• Nenhum resultado encontrado

MARIA DE FÁTIMA DA GRAÇA CARVALHO

Magistrada do Ministério Público, desde 1979, tendo exercido funções em diversos tribunais. Assessora do alto -comissário contra a corrupção, em comissão de serviço, entre 1989 e 1992. Subinspetora -geral da IGAI, em comissão de serviço, entre 1996 e 2002.

Vogal do Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República, desde 2003.

Representante do Estado português no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem e no Comité Diretor dos Direitos do Homem do Conselho da Europa, desde 23 de fevereiro de 2010.

GUILHERME DE OLIVEIRA

Licenciado, em 1972, pós -graduado, em 1978, doutorado em Direito Civil, em 1984, e agregado em Ciências Jurídicas, em 1996. Foi assistente, desde 1973, professor auxiliar, desde 1984, professor associado, desde 1988, professor catedrático, desde 1996, sempre na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Tem regido várias disciplinas no âmbito do Direito Civil, sobretudo Direito da Família e Direito das Sucessões, tanto na licenciatura em Direito como no curso de mestrado em Ciências Jurídico -civilísticas.

É co rregente da disciplina de Ética, Deontologia e Direito Médico, da licenciatura em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

É membro fundador e diretor científico do Centro de Direito Biomédico e do Centro de Direito da Família, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, cabendo -lhe, nessa qualidade, dirigir os cursos de pós -graduação em Direito da Medicina e em Proteção de Menores.

Tem publicados diversos trabalhos e proferido conferências, no âmbito do Direito da Família, Direito das Sucessões e Direito Biomédico.

HÉLDER JOÃO MARTINS NOGUEIRA ROQUE

Foi Subdelegado do Procurador da República, a partir de fevereiro de 1975.

Foi juiz -estagiário, em outubro de 1980, com exercício da Judicatura, em 1.ª instância, até 1997. Foi juiz desembargador no Tribunal da Relação de Coimbra, onde se manteve, até 2008. Vogal eleito do Conselho Superior da Magistratura.

Diretor de estágios do Centro de Estudos Judiciários e membro dos júris das provas orais de acesso ao CEJ. Membro do Conselho Geral da Associação dos Juízes Portugueses.

Docente do Curso de Pós -graduação em Proteção de Menores, organizado pelo Centro de Direito de Família da Faculdade de Direito de Coimbra.

JOÃO LUÍS MARQUES BERNARDO

Nasceu em 1951, em Pinhel, e é licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi delegado do procurador da República na ilha Graciosa, em Moura, no Seixal e em Lisboa.

Foi juiz em Idanha -a -Nova e Penamacor, Vila Real de Santo António, Celorico de Basto e Mondim de Basto, Barcelos e Braga. Foi juiz -desembargador no Tribunal da Relação do Porto.

É juiz -conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, desde 14 de setembro de 2005.

JOÃO MENDONÇA PIRES DA ROSA

 

Nasceu em 1946, em Fermentelos (Águeda) e é licenciado em Direito.

Foi delegado do procurador da República em Amarante, Benavente, Estarreja, Porto (Tribunal de Menores) e Figueira da Foz. Foi juiz -estagiário na comarca do Porto e juiz de direito nas comarcas de Coruche, Setúbal, Águeda, Aveiro e Porto (8.º Juízo Cível). Foi juiz -desembargador nos Tribunais da Relação do Porto e de Coimbra.

É juiz -conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, desde 8 de maio de 2003.

JOSÉ ADRIANO MACHADO SOUTO DE MOURA

Nasceu no Porto, em 1950, e é licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi delegado do procurador da República em Ponte da Barca, Vila do Conde, Ponta Delgada e Porto. Foi procurador da República em Setúbal.

Docente do Centro de Estudos Judiciários, entre 1986 e 1991. Diretor de estágios do Ministério Público, até 1993.

Foi vogal do Conselho Consultivo da Procuradoria -Geral da República, entre 1993 e 2000. Foi membro do Núcleo de Estudos Ambientais do Ministério da Justiça.

Perito designado pelo Governo português para vários grupos de trabalho do Conselho da Europa nas áreas penal e processual penal.

Chefe de Delegação no Comité Diretor dos Problemas Criminais do Conselho da Europa (1992/2000), em representação do Governo português.

Presidente do grupo permanente Direito Penal Material, do Conselho da União Europeia, durante a presidência portuguesa, no primeiro semestre de 2000.

Procurador -geral da República, entre 2000 e 2006.

Procurador -geral-adjunto coordenador no Supremo Tribunal de Justiça, em 2006. É juiz -conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, desde 26 de outubro de 2006.

MARIA DO ROSÁRIO PALMA RAMALHO

Licenciada em Direito (1984), pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa).

Mestre em Ciências Jurídicas (Direito do Trabalho), em 1992, pela Faculdade de Direito de Lisboa. Doutorada em Ciências Jurídicas (Direito do Trabalho), em 2001, na Faculdade de Direito de Lisboa. Agregação em Ciências Jurídicas (Direito do Trabalho), em 2009, pela Faculdade de Direito de Lisboa.

Tem regido várias disciplinas no âmbito do Direito do Trabalho, tanto na licenciatura em Direito, como no mestrado e no doutoramento.

Membro do Instituto de Direito Privado e vice -presidente do Instituto de Direito do Trabalho.

Jurisconsulto convidado da Organização Internacional do Trabalho e da Comissão Europeia, para coordenar ou participar em diversos projetos de dimensão internacional/comunitária, nas áreas do Direito do Trabalho, do Direito Social da União Europeia e do Direito da Igualdade.

Tem publicadas obras de referência e proferido diversas conferências no âmbito do Direito do Trabalho.

PAULO JORGE VIEIRA MORGADO DE CARVALHO

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Pós -graduado em Estudos Europeus pela Faculdade de Direito de Lisboa.

Magistrado do Ministério Público, desde 1986, tendo exercido funções nas comarcas de Odemira, Seixal, Setúbal, Tribunal do Trabalho de Almada e Tribunal de Execução das Penas de Lisboa.

Magistrado do Ministério Público, coordenador da comarca de Santarém, desde abril de 201 .4

Inspetor -geral do Trabalho, da Inspeção -Geral do Trabalho, de agosto de 2004 a 2007 e da Autoridade para as Condições do Trabalho, de 2007 a maio de 2010.

Colabora regularmente com Universidades portuguesas, enquanto conferencista e formador. Tem publicados diversos artigos e proferido conferências, no âmbito do Direito do Trabalho. Tem integrado grupos de trabalho para revisão de legislação de âmbito laboral.

FICHA TÉCNICA

Título:

Estado de Direito e direitos fundamentais: A concretização dos direitos fundamentais pelos Tribunais. Conferência: Assembleia da República, 8 e 9 de julho de 2013 (PDF)

Iniciativa: Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias | Centro de Estudos Judiciários Fotografia: Luís Saraiva

Edição: Assembleia da República. Divisão de Edições Revisão e coordenação editorial: Maria da Luz Dias

Paginação: Ana Rita Charola a partir do design gráfico original de Linha de Letras ISBN: 978 -972 -556 -640 -4

Lisboa, julho de 2015

© Assembleia da República.