• Nenhum resultado encontrado

4. ANÁLISES E DISCUSSÕES DOS RESULTADOS

4.7. Notas de campo

As investigações iniciais deram-se no ano de 2018, especificamente nos meses de junho e julho, considerando o período festivo em honra ao Divino Pai Eterno na cidade de Trindade- GO. Neste primeiro momento, o espaço analisado compreendeu o trajeto utilizado para a peregrinação dos fiéis localizado na GO-O60, trecho que liga as cidades de Goiânia a Trindade, e posteriormente, sendo analisada a dinâmica da cidade no período festivo, com ênfase nos espaços próximos à Basílica do Divino Pai Eterno.

Por sua vez, apesar das primeiras considerações terem sido feitas no ano de 2018, a elaboração das Notas de campo iniciou-se no mês de abril de 2019, tendo por finalidade analisar criticamente a cidade de Trindade em um período não correspondente à festa. Posteriormente, as considerações apontadas ocorreram no período de Junho e Julho do ano de 2019, justamente na semana de realização da Festa em honra ao Divino Pai Eterno.

4.7.1. Período analisado: Abril de 2019 (antecedente à semana de realização da festa)

As considerações acerca do espaço analisado deram-se no entorno da Basílica do Divino Pai Eterno, com destaque para a investigação dos comércios existentes. Também foram

verificados alguns dos pontos turísticos da cidade de Trindade, como o Portal de Trindade, o Santuário Matriz do Divino Pai Eterno, a Igreja do Santíssimo Redentor e o trajeto de realização da peregrinação localizado na GO-060.

Dessa forma, ao analisar a cidade de Trindade e os comércios existentes próximos à Basílica foi possível verificar um mercado mais inerte. Em dias úteis, ruas e avenidas localizadas próximas à Basílica geralmente apresentam baixa circulação de pessoas e veículos, principalmente ao que tange ao mercado consumidor, sendo a movimentação mais significativa apenas em horários de almoço e ao final da tarde. Porém, ao considerar alguns dias específicos da semana (de quinta-feira a domingo), verifica-se que a cidade passa a apresentar maior número e circulação de pessoas e veículos, principalmente na Basílica e nos comércios próximos à igreja. Por sua vez, esse aumento de pessoas reflete o turismo religioso de Trindade, já que grande parte dos comerciantes entrevistados destacaram a melhora das vendas, principalmente de artigos religiosos, nos dias correspondentes aos finais de semana.

São vários ônibus de turismo que chegam na cidade de Trindade nos dias anteriormente destacados, e os lugares mais visitados, além da Basílica, são o Santuário Matriz do Divino Pai Eterno e a Igreja do Santíssimo Redentor. Por sua vez, estes locais anteriormente citados correspondem aos espaços em que a presença de pedintes é muito pouca, cenário díspar com o período festivo, já que a quantidade de pedintes encontrados debaixo das escadas da Basílica, próximos aos comércios e no Santuário Matriz do Divino Pai Eterno, são exorbitantes.

Em adição, o comércio praticado em período não festivo não contempla a montagem de barraquinhas em calçadas e ruas e avenidas, diferentemente da dinâmica espacial encontrada em período de festa, já que muitos comerciantes da cidade de Trindade e de outras localidades, instalam comércios temporários durante a semana de realização da festa, impactando mudanças consideráveis no espaço e na concorrência de mercado.

Sobre a segurança pública de Trindade, no período analisado foi possível verificar a existência de policiamento nos espaços próximos à Basílica. Porém, o policiamento ostensivo não foi verificado de forma assídua, sendo observada pouca circulação de viaturas policias e nenhum policiamento ostensivo a pé verificado.

No tocante à peregrinação, no período analisado em abril de 2018 foram vistos apenas dois indivíduos realizando a romaria no trecho que ligam as cidades de Goiânia a Trindade (GO- 060), o que difere de forma crucial da quantidade de pessoas que realizam a peregrinação em período festivo em honra ao Divino Pai Eterno (meses de junho e julho).

4.7.2. Período analisado: Junho e Julho de 2019 (referente à semana de realização da Festa em honra ao Divino Pai Eterno)

As primeiras considerações apontadas no período festivo do ano de 2019 referem-se à aglomeração de pessoas na cidade de Trindade em virtude do evento religioso em análise. Nesse aspecto, ruas, avenidas e o comércio da cidade apresentam um cenário diferente do que foi observado em período não festivo. Tal observação caracteriza-se pela cidade comportar um significativo número de pessoas, alta circulação de veículos e presença de diversos comércios temporários durante a semana da festa. Em adição, as diferenças analisadas também estendem- se ao percurso principal da romaria (Rodovia GO-060), onde é possível perceber quantidade considerável de pessoas realizando a peregrinação.

Na cidade de Trindade os elementos que traduzem a religiosidade católica e, em especial, à devoção do Divino Pai Eterno, são evidentes nas ruas e nos objetos utilizados pelas pessoas como terços, anéis, chaveiros e roupas com estampas religiosas. A todo momento é possível deparar-se com a referência à imagem do Divino Pai Eterno, seja no comércio e até mesmo nas próprias casas dos moradores de Trindade.

Outro aspecto também observado nesse contexto festivo, corresponde aos comércios fixos e temporários, os quais constituem-se, em sua maioria, na venda de artigos religiosos. Os comércios temporários (barraquinhas) são montadas nas calçadas e ruas de Trindade e, nesse aspecto, foi possível verificar a existência de alta concorrência entre os comerciantes fixos e temporários. Por sua vez, os elementos que descrevem tal afirmação, baseiam-se nos comportamentos dos diversos comerciantes analisados, os quais utilizavam-se de “gritos” e abordagens de forma insistente objetivando êxito na venda dos produtos.

Ainda nesse contexto de mercado, é possível verificar o consumo demasiado de visitantes por produtos diversos, já que ruas e avenidas são tomadas por pessoas que levam consigo várias sacolas de roupas, artigos domésticos, eletrônicos, dentre outros. Mesmo sendo uma festa de natureza religiosa, diversos espaços encontrados na cidade quase sempre são caracterizados por música alta, shows ao vivo e intensa comercialização de bebidas alcóolicas. É comum observar casas alugadas por famílias que vão à Trindade participar da festa religiosa, mas que também utilizam da estadia para realizarem festividades próprias, distanciando-se da manifestação religiosa.

Quanto à atuação do poder público, no tocante à segurança foi observada intensa presença de policiais e bombeiros, principalmente na entrada do Portal de Trindade até a chegada na Basílica. A todo momento viaturas circulam as ruas e policiais realizam o trabalho de monitoramento ostensivo, utilizando carros ou até mesmo a pé. Em relação à higiene ambiental da cidade, foi observado um grande volume de lixo encontrado em ruas e avenidas

da cidade. Ao circular por Trindade no período da manhã, especificamente entre os horários das 05:00 às 08:00 horas, a sujeira na cidade torna-se mais evidente, considerando que neste horário muitos comerciantes estão fazendo a limpeza e juntando o lixo proveniente do dia anterior, e as ruas remetendo à uma desorganização do ambiente e sujidade dos espaços, seja pelos comerciantes e até mesmo pelos próprios visitantes.

Além dos pontos já mencionados, importante destacar a significativa presença de pedintes e pessoas com deficiência das mais diversas particularidades. Por sua vez, os pedintes são insistentes e, em muitos casos, acabam tendo atitudes invasivas ao pedirem ajuda financeira às pessoas que passam nas calçadas onde eles estão alocados. Algo de destaque nessa conjuntura, é a ampla presença de crianças pedindo por dinheiro e alimentos, as quais, sem sua maioria, ficam responsáveis em pedir ajuda às enquanto que os pais permanecem em silêncio.

As considerações acerca do trajeto da peregrinação foram obtidas a partir de observações realizadas nos locais de maior concentração de pessoas, sendo estes o local de início da romaria em Goiânia, localizado na GO-060, nas paradas onde estão representadas as estações da via-sacra, e na chegada da cidade de Trindade, especificamente no Portal de Trindade. Por sua vez, no decorrer da romaria a primeira observação corresponde à participação de indivíduos de todas as idades, bem como o significativo número de pessoas participando da peregrinação. No espaço onde os peregrinos reúnem-se para iniciar a caminhada, já é possível observar elementos que correspondem à religiosidade, como as orações que são realizadas pelos romeiros. Durante o trajeto alguns peregrinos conduzem objetos de representação, como cruz de madeira e imagens em gesso representando o Divino Pai Eterno.

Por sua vez, a presença de pedintes e pessoas de outras denominações religiosas também é evidente no trajeto da romaria. Quanto aos pedintes, a maioria geralmente concentram-se nos pontos de parada dos romeiros e na chegada ao portal da cidade de Trindade. Já as pessoas de outras denominações religiosas, estas ficam no decorrer do trajeto entregando folhetos e convidando os romeiros a conhecerem a igreja da qual fazem parte.

A atuação do poder público durante o trajeto é caracterizada pela presença de viaturas policiais acompanhando a caminhada dos romeiros, e a instalação de banheiros públicos nos pontos de parada - estações da Via-Sacra. Além disso, outro elemento observado foram as barracas montadas ao longo do trajeto, especificamente nos pontos de parada dos romeiros com a presença de enfermeiras e socorristas prestando serviços médicos.

Durante toda a peregrinação os romeiros deparam-se com a oferta de diversos produtos. Até mesmo nas próprias paradas da Via-Sacra é possível encontrar a comercialização de produtos variados, de natureza religiosa ou não, o que possibilita reflexões acerca de um espaço que, ao mesmo tempo em que caracteriza-se pela presença de elementos que remetem à religiosidade, também contempla elementos que podem ser caracterizados de natureza profana.

De forma geral, a Festa do Divino Pai Eterno em Trindade é um evento religioso que impacta diretamente a vida dos moradores e visitantes, seja em aspectos políticos (policiamento, segurança, higiene da cidade), econômico (modificações no comércio e na forma da oferta dos produtos), e sociais (número expressivo de pedintes).