• Nenhum resultado encontrado

NO FINAL DO PROGRAMA ESPERO QUE TENHA CONSEGUIDO…

ACÇÃO XX – AVALIAÇÃO DO PROJECTO BÚSSOLA-PROGRAMA DEVISA ENCERRAMENTO

NOME DO ALUNO Nº TURMA DATA DE HOJE / / GRUPO

II. NO FINAL DO PROGRAMA ESPERO QUE TENHA CONSEGUIDO…

_______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

Anexo 3 – Actividades e outros documentos do Programa DEVISA Anexo vii Listagem de regras a cumprir ao longo do Programa DEVISA

ASSIDUIDADE: a presença nas sessões do Programa é voluntária. Contudo, a inscrição do aluno significa um compromisso e as suas faltas deverão ser justificadas. O Director de Turma (D.T.) estará permanentemente actualizado quanto ao registo da assiduidade dos alunos.

O controlo da assiduidade é feito em folha própria, em cada sessão, através do registo de presença após chamada realizada pelo moderador.

Se o aluno quiser desistir das sessões deve dar conhecimento dos motivos ao moderador. Este, por sua vez, dará conhecimento da decisão do aluno ao D.T. que irá contactar o Encarregado de Educação a fim de ponderar a desistência.

PONTUALIDADE: dada a especificidade concreta deste grupo de trabalho, o atraso do aluno às sessões pode implicar alguma perturbação na dinâmica do próprio grupo, pelo que os alunos devem ser pontuais em todas as sessões.

MATERIAL: todo o material utilizado deve ser respeitado e não-danificado, sendo recolhido no final de cada sessão pelo moderador, que o guardará em local apropriado.

ATITUDES COMPORTAMENTAIS: os alunos devem optar por comportamentos e atitudes não perturbadores do funcionamento do grupo, devem respeitar a confidencialidade da informação partilhada no grupo e participar com empenho e interesse nas actividades propostas. Caso contrário, o moderador reserva-se o direito de propor ao aluno a não continuidade nas sessões seguintes, dando a conhecer a decisão ao D.T. e este ao Encarregado de Educação.

Anexo 3 – Actividades e outros documentos do Programa DEVISA Anexo viii CONTRATO

EU, ________________________________________________ ALUNO(A) DA TURMA ___ DECLARO EU É MEU DESEJO PARTICIPAR NO PROJECTO A BÚSSOLA – PROGRAMA DEVISA, POIS CONSIDERO IMPORTANTE TER UM PAPEL ACTIVO NA CONSTRUÇÃO DO MEU PROJECTO DE VIDA E DESENVOLVER ACTIVIDADES DE INTERVENÇÃO SOCIAL, IGUALMENTE IMPORTANTES NA CONSTRUÇÃO DO MEU PERCURSO DESENVOLVIMENTAL.

PARA TAL, COMPROMETO-ME A PARTICIPAR NAS ACTIVIDADES PROPOSTAS DE FORMA EMPENHADA E ORDENADA, RESPEITANDO AS SEGUINTES REGRAS: _______________________________ ________________________________ _______________________________ ________________________________ _______________________________ ________________________________

EU, ________________________ ELEMENTO MODERADOR DO PROJECTO, COMPROMETO-ME A PLANIFICAR AS SESSÕES DE TRABALHO E RESPECTIVAS ACTIVIDADES DO PROGRAMA, CONTRIBUINDO E PARTICIPANDO NA SENSIBILIZAÇÃO DOS ALUNOS DA IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO PESSOAL E DA TOMADA DE DECISÃO CONSCIENTE E RESPONSÁVEL PARA QUE ESTES POSSAM FORMULAR E DESENVOLVER OS SEUS PROJECTOS DE VIDA.

ESCOLA __________________________, _____ DE _________________ DE 2011

_______________________________ _______________________________

Anexo 3 – Actividades e outros documentos do Programa DEVISA Anexo ix O QUE EU SOU E (NÃO) SE VÊ AO ESPELHO

(Moreira, 2004) Material utilizado

Folhas de papel;

Esferográfica para escrever. Procedimentos

Distribui-se, pelos alunos, uma folha de papel, a qual os próprios dividem em duas colunas: na primeira coluna, registam o que são e se vê no espelho; na segunda coluna, registam o que são mas não se consegue ver no espelho. No final, desdobram a parte lateral e lêem “EU sou tudo isto”.

Em nota conclusiva, os alunos identificam que são tudo quanto escreveram e não só uma das colunas.

O que eu sou e se vê ao espelho

O que eu sou e não se vê ao espelho

EU sou

tu

do

is

Anexo 3 – Actividades e outros documentos do Programa DEVISA Anexo x QUEM SOU EU?

Material utilizado Cartões de papel;

Esferográfica para escrever.

Procedimentos

Cada aluno deve fazer uma adivinha sobre si e registá-la num cartão, sem o identificar. Este deve ser do tipo:

“Sou um rapaz. Vivo numa casa branca e castanha. Gosto de puzzles. Eu desenho e pinto bem. Jogo futebol. Quem sou eu?”.

Em seguida, colocam-se os cartões-adivinha de cada um numa caixa que vai passando de aluno em aluno.

Posteriormente, cada aluno retira um cartão aleatoriamente, lê-o em voz alta e o grupo tenta adivinhar de quem se trata.

Anexo 3 – Actividades e outros documentos do Programa DEVISA Anexo xi QUALIDADES E MANIAS

Material utilizado Folhas de papel;

Esferográfica para escrever.

Procedimentos

Cada aluno escreve duas qualidades e duas “manias” suas num pedaço de papel, sem que os demais vejam.

O moderador recolhe os papéis, mistura e redistribui, de modo que ninguém fique com o seu.

Cada aluno deve, através de mímica, representar tais características para que o grupo as descubra. Em seguida, tenta-se adivinhar qual o autor das mesmas e explicar o porquê de tais escolhas.

Em grande grupo, são tecidos comentários efectuadas observações sobre o impacto da actividade para cada um.

Anexo 3 – Actividades e outros documentos do Programa DEVISA Anexo xii COMO TER UMA IMAGEM POSITIVA

Começa por escrever o teu nome no topo de uma folha e, em seguida, escreve cinco coisas positivas sobre ti (não coisas que os outros pensam de ti, mas que TU pensas em relação a ti próprio). Trata-se de aspectos onde tiveste um bom desempenho, onde és competente, que te define positivamente e dos quais gostas. Estas devem ser características que te façam ter orgulho e sentir feliz contigo próprio.

Tens 10 minutos para efectuares este registo.

Ao fim dos 10 minutos, deves reler o que escreveste durante vários dias, para te recordares de como és especial! De vez em quando lê o que escreveste em voz alta e escuta essas palavras que te encherão de orgulho. És especial!!

Atenção:

1) Evitar usar palavras negativas, como “não” e “nunca”.

Chamo-me_______________________________ ( )1. _________________________________________________________________ ( )2. _________________________________________________________________ ( )3. _________________________________________________________________ ( )4. _________________________________________________________________ ( )5. _________________________________________________________________

Anexo 3 – Actividades e outros documentos do Programa DEVISA Anexo xiii CRÍTICAS CONSTRUTIVAS

Fornece-se, aos alunos, várias criticas que estes, normalmente, sofrem na sua idade em casa, entre amigos, colegas ou na escola (e.g. Um amigo: Tu não deixas os outros falarem!) e pede-se-lhes para responderem perante essa crítica.

Em seguida, pede-se para pensarem como gostariam que quem os criticou lhes tivesse falado/ criticado.

Anexo 3 – Actividades e outros documentos do Programa DEVISA Anexo xiv ÁREAS DE INTERESSES E ACTIVIDADES: VANTAGENS E DESVANTAGENS