• Nenhum resultado encontrado

conhecimento e experiência, então termina eles andando juntos, é muito bom.”

Tabela 28: Equipe mais Coesa e as transcrições sobre as reuniões sociais. Elaboração, fonte própria.

Os resultados encontrados remontam as definições teóricas da coesão segundo o modelo da Carron et. al. 1998 [7]. A figura a seguir apresenta essa ligação, confirmando a teoria e reforçando o resultado correto do questionário PCS, que afirma ser essa equipe pertencente ao grupo das mais Coesas.

Figura 18: Modelo de ligação da teoria da Carron com os resultados encontrados na equipe mais Coesa. Elaboração, fonte própria.

70 O comprometimento organizacional foi um outro aspecto relatado pela equipe, porém o entendimento desse comprometimento seria puramente buscando os objetivos e metas a serem alcançados pela Equipe. Na análise dos resultados não conseguimos relacionar esse comprometimento com horário ou pontualidade. O comprometimento organizacional é uma das vertentes da efetividade e que foi enfatizado por 3 dos 4 entrevistados nessa Equipe, sendo contextualizado como consequência de uma equipe destaque no âmbito dos demais sistemas da mesma área.

A tabela abaixo reflete as características do comprometimento organizacional encontradas nos trechos de entrevista que remontam nossas conclusões anteriores, considerando o aspecto do “comprometimento com os objetivos e metas” ou simplesmente “comprometimento organizacional”. Característica encontrada Possível relação com Construto

Trechos da entrevista Participante

Comprometimento com os Objetivos e metas ou Comprometimento Organizacional Indicativo de alta Efetividade↑

“...nós somos uma equipe focada

bastante no trabalho e responsável...”

P1

“...o que eu mais gosto é a integração

da minha equipe. Ela é muito boa, o

comprometimento dela...”

P2

“O que eu mais gosto acho que é o

comprometimento de todo mundo...”

P3

“...eu acho eles mais comprometidos...”

Tabela 29: Equipe mais Coesa e as transcrições sobre o comprometimento organizacional. Elaboração, fonte própria.

O comprometimento organizacional foi relatado como consequência da característica de condução do Líder da Equipe, por relato do próprio Líder. Não poderemos provar e manter essa afirmação, pois não detalhamos esse aspecto com os demais da equipe e não entrevistamos outras equipes sob a mesma liderança para avaliar se o comprometimento organizacional permaneceria. Abaixo colocamos onde o Líder liga o comprometimento organizacional com as características de sua personalidade. Essa foi uma hipótese não provada nessa pesquisa.

P3 – “Eu diria que sim, eu diria que, eu acho eles mais comprometidos. Eu acho que, se eu fosse uma pessoa mais durona, como há exemplos aqui, eu acho que as pessoas fariam muito mais por obrigação do que pelo comprometimento. Eu acho mais importante ter o comprometimento do que a obrigação fazer, porque podem se doar mais.”

71

Figura 19: Comprometimento organizacional como antecedente de efetividade. Elaboração, fonte própria.

Segundo o modelo teórico proposto por Carron[7] que exibimos na figura abaixo, o comportamento da liderança afeta a Coesão. No nosso caso, como se trata da equipe mais Coesa, o comportamento da liderança segundo o relato do próprio líder, parece aumentar a Coesão da equipe, mas essa será uma hipótese não provada nessa pesquisa.

Figura 20: Conceito geral para Coesão em equipes esportivas. Fonte, Carron et. al. 1982 [7].

72

Figura 21: Comportamento da liderança parece aumentar a Coesão da Equipe. Elaboração, fonte própria.

Em nossas perguntas de pesquisa, buscamos relação da Coesão com a Efetividade. Em pesquisas mais recentes, Carron (2000) [14] diz que equipes coesas estão associadas a resultados mais efetivos. Se considerarmos, e somente se, os seguintes antecedentes de efetividade: pontualidade, absenteísmo e a rotatividade; essa teoria não parece ser válida no contexto da nossa pesquisa. Nessa Equipe, que é a melhor representante estatística das mais Coesas, foi relatado a alta rotatividade (turnover), horários extremamente flexíveis (que não eram cumpridos) e ausências constantes devido a alguns ainda estarem na faculdade para provas e projetos (absenteísmo). Vejamos abaixo os relatos que remeteram nas nossas conclusões.

Característica encontrada

Possível relação com Construto

Trechos da entrevista Participante

Alta rotatividade ou Turnover

Indicativo de baixa Efetividade↓

Como você avalia a rotatividade na empresa?

“Ah, é enorme!”

P2

“...elas tendem a sair muito, então, tanto é que durante dois anos, quer dizer da equipe todinha eu fui a única que fiquei...”

“...cinquenta, posso dizer sessenta por cento, das pessoas saíram...”

“existir uma realocação pra atender esta solicitação”

Quando existe demanda de alta prioridade realiza-se rotatividade de recursos.

“A rotatividade daqui é muito alta”

P3

“...eu passei por várias equipes dentro desta empresa...”

“...os profissionais daqui não são bem valorizados respondendo o porque da rotatividade ser alta...”

73 Característica encontrada Possível relação com Construto

Trechos da entrevista Participante

“...Comprometedora, assim,

compromete muito o trabalho... volta a estaca zero.”

P4

“...mas que estão sempre saindo, então as equipes estão sempre se

modificando...”

“Foi, mas não na qualidade.”

respondendo se a saída de membros foi reposta

Tabela 30: Equipe mais Coesa e as transcrições sobre a alta rotatividade. Elaboração, fonte própria.

A figura abaixo resume e organiza os relatos, mostrando os motivos que levaram a alta rotatividade na equipe, bem como quais são as consequências dessa rotatividade.

Figura 22: Desenho dos relatos que levaram a definição da alta rotatividade. Elaboração, fonte própria.

74 Observemos que essa figura segue a linha teórica proposta por Cohen (1993) [23] sobre a efetividade. Uma das vertentes da efetividade é a baixa rotatividade. Temos nesse caso uma alta rotatividade e como consequências diversos fatores que se ligam diretamente a falta de efetividade, tais como: prejuízo no atendimento às demandas, regressão técnica e perca de qualidade. Característica encontrada Possível relação com Construto

Trechos da entrevista Participante

Falta de pontualidade Indicativo

de baixa Efetividade↓

“...a gente tem horário flexível, certo? O meu horário é de nove, tem outros que é de oito, tem outros...”

P2