• Nenhum resultado encontrado

NOVOS PROJETOS DE PESQUISA INICIADOS EM

9 Desenvolvimento da tecnologia de colunas finas para o gerador de 99Mo/99mTc 9 Nacionalização da produção de 90Y (gerador 90Sr-90Y)

9 Marcação de derivados de somatostatina com 68Ga

9 Estudos da separação Zn(Cu/Ni)- 67Ga por difusão com ácido acético

9 Estudo de derivatização de anticorpos para marcação com radioelementos metálicos e lantanídeos;

9 Implantação de novas metodologias analíticas para controle de qualidade de radiofármacos; 9 Marcação de novas moléculas com 123I: projeto Einstein/UNIFESP ADAM E IBZM

9 Melhorias no porta alvos para a irradiação de alvos gasosos (123I) 9 Preparo de HA-90Y de maior tamanho de partícula

9 Marcação de substancia P com 177Lu b) Ações pendentes

Estabelecer para 2008 meta de desempenho de processo relacionada à rejeição de lotes produzidos. A meta foi estabelecida e consta do plano de ação 2008.

Melhorar a forma de compilação dos indicadores de P&D e o registro das saídas de projeto Ferramenta de obtenção de indicadores de P&D:

o Alimentação do SIGEPI – Produção Técnico Científica

ANÁLISE CRÍTICA PELA DIREÇÃO – ATA DE REUNIÃO n. 02-2008

FM-IPN-0103-01 V1 37 de 49

c) Discussão

- Indicadores de produção de radiofármacos

Com relação à produção de radioisótopos primários, os indicadores apresentados indicam que a estimativa para os geradores de Mo99-Tc99m deverá ser alcançada a partir dos dados gerados até setembro de 2008. Outros produtos, entretanto, apresentaram grandes desvios em relação à previsão ou estimativa para o ano de 2008. Assim, o iodo-131 solução já ultrapassou a quantidade estimada, tendo compensado a produção de iodo-131 na forma de cápsulas, provavelmente em virtude das exigências de blindagem para as cápsulas, que encarecem o custo de transporte do produto o que fez os clientes preferirem a forma líquida.

Outro produto que apresentou grande desvio em relação ao estimado foi o tálio-201. Neste caso, a previsão foi feita em relação ao ano de 2007, quando o produto sofreu um grande incremento de vendas em virtude dos problemas ocorridos com a importação de Molibdênio e produção dos geradores de tecnécio-99m. Neste sentido, a meta estimada para o produto não deverá ser atingida. No caso do produto gálio-67, ao contrário, a estimativa foi subestimada, tendo sido proposta uma meta de produção inferior a de anos anteriores, conforme observado para o período de 2004 a 2008. Por este motivo a meta prevista para 2008 já foi ultrapassada. Com relação à produção de moléculas marcadas, os indicadores apresentados permitem concluir que as metas estimadas deverão ser atingidas. Alguns produtos como SAH marcada com iodo-131 e cromo-51 confirmam sua tendência de queda já observada em anos anteriores e a DIRF deverá avaliar a viabilidade de continuidade da produção. Para o próximo ano a previsão do produto FDG-18F deverá ser feita em atividade (mCi) para facilitar a evolução da produção durante o ano, tendo em vista a variação da dose em função da distância distribuída. A produção de moléculas marcadas aplicadas em procedimentos terapêuticos, tais como DOTATATO-177Lu e HA-90Y superaram a estimativa já no mês de setembro, corroborando pesquisas internacionais que indicam o crescimento na aplicação de radiofármacos com aplicações terapêuticas.

Com relação aos reagentes liofilizados, a quantidade realizada até setembro de 2008 corresponde a pouco mais de 70% da meta planejada. A produção foi prejudicada, em 2008, pela reforma do setor para adequação às BPF. Entretanto, os resultados serão mais bem analisados no final de 2008, quando será possível verificar se a tendência de queda observada no último ano se confirmará também em 2008.

A gerente de produção (GPR) apresentou algumas observações e demandas relativas à produção de radiofármacos, conforme descritas nas tabelas a seguir.

Observações e discussões geradas para processos de radioisótopos primários, preparo de frascos e soluções e embalagem

Iodo-131 cápsulas:

A cela não comporta a produção superior a 120 cápsulas; cápsulas (no inicio foi para 20 cápsulas) – 140

atual; grupo de produção sugeriu modificar o acesso ao SAS (não foi feito); trocar câmara de ionização – O.K.; modificar a tampa do castelo – O.K.; 02 produções (2ª - 3ª) ou (3ª - 4ª) para aumentar a produção, caso seja necessário.

Iodo-131 solução:

Distribuição do I-131 importado está O.K.; Renato sugere novo desenho de cela – está a cargo de Wagner; I- 131 nacional (iniciada com o lote-838) - O.K. ≅ 18- 20,0 Ci /produção.

Gálio-67:

Novo esquema de produção para o gálio importado está funcionando bem; o compressor foi trocado por uma

bomba a vácuo; não instalaram novo painel, fiação soltas; SAS - solicitam outro conjunto de roleta e lacrador;

cela apresenta entrada de insetos. Nacional – planejamento para fim de 2008; os alvos estão sendo preparados – precisa novos funcionários treinados para eletrodeposição.

Tálio-201:

Cela está O.K Para a distribuição do nacional. Para a distribuição do importado; – testar a cela (fazer testes

ANÁLISE CRÍTICA PELA DIREÇÃO – ATA DE REUNIÃO n. 02-2008

FM-IPN-0103-01 V1 38 de 49

Gerador de Tecnécio-99m:

- Treinar mais pessoas para receber Mo-99 e para distribuir na 6ª Feira de manhã; terceirizar a abertura da blindagem do gerador; SAS de saída do gerador – colocar novo sistema.

- Devolução de blindagem - (SAC) - melhorando há 02 semanas; Suporte do gerador (Plástico azul) está quebrando após 02 – 03 produções, assim como o fundo (não fica reto). Novo balde implementado;

Batoque inferior-agulhas (terceirizado) apresentou problema na produção do lote 808 (22/02/2008)-

NATMAR está solucionando; Reclamações diminuíram após colocar o filtro SEP-PAK; Liberação das

colunas (radioproteção): compra de colunas novas melhorou o processo. Incluir 02 – 03 funcionários treinados na produção (atualmente 300 geradores)

- Frasco de salina com 06 mL - normal;- Novo sistema de embalagem dos acessórios (frascos vácuo e salina)

Embalagem

- Disciplinado horários de trabalho: entrada as 6:00h para embalagem de 18F-FDG e não sair da área de

embalagem ao meio dia (revezamento) 12:00 - 13:30horas; Precisa um fiscal na “linha de embalagem”; melhorou a área e o processo de segregação e retirada do material embalado, pelos motoristas; necessário 02 funcionários a mais para treinamento na embalagem (alta doses de exposição dos atuais funcionários).

Preparo de frascos e soluções - Para reforma da sala:

Compraram frascos (Argentina) ou dar condições para produzir; precisam 04 pessoas para preparo de frascos vácuo e 03 pessoas para preparo da solução de cloreto de Na 0,9% (colaboram eventualmente Pires;

Francisco; Nestor; Marinalva e Giovanni); participam de 01 produção rotineira (I-131 ou gerador por semana);

tempo para fazer o “stock” (03 – 04 meses) não conseguem por diversos problemas apresentados: falta

pessoal, estufa, autoclave, manutenção da enfrascadora, irradiador que demora no retorno dos frascos;

¾ Novo laboratório para preparo de soluções (grupo MM)- aguardando fluxo laminar para usar Observações e discussões geradas para o processo de produção de moléculas marcadas: Produção de 18F-FDG:

- Início da produção de NaF-18F;

- 02 módulos de Síntese GE operando e 02 de prontidão - Syntera instalado (não operando; aguardando treinamento do grupo de produção)

- 10 a 14 produções por semana (aumento)

- 02 pessoas do GAC estão sendo treinado nos módulos, falta treinamento de BPF - Reforma na GAC para um labor. de produção de FDG-18F seguindo as normas de BPF - Saída do material no GAC para a DIRF – necessário melhorar, limpeza e pintura - Precisa ser instalado de 01 pipetador para NaF-18F na cela de FDG-18F

- Porta anterior (Cela-2) do módulo-3 com problema (melhorar) - Treinando 04 funcionários na operação do ciclotron-IBA-18;

- Necessário treinamento de funcionários do CAC para o processo de produção de 18F-FDG, incluindo treinamento em BPF.

177-Lu-DOTATATO

- Montagem de uma cela nova de produção devido às altas doses de exposição ao manipular.

- Adriano e o grupo de infra-estrutura estão trabalhando no projeto. Planeja-se desativar a cela do Hippuran para adaptar a da produção do Lu-177.

- O funcionário Geraldo Magela foi treinado e está incorporado ao Grupo de Moléculas Marcadas. 90Y-citrato e 35S

A continuidade da distribuição deste produto foi discutida, tendo sido concordado que a importação deverá ser suspensa e os médicos avisados para aquisição do similar 90Y-HA. Quanto ao 35S, o radioisótopo passará a ser importado para distribuição.

ANÁLISE CRÍTICA PELA DIREÇÃO – ATA DE REUNIÃO n. 02-2008

FM-IPN-0103-01 V1 39 de 49

Observações e discussões geradas para o processo de produção de reagentes liofilizados Reforma da sala do liofilizados – concluída

- fazer estoque para a reforma – não foi possível. Impacto no atendimento aos clientes. - sala nova em validação e qualificação – em processo

- novos documentos de produção estão sendo elaborados para atendimento das BPF Novos produtos enviados aos médicos

- DMSA (V) O.K. 8 “kits” - Glucarato - O.K. 9 “kits”

- Indicadores de produção de radioisótopos no cíclotron

Observações apresentadas pelo gerente do cíclotron (GAC) 123I:

• Compressor de Hélio • Greve

• Rompimento da janela durante a lavagem

Obs: O gerente da GAC sugeriu a formação de um grupo de trabalho para determinar as causas dos RNCs relativos à produção de 123I.

18F-Fluoreto:

• QMA não reteve o íon F-

• Atividade ficou retida no Capintec

Obs: A gerente GGQ solicitou a revisão da meta estabelecida no plano de ação para a produção de 18F, uma vez que os valores obtidos diferem muito da meta estabelecida.

18F-FDG:

• Problemas na extração do feixe • Atividade ficou retida no alvo

• Rompimento da janela durante a irradiação • Rompimento da janela – Queda de energia • Greve

O Diretor da DIRF solicitou ao Gerente GAC a elaboração de um relatório descrevendo as necessidades existentes para que o cíclotron C18 inicie o funcionamento.

- Indicadores de pesquisa e desenvolvimento

Foi apontada a necessidade de revisão do método de compilação dos indicadores de P&D e dos registros de saída de projeto. O Diretor da DIRF sugeriu que os registros de P&D sejam gerados a partir do sistema eletrônico da DIRF. Este processo poderá ser iniciado após a conclusão da inserção dos registros de Controle de Qualidade.

Foi apontada a necessidade de elaborar-se um procedimento específico para estabelecer os critérios de transposição dos projetos da escala laboratorial para a escala de produção, bem como dos aspectos críticos para estabelecimento de protocolos clínicos, tendo em vista a legislação atual da ANVISA.

ANÁLISE CRÍTICA PELA DIREÇÃO – ATA DE REUNIÃO n. 02-2008

FM-IPN-0103-01 V1 40 de 49

- Indicadores de controle de qualidade

Novas metodologias estão em fase de validação. Foi informada a ocorrência de problemas no registro de MP e MEA. A solução deste problema está ligada à alteração do programa pela empresa terceirizada (DIS), já solicitado como parte do plano de ação de uma não conformidade relativa a este problema.

No ano de 2008, esforços vêm sendo dedicados à qualificação dos equipamentos do Controle de Qualidade e Validação de Metodologias Analíticas e um consultor foi contratado para a elaboração do Plano Mestre de Validação da Diretoria de Radiofarmácia (DIRF).

Para atender aos requisitos das Boas Práticas de Fabricação, novos equipamentos com os respectivos Protocolos de Qualificação foram requisitados e trabalhos estão sendo desenvolvidos, inclusive com a participação de bolsistas de iniciação científica, para qualificação dos equipamentos e validação das metodologias utilizadas para análise dos radiofármacos produzidos na DIRF.

Em virtude da necessidade de um acompanhamento maior das áreas onde são manipulados produtos injetáveis houve um aumento da freqüência dos ensaios de monitoração ambiental.

Houve melhoria sensível no atendimento dos serviços de elétrica, hidráulica, mecânica, etc. A contratação da empresa MPE e a atuação da Gerência de Infra-estrutura e Apoio têm sido fundamental para as atividades do Controle de Qualidade. O Controle de Qualidade tem realizado ensaios de matérias primas e materiais de envase e acondicionamento, e juntamente com outras gerências da DIRF vem contribuindo para a melhoria da qualidade dos produtos e processos.

Uma empresa terceirizada em cooperação com especialistas em informática do IPEN está implantando o Sistema Informatizado da Radiofarmácia e dentro de alguns meses o Controle de Qualidade terá condições de utilizá-lo, permitindo a análise dos dados e a realização de estudos estatísticos que auxiliarão na avaliação dos produtos e processos da DIRF.

- Indicadores de infra-estrutura e apoio

Foi sugerida a contratação de mais um funcionário da empresa terceirizada MPE para atuar no setor de manutenção.

Deverão ser definidas as responsabilidades e funções relativas à manutenção no CAC.

O Diretor da DIRF apontou a necessidade de inclusão do CAC nos indicadores de manutenção. A inclusão das manutenções do CAC no sistema eletrônico (programa de manutenção) do CR deverá facilitar o gerenciamento e aquisição dos indicadores de manutenção do CAC.

Foi sugerida a elaboração de um gráfico comparativo do número de manutenções preventivas realizadas pelo IPEN e por empresas terceirizadas para a próxima reunião de análise crítica.

- Indicadores de garantia da qualidade

Com relação à calibração, foi informado que os equipamentos que fazem parte do plano de calibração do CAC estão sendo integrados aos do CR no sistema eletrônico para elaboração de um plano de calibração conjunto (DIRF).

O planejamento para qualificação neste ano sofreu atraso devido à demora no processo de licitação para contratação da empresa terceirizada prestadora do serviço (qualificação dos equipamentos térmicos. Demais processos da Garantia da Qualidade, relativos ao cumprimento das Boas Práticas de Fabricação foram discutidos no item 05 desta Ata.

d) Recomendações para Melhoria (ações, responsáveis, prazos e necessidades de recursos)

Ação Responsável Prazo Recursos

Melhorar a forma de compilação dos indicadores de P&D e

dos registros de saída de projetos GPD Dez/2009 n.a.

Elaborar um procedimento específico para estabelecer os critérios de transposição dos projetos da escala laboratorial para a escala de produção

ANÁLISE CRÍTICA PELA DIREÇÃO – ATA DE REUNIÃO n. 02-2008

FM-IPN-0103-01 V1 41 de 49

Ação Responsável Prazo Recursos

Melhorar a forma de apresentação dos indicadores para reunião de análise crítica (RAC) na forma de relatórios prévios incluindo discussão dos resultados

Todas as

Gerências Próxima RAC n.a.

8. Desempenho de processo e conformidade de produto (controle de não-conformidades de processo e de produto)

a) Entradas: (indicadores, gráficos, relatórios, etc.)

LEVANTAMENTO – INDICADORES RNC-SETOR-DIRF E RNC-SETOR-CR PERÍODO: ATÉ 16/10/2008

Documentos relacionados