• Nenhum resultado encontrado

NR-78 NR-JUNHO-90 NR-NOVEMBRO-90 As condições ambientais do

QUADRO COMPARATIVO PA NR-17 ■» FUNDAMENTAÇÃO

NR-78 NR-JUNHO-90 NR-NOVEMBRO-90 As condições ambientais do

trabalho devem estar adequadas às características psico-fisiológi­ cas dos trabalhadores e também a natureza do trabalho a ser execu­ tado.

^ Nas atividades de proces­ samento eletrônico de dados de­ ve-se observar:

a) para atividades que exijam solicitação intelectual e/ou aten­ ção constantes, o nível de pressão sonora no ambiente não deve exceder a 60 dB (A).

b) condições térmicas devem proporcionar conforto aos traba­ lhadores nos ambientes de traba­ lho devendo a temperatura ser mantida entre 202 e 242, estável e igual em todos os pontos da sala, evitando-se deslocamentos de ar e velocidade excessiva e a unidade relativa do ar deve ser conservada em níveis não inferio­ res a 40%.

c) a iluminação em ambientes com terminais deve ser de, no mínimo, 300 Lux.

d) nas tarefas que exijam leitura constante de documentos o mí­ nimo de iluminação é de 500 Lux podendo usar lâmpadas indivi­ duais para esse fim caso a ilu­ minação do ambiente seja infe­ rior.

■=> Todos os locais de trabalho devem ter iluminação adequada, natural ou artificial, apropriada para a natureza da atividade.

A iluminação deve ser distribuída de modo uniforme, geral e difusa, evitando ofusca­ mento, reflexos incômodos, som­ bras e contrastes excessivos.

a) níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10.152 registrada no INMETRO.

b) índice de temperatura efetiva entre 202 e 232C

c) velocidade do ar não pode ser superior a 0,75 m/s

d) umidade relativa do ar não pode ser inferior a 40%.

*=> Para atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constante mas que não apresen­ tam equivalência ou correlação com as atividades definidas na NBR 10.152, o nível de ruído aceitável para efeito de conforto é de 65 dB(A) e a curva de avaliação do ruído (NC) não deve ter valor superior a 60 dB.

Os parâmetros estabelecidos nos itens a, b, c, d (acima) devem ser medidos no próprio ambiente de trabalho, sendo que os níveis de ruído devem ser determinados próximo a zona auditiva e as demais variáveis como: (temperatura, velocidade, ar, umidade) devem ser medidas na altura do tórax do trabalhador. O Em todos o locais de trabalho deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, própria a natureza da atividade.

<=> Iluminação geral deve ser

uniformemente difusa e distribuí­ da.

^ Iluminação geral ou suplemen­ tar deve ser projetada e instalada de forma que evite ofuscamento, reflexos incomodos, sombras e contrastes excessivos.

♦NR-78 NR-JUNHO-90 NR-NOVEMBRO-90 ^O s niveis de iluminação são os

fixados na Norma Brasileira 5413 registrada no INMETRO.

<=> A organização do trabalho deve ser adequada tanto as carac­ terísticas psico-fisiológicas do tra­ balhador como também a natu­ reza do trabalho a ser executado. Ela compreende: a) normas de produção; b) modo operatório; c) exigência de tempo; d) determinação do conteúdo e tempo; e) ritmo de trabalho; f) conteúdo das tarefas; g) exigências hierárquicas; h) relação entre produtividade e remuneração.

^Atividades com sobrecarga muscular estática ou dinâmica do pescoço, ombros, dorso e mem­ bros superiores como também trabalhos com movimentos repe­ titivos de alta velocidade deve observar:

a) é proibido qualquer sistema de avaliação de desempenho para efeito de benefícios e vantagens. b) deve-se incluir pausas para descanso freqüentemente e de curta duração sendo os tempos definidos em análise ergonômica. c) quando o trabalhador se afasta do serviço por 15 dias ou mais o retomo deve ser gradativo, ou seja, a própria produção deve permitir um retomo gradativo aos niveis de produção vigentes à época anterior ao afastamento.

^ Níveis mínimos de ilumina- mento devem ser observados nos locais de trabalho são os valores de iluminâncias estabelecidos na NBR 5413, registrado no INME- n to .

A medição dos níveis mínimos de iluminamento dos locais de trabalho deve ser feita onde se realiza a tarefa visual usando-se hixímetro com fotocélula corrigi­ da para o olho humano e em fun­ ção do ângulo de incidência.

Quando não puder se definir o campo de trabalho para se fazer a medição acima este plano será horizontal e a G,75m do piso. <=> A organização do trabalho deve ser adequada às caracte­ rísticas psico-fisiológicas dos tra­ balhadores e também à natureza do trabalho a ser executado. ■=> A organização do trabalho le­ va em consideração no mínimo: a) normas de produção; b) modo operatório; c) exigência de tempo; d) determinação de conteúdo e tempo; e) ritmo de trabalho; f) conteúdo das tarefas.

O Deve ser observado nas ati­ vidades que exijam uma sobre­ carga muscular estática ou dinâ­ mica do pescoço, ombros, dorso, membros superiores e inferiores e a partir da análise ergonômica do trabalho:

*NR-78 NR-JUNHO-90 NR-NOVEMBR090 ^ Nas atividades de digitação ou

no trabalho com terminal de ví­ deo deve ser observado:

a) é proibido qualquer sistema de avaliação de desempenho basea­ do no número individual de to­ ques do digitador sobre o teclado, mesmo o automatizado, para e- feito de benefícios ou vantagens de qualquer espécie.

b) o número máximo de toques reais não pode ser superior a 8000 por hora trabalhada e toque real "é cada movimento de pres­ são sobre o teclado".

c) o tempo de trabalho efetivo máximo no tocante a entrada de dados não poderá ser superior a 5 horas sendo que no tempo res­ tante o trabalhador poderá exer­ cer outra atividade, desde que es­ ta não exija movimentos repeti­ tivos.

d) para cada 50 minutos tra­ balhados na digitação deve haver um descanso de 10 minutos que não serão deduzidos da jornada normal.

e) após um período de afasta­ mento de 15 dias ou mais a exi­ gência da produção em relação ao número de toques, será am­ pliada progressivamente.

O Cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do posto de trabalho devendo abordar no mínimo:

a) análise da demanda do estudo ergonômico;

b) análise da população trabalha­ dora;

c) descrição da atividade = soli­ citação psico-fisiológica da ativi­ dade.

a) todo e qualquer sistema de avaliação de desempenho para remuneração e vantagens deve levar em conta as repercussões acerca da saúde do trabalhador. b) devem ser incluídas pausas para descanso.

c) quando um trabalhador retor­ na ao trabalho após um período de afastamento igual ou superior 15 dias a produção deve exigir um retomo gradativo aos níveis de produtividade vigentes à época anterior ao afastamento.

^ Nas atividades de proces­ samento eletrônica de dados, sal­ vo o que for disposto em acordos coletivos e convenções, deve-se observar:

a) o empregador não deve fazer qualquer sistema de avaliação dos trabalhadores envolvidos nas ati­ vidades de digitação baseado no número individual de toques so­ bre o teclado, inclusive o auto­ matizado, para efeito de remu­ neração e vantagens de qualquer espécie.

b) o número máximo de toques reais exigidos pelo empregador não deve ser superior 8000 por hora trabalhada e por efeito da lei toque real "é cada movimento de pressão sobre o teclado".

c) o tempo efetivo de trabalho para entrada de dados "não deve” ser superior a 5 horas sendo que no tempo restante da jornada o trabalhador poderá exercer outras atividades, observando-se o dis­ posto no art468 da CLT e desde que este outro trabalho não exija movimentos repetitivos nem es­ forço visual.

♦NR-78 NR-JUNHO-90 NR-NOVEMBRO-90 d) medidas do ambiente do tra­

balho: «=> espaço; ^ mobiliário; •=> agentes físicos;

& agentes químicos;

*=> agentes biológicos;

& agentes mecânicos;

^ agentes psicossociais.

e) característica da organização do trabalho;

f) relação entre condições de trabalho e condições de vida; g) análise da relação saúde-traba- Iho; acidentes de trabalho e doen­ ças profissionais ou do trabalho; h) recomendações ergonômicas visando a melhoria do posto de trabalho.

Nas atividades de entrada de dados deve haver, no mínimo, uma pausa de 10 minutos para cada 50 minutos trabalhados não deduzidos da jornada normal de trabalho.

<=> Quando ocorrer retomo ao trabalho, após um período de afastamento por qualquer motivo de 15 dias ou mais, a exigência da produção em relação ao nú­ mero de toques deverá ser ini­ ciada em níveis inferiores a 8000 toques e ir avançando progres- siivamente.

PORTARIA N« 3.751 0 E 2 é D E

NOVEMBRO DE 1980 N R -1 7 -E R G O N O M tA

O MINISTÉRIO DO TRABALHO E DA