• Nenhum resultado encontrado

Normas para a elaboração do Protocolo de Projecto de Incubação 1 Detalhes sobre alguns elementos da estrutura básica

130 16.Estrutura do Protocolo das Monografias

18. Normas para a elaboração do Protocolo de Projecto de Incubação 1 Detalhes sobre alguns elementos da estrutura básica

a) Capa: É apresentada da seguinte forma:

i. no alto da página, logotipo, endereço e contacto do ISPG

ii. no centro da página, o título do trabalho e o grau académico que se pretende obter;

iii. no lado esquerdo inferior da página, o nome completo do autor, tutor e co-tutor (se tiver);

iv. por baixo da página, cidade e o ano civil. b) Página de rosto: É apresentada da seguinte forma:

i. ao centro da página, o título do trabalho; ii. seguidamente o(s) nome(s) do(s) tutor(es).

c) Índice: esquematiza as principais divisões do trabalho em partes, secções, capítulos, e outros, tal como aparece no corpo do trabalho, indicando ainda a página em que cada divisão e/ou capítulos inicia. Índice indica ainda as listas, tabelas e bibliografia e vem logo depois da página de rosto. d) Índice de tabelas, figuras, mapas e outros: caso constem do trabalho, as

tabelas, figuras, mapas e outros, devem ser alistadas, indicando-se a sua localização em termos de paginação e vem logo depois do resumo.

e) Lista de abreviaturas: sempre que se justificar é necessário incluir a lista de abreviaturas referenciadas no trabalho.

f) Sumário executivo: não deve exceder uma página e deve ser escrito em Português e Inglês. O sumário executivo é dactilografado a um espaço e não deve exceder a 400 palavras e não inclui citação.

g) Antecedentes do projecto: o estudante deve apresentar os antecedentes que o levam realizar o projecto num(a) dado(a) área/sector/tema. Espera- se uma explicação detalhada da evolução e possíveis marcos geográficos e históricos que marca(ra)m o ramo de actividades do negócio pretendido. Pode-se recorrer a dados sobre a disponibilidade do produto ou serviços no mercado local, preferências dos consumidores, concorrência, etc. Normalmente constitui-se como o primeiro capítulo do trabalho.

h) Descrição da Empresa ou Empreendimento: apresenta a os dados da empresa ou empreendimento, tendo em conta o nome, endereços e contactos. Inclui-se neste capítulo o(s) nome(s) dos dirigentes e definição do negócio da empresa. A visão, missão e produtos de serviços devem ser aqui descritos. Ao descrever os produtos e serviços deve-se especificar: o produto e serviço, a aplicação ou uso, recursos utilizados, tempo de perecidade ou obsolência, fornecedores de insumos ou matéria prima, tipos, modelos, marcas, espécies, raças, etc. Aqui também deve-se referenciar sobre o sistema de qualidade dos produtos ou serviços (garantias, avaliação e monitoria) e os registos necessários para a legalização da empresa ou

135

empreendimento. Normalmente constitui-se como o segundo capítulo do trabalho.

i) Análise do Mercado: consta uma descrição e análise sobre o mercado do produto ou serviços da empresa, identificação do grupo alvo e consumidores, avaliação de tendência do mercado, concorrência, aliança estratégica (com parceiros e/ou fornecidores), diferencial competitivo (o que de novo a empresa ou empreendimento vai trazer ao mercado) e as metas específicas (crescimento e expansão do negócio no espaço e tempo). Normalmente constitui-se como o terceiro capítulo do trabalho. j) Marketing: enumera detalhadamente a política de preços a ser adoptada

pela empresa, a praça (local de instalação do negócio e venda), estratégias de promoção e venda e o relacionamento com o cliente. Normalmente constitui-se como o quarto capítulo do trabalho.

k) Finanças: apresenta de forma detalhada todos os aspectos relevantes sobre a saúde financeira da empresa ou empreendimento. Deve-se referir ao levantamento das aplicações (activos permanentes), levanatamento das necessidades de invetsimento em capital de giro, investimento total (fontes), custos fixos e variáveis para um dado período, o cálculo de ponto de equilíbrio, fluxo de caixa, índice de lucratividade e o retorno do projecto. Normalmente constitui-se como o quinto capítulo do trabalho.

l) Gestão de Pessoal: epresenta informações sobre os gestores da empresa ou empreendimento, funcionários estratégias de estímulo. Detalha o perfil esperado do(s) dirigente(s), estratégia funcional, recrutamento, selecção, treinamento, cargos e atribuições, remuneração directa e indirecta e benefícios, a higiene, segurança e a qualidade de vida no tyrabalho. Normalmente constitui-se como o sexto capítulo do trabalho.

m) Administração de Sistemas Operacionais: nesta fase do trabalho importa inserir aspectos sobre as estratégias e sistemas a usar na operação da empresa ou empreendimento. Refere-se ao funcionamento, horas de início e fecho de actividades, excepções possíveis para momentos picos e etc. Normalmente constitui-se como o sétimo capítulo do trabalho.

n) Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais: apresenta a forma como os recursos, tanto materiais como patrimoniais, serão administrados. Refere-se a avaliação da necessidade para uso de um sistema de controle e gestão de bens da empresa e pode incluir a aquisição de materiais e equipamentos para a empresa, bem como os seus fornecedores. Normalmente constitui-se como o oitavo capítulo do trabalho.

o) Cronograma de Actividades: nesta fase do trabalho importa inserir a listagem sequencial das actividades a serem realizadas no âmbito do projecto de incubação e as respectivas datas de implementação. Normalmente constitui-se como o nono capítulo do trabalho.

136

p) Plano orçamental: nesta parte do trabalho deverá constar de forma detalhada todos os custos que o projecto terá, bem como a fonte de financiamento para a cobertura dos mesmos. Normalmente constitui-se como o décimo capítulo do trabalho.

q) Lista de Bibliografias: apresenta em ordem alfabética todos autores directa ou indirectamente referenciados ao longo do texto e deve conter os seguintes dados essenciais: Autor; Título do documento; Edição; Local de publicação; Editora; Data e; Número de páginas. Para mais detalhes veja o apêndice 27. Normalmente constitui-se como o décimo primeiro capítulo do trabalho.

r) Apêndices: acrescentam-se quando exigidos pela natureza do trabalho. Os apêndices são geralmente desenvolvimentos autónomos, elaborados pelo próprio autor, para complementar o próprio raciocínio.

s) Anexos: também acrescentam-se quando exigidos pela natureza do trabalho. Os anexos são documentos, nem sempre do próprio autor, que servem de complemento ao trabalho e fundamentam a pesquisa

2. Apresentação gráfica do Protocolo

a) Todos os textos devem ser dactilografados a 1.5 espaços e escritos num só lado de folhas A4. Para isso são usadas as seguintes margens:

1. Margem superior: 2 cm; 2. Margem inferior: 2 cm; 3. Margem esquerda: 3 cm; 4. Margem direita: 2 cm.

b) A numeração começa a partir da página de rosto. O número é colocado no canto inferior direito da página;

c) Os capítulos devem ser iniciados numa nova página, mesmo que sobre espaço suficiente na página que termina o capítulo anterior;

137

19. Normas para a elaboração do Protocolo das Monografias