior de Belas Artes do Porto, tendo realizado a prova final para obtenção da licenciatura em 1986.

Tem desenvolvido uma intensa actividade docente, iniciada em 1988/89, no Curso de Arquitectura da Escola Superior Artística do Porto. Entre1990 e 2001 foi professor na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, tendo ainda leccionado em diversas escolas e universidades nacionais e estrangeiras.

Actualmente é Professor Associado na Escola Técnica Superior de Arquitectura da Universidade de Navarra – Pamplona (Espanha) e Professor Convidado da Università degli Studi di Cagliari (Itália)

O seu trabalho tem merecido a atribuição de diversos prémios, sendo relevante no presente caso a distinção com o Prémio Municipal de Arquitectura e Urbanismo da Câmara de Sto. Tirso, 2009.

Foi premiado em inúmeros concursos de arquitectura nacionais e internacionais. Cabe destacar a obtenção recente (2008) do 1º lugar no “Concurso Internacional de Consultoria y Asistencia para la redacción de proyectos de Estaciones del Corredor Ferroviario de la Costa del Sol”, em Málaga, Espanha.

Actualmente é finalista no Concurso de Arquitectura “Parc des Expositions + Gare Kirchberg”, no Luxemburgo.

José Fernando Gonçalves

José Fernando Gonçalves, V.N. Gaia, 1963 Licenciatura FAUP, 1988

Provas APCC, DARQ-FCT-UC, 1996

Doutoramento “Proyectos Arquitectónicos” UPC, 2007 Professor Auxiliar, DARQ-FCT-UC desde 2007

Coordenador de Mestrado Integrado, DARQ-FCT-UC desde 2008 Director do DARQ-FCT-UC desde 2008

Membro Conselho Disciplina OASRN

Membro de Júri de Prémios e Concursos Públicos

Trabalhou nos Ateliers de José Paulo Santos (1987/88) e Eduardo Souto Moura (1989/92).

Desde 1987 que realiza projectos e obras em diferentes escalas e programas, destacando-se os primeiros prémios nos Concursos para o Convento e Centro Cultural Dominicano em Lisboa, 1989, para a Biblioteca Geral da FCT-UNL, 1993 (construídos) com J.P. Providência e para o Projecto de Musealização e Cafetaria do Mosteiro da Batalha, 2004.

Publica em revistas nacionais e internacionais.

Participa em conferências e workshops em Portugal e no estrangeiro. Finalista do Prémio ENOR 2009 com a Superfície Comercial Finalista no Concurso do Museu Diocesano de Milão, 2007 Finalista do Prémio ENOR 2006 com a Capela de Quebrantões Nomeado para o Prémio Secil 2002 com a Sede dos Escuteiros

José António Lopes

José António Ferreira Lopes nasceu no Porto, Portugal, a 4 de Dezembro de 1968.

Entre 1988 e 1994 frequentou o Curso de Arquitectura da Escola Superior de Belas Artes do Porto/ Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, tendo realizado a prova final para obtenção da licenciatura em 1994. Realizou estágio curricular na Câmara Municipal de Santo Tirso no ano lectivo 1992/1993.

Em 1995 inicia a sua actividade como funcionário público na Câmara Municipal de Santo Tirso em regime de contrato. Entra para o quadro do município em 1998 tendo sido nomeado Chefe de Divisão em 2001. Em Dezembro de 2005 assume a Direcção de Departamento de Planeamento e Habitação.

Como experiência profissional relevante contam-se a organização de vários concursos dos quais se destaca a candidatura de Santo Tirso ao Concurso Europan 9 e representa o Município de Santo Tirso nos Fóruns Internacionais “Fórum of Sites – Europan 9” em Berlim; “ Cities and Júris Fórum” em Câtania Sicília; Fórum Europan 9 – Santiago de Compostela e a participação em júris de diversos concursos designadamente o da Primeira Edição do Prémio Municipal de Arquitectura e Urbanismo.

No âmbito da direcção de Departamento é responsável pela elaboração e acompanhamento de diversos projectos municipais. Desde 1994 exerce também actividade profissional em regime liberal.

Graça Correia

Graça Correia nasce no Porto em 1965 e licencia-se em Arquitectura pela FAUP em 1989. Colabora com o arquitecto Eduardo Souto de Moura desde essa data até 1995, tendo actualmente estabelecido sociedade para a realização de alguns projectos, designadamente a Requalificação dos Edifícios Históricos da Fábrica Robinson, em Portalegre, obra em curso.

É Professora Auxiliar no Departamento de Arquitectura da Universidade Lusíada do Porto tendo-se doutorado em Barcelona, em 2006, na Universidade Politécnica da Catalunha, e tem proferido conferências em inúmeras universidades.

Em 2005 fundou com Roberto Ragazzi a CORREIA/RAGAZZI ARQUITECTOS onde desenvolve projectos de natureza individual ou em parceria, como a Casa do Gerês. A sua obra já foi publicada, exibida e premiada em Portugal e internacionalmente, designadamente com o reconhecimento em 2007, em Nova York, com a distinção EUROPE 40 UNDER 40, a Medalha de Ouro na categoria habitação unifamiliar na

Bienal Miami+Beach 2007, 1º lugar (ex-aequo) do III Prémio ENOR na categoria Portugal, o International Architecture Award 2008 em Nova

York e o 1º lugar no IDA08 -International Design Award na categoria edifício residencial. Em Portugal foi recentemente Finalista do Prémio

Secil de Arquitectura 2008 e integrou as Selecções HABITAR PORTUGAL 2003-2005 e 2006-2008.

Publica em 2008 o livro RUY ATHOUGUIA: A MODERNIDADE EM ABERTO, a convite da editora Caleidoscópio, é autora de vários artigos publicados em jornais e revistas da especialidade.

Maria do Rosário Rocha

Maria do Rosário Alves de Sousa Rocha nasceu na freguesia de Água-Longa do concelho de Santo Tirso, distrito do Porto, a 1 de Abril de 1957.

Entre 1976 e 1981 frequentou o curso de Arquitectura da Escola Superior de Belas Artes do Porto tendo ficado diplomada com a entrega de prova curricular da experiência profissional em 84.

Em 1981 participou no “Seminário Internacional de Arquitectura y Diseño Urbano”(em Peñaranda de Duero, Burgos/Espanha) na equipa coordenada pelo Arqto Eduardo Souto Moura.

Desenvolveu a sua actividade de profissão liberal como sócia da CEAPE entre 1981 e 1987 acumulando com a actividade de docente na área de artes plásticas na Escola Secundária de Alfena.

Em 16/01/ 1987 ingressa na função pública na Câmara Municipal de Santo Tirso onde se mantém até à data exercendo as funções de chefe de divisão da Divisão de Estudos e Planeamento assumidas em 14/09/1992.

No âmbito do cargo desenvolvido é responsável pela elaboração e acompanhamento de diversos projectos municipais.

Em representação do Município participou em várias actividades destacando-se o projecto de troca de experiências na área da habitação social na República Checa e actualmente integrando a Comissão de 2ºs avaliações do IMI decorrente da formação de avaliadora obtida em 2005.

ANEXO IV|BOLETIM DE IDENTIFICAÇÃO

Documentos relacionados