• Nenhum resultado encontrado

O objetivo geral deste trabalho consistiu em analisar como se configura a territorialidade no contexto da Festa do Divino Pai Eterno em Trindade-GO, a partir das relações estabelecidas entre comerciantes, moradores, poder público e peregrinos. Por sua vez, para atender ao objetivo geral do estudo, os objetivos específicos compreenderam: a) caracterizar a Festa do Divino Pai Eterno na cidade de Trindade; b) analisar a dimensão religiosa no tocante aos espaços da festa considerados sagrados e profanos na perspectiva dos diversos atores investigados (comerciantes, moradores, poder público e peregrinos); c) investigar os impactos econômicos, políticos e sociais da festa na perspectiva dos indivíduos analisados; e d) caracterizar as peculiaridades que revelam a existência de territórios no contexto festivo de análise, a partir de elementos como domínio, disputas e controle dos espaços.

Por sua vez, este trabalho caracteriza-se por ser uma pesquisa de natureza qualitativa, a qual tem por interesse a análise e a interpretação de elementos profundos que não estão claramente explícitos, mas que influenciam de forma significativa o comportamento humano (MARCONI; LAKATOS, 2011). Estudos qualitativos permitem ao pesquisador maior conhecimento do problema analisado, a partir das falas, gestos e atitudes, aspectos e comportamentos do público investigado, acarretando uma compreensão mais íntima e expressiva auxiliando na construção da análise. Ainda nessa perspectiva, ressalta-se que as ações acontecem de maneira espontânea, o que o torna rico na aquisição de dados descritivos,

visto que a realidade é trabalhada de forma mais ampla e reveladora (GODOI; MELO; SILVA, 2010; MARCONI; LAKATOS, 2011).

Duarte (2002), salienta que as pesquisas qualitativas geralmente são caracterizadas pela realização de entrevistas, as quais devem ser aplicadas a partir da definição de critérios para seleção adequada dos sujeitos a serem analisados. Por sua vez, será a partir de uma seleção baseada em critérios de escolha, contemplando sujeitos que consigam expor com qualidade de informações pertinentes as interfaces do problema investigado, que possibilitará ao pesquisador uma construção analítica mais ampla, levando à compreensão do problema investigado.

Em adição, Alves-Mazzotti e Gewandsznajder (2002) e Pessôa (2012) destacam que os resultados oriundos da investigação qualitativa estão baseados nas crenças, percepções, sentimentos e valores dos sujeitos e, portanto, há um sentido na maneira como eles se comportam, uma significância que passa a ser revelada ao passo que as ações e fenômenos do ser são analisadas mais profundamente, já que não são conhecidas de forma imediata.

No tocante à geografia, Lima e Moreira (2015) versam sobre a importância do desenvolvimento de pesquisas qualitativas no campo geográfico, evidenciando que estudos dessa natureza estão fundamentados na ideia de que as sociedades humanas encontram-se inseridas em certos espaços com formação social peculiar, e nesse sentido, os diversos atores presentes no espaço (indivíduos, grupos e classes) conferem significância ao que os cerca, às ações praticadas e à história de vida dos mesmos. Nesse aspecto, pesquisas de natureza qualitativa compreendem a existência de “uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito. O objeto é sob essa perspectiva, essencialmente, qualitativo.” (LIMA; MOREIRA, 2015, p. 28).

Assim posto, para atender aos objetivos apresentados nesta pesquisa, foram utilizados como instrumentos para coleta dos dados entrevistas estruturadas orientadas por um roteiro contendo perguntas previamente estabelecidas.

Fraser e Gondim (2004) atentam que na realização de entrevistas estruturadas o pesquisador deve planejar de maneira antecipada como será o desenvolvimento do diálogo a ser estabelecido entre ele e o sujeito pesquisado, justamente pela possibilidade de ocorrência de eventos inesperados durante sua execução. Entrevistas estruturadas contemplam roteiros com perguntas previamente construídas, norteando a investigação e auxiliando o pesquisador a conduzir os questionamentos de forma a obter as informações relevantes que contribuirão para a construção de um estudo valoroso.

Dessa forma, destaca-se que neste trabalho foram realizadas um total de vinte (20) entrevistas com os sujeitos investigados, incluindo: (9) comerciantes, (4) moradores, (1) poder

público e (6) peregrinos. Em adição, as entrevistas foram realizadas no mês de abril do ano de 2018 e nos meses de junho, julho, outubro, novembro e dezembro do ano de 2019.

As entrevistas foram gravadas com o consentimento dos participantes e, consequentemente, transcritas para análise, conforme assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Destaca-se, ainda, que esta pesquisa está aprovada no Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia, com o Parecer nº 3.669.605.

A partir das entrevistas realizadas, o Quadro 1 apresenta o perfil dos respondentes. Como pode ser observado, a maioria dos entrevistados são do sexo feminino, idade entre 20 a 66 anos, pardos e negros, e pertencentes à religião católica.

Quadro 1: Perfil dos respondentes

Perfil (20 entrevistados)

Descrição Sexo Idade Raça Escolaridade Religião

Comerciante 1 Masculino 44 anos Pardo Ensino Médio completo Ateu Comerciante 2 Masculino 34 anos Negro Ensino Médio completo Espírita e

Candomblecista Comerciante 3 Feminino 48 anos Parda Ensino Médio completo Católica Comerciante 4 Feminino 41 anos Negra Ensino Médio completo Católica Comerciante 5 Feminino 66 anos Negra Ensino Fundamental incompleto Católica Comerciante 6 Masculino 45 anos Pardo Ensino Fundamental completo Católica Comerciante 7 Masculino 48 anos Branco Ensino Fundamental completo Católica Comerciante 8 Feminino 29 anos Branca Ensino Médio completo Católica Comerciante 9 Masculino 55 anos Pardo Ensino Fundamental completo Católica Morador 1 Feminino 52 anos Negra Ensino Fundamental completo Católica Morador 2 Feminino 20 anos Negra Ensino Fundamental completo Evangélica Morador 3 Feminino 32 anos Parda Ensino Fundamental incompleto Católica Morador 4 Feminino 34 anos Parda Ensino Médio completo Católica Poder público Feminino 30 anos Parda Ensino Superior completo Católica Peregrino 1 Masculino 50 anos Pardo Ensino Fundamental incompleto Católica Peregrino 2 Feminino 29 anos Negra Ensino Médio completo Católica Peregrino 3 Masculino 52 anos Pardo Ensino Médio completo Católica Peregrino 4 Masculino 25 anos Negro Ensino Médio completo Católica Peregrino 5 Masculino 25 anos Pardo Ensino Médio completo Católica Peregrino 6 Feminino 35 anos Parda Ensino Superior completo Católica Fonte: Elaborado pela autora (2020)

Por sua vez, de forma complementar foi incluído neste estudo Notas de campo, versando sobre as peculiaridades da festa, em especial aos aspectos territoriais observados durante a investigação. Nesse sentido, as observações apontadas em Notas de campo foram elaboradas tanto em períodos correspondente à realização da Festa em honra ao Divino Pai Eterno em Trindade-GO (meses de junho e julho do ano de 2019) e em períodos não festivos (meses de abril de 2018 e novembro de 2019).

As notas de campo podem ser entendidas como uma descrição escrita elaborada pelo pesquisador a partir das experiências obtidas e observações vivenciadas no contexto de análise.

Assim, este instrumento permite a construção de um cenário englobando pessoas, objetos, lugares, relatos e atividades que envolvem o fenômeno investigado na pesquisa.

[...], as notas de campo consistem em dois tipos de materiais. O primeiro é descritivo, em que a preocupação é captar uma imagem por palavras do local, pessoas, acções e conversas observadas. O outro é reflexivo – a parte que apreende mais o ponto de vista do observador, as ideias e preocupações. (BOGDAN; BIKLEN, 1994, p. 152) Para atender aos objetivos deste estudo, optou-se pela utilização da técnica análise de conteúdo para a análise dos dados, tendo como foco a medição do conteúdo semântico ou o aspecto o quê da mensagem (COOPER; SCHINDLER, 2011). Em adição, Bardim (2011) elucida sobre a aplicação da análise de conteúdo em pesquisas científicas, destacando as contribuições da utilização da técnica que tem como base o rigor da objetividade, ao mesmo tempo que busca desvendar de forma profunda a subjetividade dos elementos investigados. Nesse sentido, o emprego da técnica para Bardim (2011, p. 15), “Absolve e cauciona o investigador por esta atração pelo escondido, o latente, o não aparente, o potencial de inédito (do não dito), retido por qualquer mensagem”.