• Nenhum resultado encontrado

Normas que disciplinam o funcionamento dos estágios do Curso de Farmácia

No documento PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FARMÁCIA (páginas 120-136)

Disciplinas do tipo optativas

Anexo 7 Normas que disciplinam o funcionamento dos estágios do Curso de Farmácia

O estágio curricular supervisionado constitui-se em uma exigência legal, regulamentado pela Resolução nº 2 do CNE/CES, de 19 de janeiro de 2002.

Artigo 1 - O estágio supervisionado do curso de Farmácia compreende atividades de organização, supervisão, orientação e avaliação e visa a oferecer ao estudante a oportunidade de aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos no curso das disciplinas que integram seu currículo escolar, de acordo com as normas estabelecidas nesta resolução.

Parágrafo único - O estágio supervisionado poderá ter os seguintes campos de estágio ou locais congêneres onde existe a atuação de um profissional farmacêutico ou o acompanhamento de docente do curso de Farmácia:

- escolas, - creches, - orfanatos

- instituições de longa permanência para idosos - instituições filantrópicas,

- organizações não governamentais - instituições municipais;

- presídios

- unidades de saúde ou comunidade atendida por estas;

- centros de prestação de serviços de saúde;

- farmácias comunitárias;

- farmácias de manipulação;

- farmácias hospitalares;

- laboratórios de análises clínicas;

- laboratórios de controle de qualidade de medicamentos;

- indústrias de alimentos e medicamentos;

- laboratórios de práticas da saúde do Centro Universitário Franciscano;

- institutos de pesquisa.

Artigo 2 - O estágio supervisionado do curso de Farmácia obedece à carga horária estabelecida no currículo do curso e é desenvolvido em campo de estágio adequado à formação exigida pela disciplina com as seguintes finalidades:

I - promover a vivência prática dos conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas do curso;

II - possibilitar o aprimoramento e a complementação do ensino e da aprendizagem;

III - propiciar integração com a comunidade, possibilitar a busca conjunta de soluções para situações problema vivenciadas;

IV - contribuir para a melhoria das condições de saúde da população consoante o aprimoramento da assistência farmacêutica, por meio do preparo e qualificação do profissional farmacêutico;

V - oferecer oportunidade de retro-alimentação aos docentes com vistas à atualização curricular do curso.

Artigo 3 - Os estágios supervisionados do curso de Farmácia abrangem campos que disponham de farmacêuticos em exercício efetivo e que possibilitem contato com a realidade profissional, além de outras instituições, públicas ou privadas que possibilitem o aprimoramento técnico e profissional ao estagiário.

I - Os campos de estágio deverão ser aprovados pelos professores responsáveis pelo Estágio Supervisionado.

II - Em caso da não existência de um profissional farmacêutico no campo de estágio, o estagiário deve ser supervisionado por um professor farmacêutico do quadro docente da Instituição, exceto nos casos em que os estágios apresentam características interdisciplinares e multiprofissionais.

Artigo 4 - O estágio deverá ser realizado mediante a existência de convênio firmado por meio de instrumento jurídico celebrado entre as instituições concedentes dos estágios e a Instituição, em que estarão acordadas todas as condições necessárias de realização do mesmo.

Parágrafo único – Adicionalmente, deverá ser firmado termo de compromisso entre o Centro Universitário Franciscano, o local de estágio e o estudante.

Artigo 5º - Para o desenvolvimento do estágio supervisionado, deverão ser constituídas turmas, supervisionados por um docente, que receberá uma hora aula, por local de estágio.

Parágrafo único - Integrarão as turmas de estágio supervisionado dos estudantes regularmente matriculados na disciplina, segundo a matriz curricular do curso, e as normas de matrícula em vigor na instituição.

Artigo 6º - Os estágios supervisionados do curso de Farmácia perfazem uma carga horária total de 952 horas, distribuídas da seguinte forma:

Disciplinas Carga Horária Semestre

Estágio em promoção da saúde I 68 7º

Estágio em promoção da saúde II 68 8º

Estágio em práticas farmacêuticas – assistência farmacêutica 102 9º

Estágio em práticas farmacêuticas – análises clínicas 102 9º

Estágio em práticas farmacêuticas – alimentos 102 9º

Estágio em práticas farmacêuticas – medicamentos 102 9º

Estágio final 408 10º

Quadro 18 - Distribuição dos estágios por semestre e carga horária

Artigo 7 - De acordo com os objetivos e as necessidades do ensino, o estágio supervisionado poderá ser desenvolvido em horários, períodos e cronogramas especiais, respeitadas as normas vigentes no Centro Universitário Franciscano.

Artigo 8 - O número de estagiários destinados para cada local varia de acordo com as condições e vagas disponibilizadas pelo local de estágio.

Artigo 9 - A supervisão do estágio supervisionado do curso de Farmácia deverá ser exercida pelos professores lotados no curso, responsáveis pelas disciplinas do estágio supervisionado.

Artigo 10 - Caberá ao coordenador do curso de Farmácia e coordenadores de estágio:

I - coordenar e supervisionar todas as atividades inerentes às disciplinas de estágio;

II - providenciar o cadastramento da instituição concedente de estágio, mantendo contato constante com a mesma;

III - esclarecer aos estagiários os objetivos dos estágios, os programas, sua dinâmica, formas de avaliações e cronograma de desenvolvimento e superivisor indireto responsável, quando for o caso;

IV - realizar efetiva orientação técnico-profissional a todos os estagiários, individualmente ou em grupo, acompanhá-los nos respectivos campos de estágio e participar das atividades a serem desenvolvidas conforme o plano de estágio previamente estabelecido;

V - proceder à avaliação contínua das atividades, junto aos estagiários, bem como no campo de estágio;

VI - proceder à avaliação contínua dos estagiários, apontar a eles suas fragilidades e propor formas de correção das mesmas;

VII - indicar fontes de pesquisa e consultas necessárias à solução das dificuldades encontradas;

VIII - controlar a frequência dos estudantes no campo de estágio.

Artigo 11 - É de competência do estagiário matriculado na disciplina de estágio supervisionado:

I - cumprir e fazer cumprir as disposições contidas nesta resolução;

II - cumprir as disposições do termo de compromisso firmado com a instituição concedente do estágio;

III - manter comportamento compatível com a profissão farmacêutica, guiar-se pelos princípios da ética profissional;

IV - participar de todas as atividades propostas pelo professor supervisor e das outras atividades correlatas que venham a enriquecer o estágio, além de submeter-se às normas de avaliação determinadas pela disciplina de estágio supervisionado;

V - sujeitar-se aos locais de estágio previamente determinados pelos professores supervisores;

VI - respeitar e fazer cumprir aos horários de estágio estabelecidos pela coordenação do curso;

VII - apresentar sugestões que possam contribuir para a superação das situações-problema e para a melhoria da qualidade de estágio supervisionado;

VIII - comunicar formalmente e com antecedência, sua ausência nas atividades previstas;

IX - zelar pela continuidade do convênio de estágio com a instituição na qual estagia, adaptar-se ao seu esquema de trabalho, respeitar sua hierarquia funcional e as exigências do local de atuação;

X - apresentar-se ao local de estágio com uniforme branco e com devido crachá, carteira do seguro, vedar o uso de mochilas, bolsas e pastas escolares;

XI - responsabilizar-se pelo ressarcimento financeiro de materiais ou utensílios danificados, bem como produtos extraviados durante a execução do estágio, depois de apurados os fatos.

Artigo 12 - É atribuição da instituição concedente do estágio:

I - oferecer condições suficientes para o bom desenvolvimento das atividades inerentes ao estágio;

II - notificar imediatamente o professor coordenador sobre qualquer problema ocorrido durante o período de estágio;

III - contribuir para a avaliação do desempenho do estagiário, de acordo com o formulário fornecido pelo professor coordenador;

IV - acompanhar e vistoriar rigorosamente as atividades de atendimento e dispensação realizadas pelos estagiários.

Artigo 13 - A avaliação obedecerá aos critérios estabelecidos pela disciplina de estágio supervisionado, previamente, aprovados pela coordenação do curso de Farmácia e Colegiado do Curso.

Parágrafo único - O professor coordenador poderá estabelecer outros critérios, desde que previamente registrados e esclarecidos aos estudantes e aprovados pelos órgãos competentes.

Artigo 14 - Poderão fazer parte da avaliação as observações feitas pelo responsável técnico do campo de estágio e por todos os docentes das disciplinas de estágio supervisionado.

Artigo 15 - Para a aprovação, o estudante deverá ter aproveitamento de acordo com as normas regentes na instituição.

Artigo 16 - Os casos omissos serão resolvidos de acordo com o disposto no regimento geral.

Artigo 17 - Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Sistematização do estágio em Promoção da Saúde I

O Estágio em Promoção da saúde I é uma das disciplinas do sétimo semestre do curso de Farmácia. Será desenvolvido como atividade prática, em diversos equipamentos sociais do município de Santa Maria, podendo ser elencadas escolas, creches, orfanatos, instituições de longa permanência para idosos, instituições filantrópicas, organizações não governamentais, presídios e outras de acordo com a demanda e interesse do estudante. Esse estágio representa o primerio estágio curricular do curso de Farmácia e fundamenta-se dentro da política nacional de promoção da saúde e política de educação permanente em saúde e suas áreas estratégicas com o embasamento teórico adquirido nas disciplinas curriculares anteriormente e concomitantemente cursadas.

Objetivo geral

Proporcionar atividades que iniciem o estudante no conhecimento teórico e ações práticas de promoção da saúde.

Objetivos específicos

- identificar e analisar os temas emrgentes de saúde no cenário de práticas do estágio

- estabelecer a metodologia de desenvolvimento das atividades do estágio a partir do conhecimento da dinâmica do serviço no local de realização do estágio;

- propiciar atividade integradora entre os conhecimentos teórico-práticos, relacionados Promoção da saúde e educação permanente em saúde;

- estabelecer, com outros profissionais da área de saúde, humanas, sociais e/ou educação, estratégias educativas com objetivo de buscar a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes das atividades propostas no estágio.

Campos de atuação

Os estudantes poderão atuar, de acordo com seu interesse, em escolas, creches, orfanatos, instituições de longa permanência para idosos, instituições filantrópicas, organizações não governamentais, presídios e outras.

Para a viabilização e oficialização do estágio serão necessárias as seguintes condições:

- presença de professor do Centro Universitário Franciscano, pertencente ao corpo docente do curso de Farmácia;

- oferecimento de condições indispensáveis ao estagiário na produção e aprofundamento de conhecimentos em situações de trabalho inerentes ao processo de Promoção da saúde e educação permanente em saúde.

Duração O estágio tem duração de 68h.

Atribuições do coordenador de estágios

- ser responsável pelos encaminhamentos formais ao início e término dos estágios (contatar locais de estágio, controlar documentação correspondente e outros);

- convocar reuniões com os supervisores de estágios, para orientação dos mesmos;

- manter-se informado quanto ao andamento dos estágios;

- colocar o estudante a par dos objetivos do estágio, bem como das competências do coordenador, supervisor e estudante.

Atribuições do professor supervisor

- subsidiar teoricamente o estagiário para que possa ingressar em campo de estágio;

- acompanhar o estagiário encaminhado oficialmente pelo curso de farmácia;

- seguir orientações no que se refere às normas legais de funcionamento do estágio;

- providenciar recursos materiais e condições técnicas, físicas e éticas para garantir o efetivo desenvolvimento do estágio;

- participar da orientação, planejamento e monitoria das atividades do estagiário;

- orientar os estagiários e acompanhá-los na realização dos estágios nos diversos campos;

- avaliar o estagiário continuamente no desenvolvimento das atividades, informá-lo e proporcionar-lhe retro-alimentações e reforços contínuos;

- preencher o instrumento de avaliação;

- atender às necessidades do estagiário sempre que for indispensável;

- informar ao estagiário qualquer alteração que possa interferir na realização do estágio;

- encaminhar ao coordenador do curso de farmácia parecer sobre situações atípicas na dinâmica do estágio.

Atribuições do estagiário

- cumprir, rigorosamente, a carga horária, com assíduidade e pontualidade na programação estabelecida e comunicar, em tempo hábil, as eventuais alterações na rotina do estágio;

- observar os regulamentos, normas e exigências do campo de estágio, bem como se responsabilizar pela conservação dos materiais, documentos, equipamentos e instalações;

- comunicar, previamente, ao supervisor a necessidade de abandono do estágio;

- desenvolver projetos voltados a grupos específicos ou à clientela em geral;

- manter registro diário das atividades desenvolvidas no estágio para elaboração do relatório;

- utilizar, dentro dos locais de estágio, vestimentas adequadas bem como observar normas de segurança;

- apresentar os relatórios, por escrito, nas datas agendadas, pelo docente supervisor;

- apresentar oralmente ao final do estágio as atividades realizadas ao longo do semestre.

Sistema de avaliação

No final de cada turno de estágio, estudantes e professor supervisor farão avaliações das tarefas efetuadas no dia e traçarão metas para o próximo encontro.

O estudante será avaliado por meio da análise de relatórios escritos, apresentação oral das atividades para os demais colegas e supervisores, mediante observações de seu desempenho no local de estágio, conforme formulário de avaliação. O formulário será composto por cinco partes as quais terão o mesmo valor. A nota referente à avaliação por este formulário será a média das cinco partes.

No relatório escrito deverão constar todas as atividades exercidas, com os resultados obtidos no decorrer do estágio, tais como: palestras ministradas, orientações quanto ao uso de medicamentos, etc.

Itens que compõem a avaliação e seus respectivos pesos Primeira avaliação parcial

1. Avaliação do supervisor conforme formulário de avaliação 2. Relatório escrito

Segunda avaliação parcial

1. Avaliação do supervisor conforme formulário de avaliação 2. Relatório escrito

3. Apresentação oral

Sistematização do estágio em Promoção da Saúde II

O Estágio em Promoção da saúde II é uma das disciplinas do oitavo semestre do curso de Farmácia. Será desenvolvido como atividade prática, preferencialmente em unidades de saúde da região Oeste do município de Santa Maria e em comunidades por estas assistidas, com embasamento teórico adquirido nas disciplinas curriculares anteriormente e concomitantemente cursadas.

Objetivo geral

Proporcionar atividades teórico-práticas que permitam conhecer a estrutura e o funcionamento de uma unidade de saúde, compreender o modo de vida da comunidade a fim de desenvolver práticas de intervenção, prevenção de doenças, promoção e reabilitação da saúde das pessoas na comunidade.

Objetivos específicos

- identificar e analisar as formas de organização da comunidade (unidade de saúde, igreja, sindicatos, grupos, etc.);

- estabelecer relações das características do ambiente em que vivem as pessoas com os dados epidemiológicos que caracterizam suas respectivas comunidades;

- propiciar atividade integradora entre os conhecimentos teórico-práticos, relacionados à Farmácia, ao desenvolvimento humano e sua aplicação a situações reais, encontradas no ambiente de estágio;

- estabelecer, com outros profissionais da área de saúde, estratégias educativas com objetivo de buscar a melhoria da qualidade de vida da comunidade;

- promover assistência farmacêutica na comunidade por meio da dispensação orientada e do acompanhamento em visitas domiciliares.

Campos de atuação

Os estudantes poderão atuar em instituições estatais, com as quais será estabelecido previamente convênio ou acordo de cooperação.

Para a viabilização e oficialização do estágio serão necessárias as seguintes condições:

- presença de professor do Centro Universitário Franciscano, pertencente ao corpo docente do curso de Farmácia;

- oferecimento de condições indispensáveis ao estagiário na produção e aprofundamento de conhecimentos em situações de trabalho inerentes à profissão.

Duração O estágio tem duração de 68h.

Atribuições do coordenador de estágios

- ser responsável pelos encaminhamentos formais ao início e término dos estágios (contatar locais de estagio, controlar documentação correspondente e outros);

- convocar reuniões com os supervisores de estágios, para orientação dos mesmos;

- manter-se informado quanto ao andamento dos estágios;

- colocar o estudante a par dos objetivos do estágio, bem como das competências do coordenador, supervisor e estudante.

Atribuições do professor supervisor

- subsidiar teoricamente o estagiário para que possa ingressar em campo de estágio;

- acompanhar o estagiário encaminhado oficialmente pelo curso de farmácia;

- seguir orientações no que se refere às normas legais de funcionamento do estágio;

- providenciar recursos materiais e condições técnicas, físicas e éticas para garantir o efetivo desenvolvimento do estágio;

- participar da orientação, planejamento e monitoria das atividades do estagiário;

- orientar os estagiários e acompanhá-los na realização dos estágios nos diversos campos;

- avaliar o estagiário continuamente no desenvolvimento das atividades, informá-lo e proporcionar-lhe retro-alimentações e reforços contínuos;

- preencher o instrumento de avaliação;

- atender às necessidades do estagiário sempre que for indispensável;

- informar ao estagiário qualquer alteração que possa interferir na realização do estágio;

- encaminhar ao coordenador do curso de farmácia parecer sobre situações atípicas na dinâmica do estágio.

Atribuições do estagiário

- cumprir, rigorosamente, a carga horária, com assíduidade e pontualidade na programação estabelecida e comunicar, em tempo hábil, as eventuais alterações na rotina do estágio;

- observar os regulamentos, normas e exigências do campo de estágio, bem como se responsabilizar pela conservação dos materiais, documentos, equipamentos e instalações;

- comunicar, previamente, ao supervisor a necessidade de abandono do estágio;

- desenvolver projetos voltados a grupos específicos ou à clientela em geral;

- manter registro diário das atividades desenvolvidas no estágio para elaboração do relatório;

- utilizar, dentro dos locais de estágio, vestimentas adequadas bem como observar normas de segurança;

- apresentar os relatórios, por escrito, nas datas agendadas, pelo docente supervisor;

- apresentar oralmente ao final do estágio as atividades realizadas ao longo do semestre.

Sistema de avaliação

No final de cada turno de estágio, estudantes e professor supervisor farão avaliações das tarefas efetuadas no dia e traçarão metas para o próximo encontro.

O estudante será avaliado por meio da análise de relatórios escritos, apresentação oral das atividades para os demais colegas e supervisores, mediante observações de seu desempenho no local de estágio, conforme formulário de avaliação. O formulário será composto por cinco partes as quais terão o mesmo valor. A nota referente à avaliação por este formulário será a média das cinco partes. No relatório escrito, deverão constar todas as atividades exercidas, com os resultados obtidos no decorrer do estágio, tais como: palestras ministradas, orientações quanto ao uso de medicamentos, etc.

Itens que compõem a avaliação e seus respectivos pesos Primeira avaliação parcial

1. Avaliação do supervisor conforme formulário de avaliação:

2. Relatório escrito:

Segunda avaliação parcial

1. Avaliação do supervisor conforme formulário de avaliação:

2. Relatório escrito:

3. Apresentação oral:

Sistematização do estágio em Práticas Farmacêuticas: Assistência e Atenção Farmacêutica

O Estágio em Práticas Farmacêuticas em Assistência e Atenção farmacêutica é componente curricular do nono semestre do curso. Este documento estabelece os mecanismos de acompanhamento e avaliação dos estudantes durante o período de realização do estágio.

Objetivo geral

Proporcionar ao estudante a realização de atividades na área de assistência e atenção farmacêutica e vigilância sanitária. Visa à integração dos conteúdos teóricos e práticos de sua formação profissional.

Objetivos específicos

- reconhecer, em todos os níveis, as responsabilidades e atribuições inerentes ao profissional farmacêutico no que tange a atenção à saúde;

- promover a integração teórico-prática dos conhecimentos científicos e sociais, bem como das técnicas desenvolvidas nas disciplinas afins do curso e das habilidades pertinentes ao profissional farmacêutico;

No documento PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FARMÁCIA (páginas 120-136)