• Nenhum resultado encontrado

O A VERDADE DESCOBRINDO I OPINIÕES ERRADAS

No documento Revista O Caminho Para o Céu - CPAD (páginas 36-40)

 A RESPEITO DO CÉU

O homem de nosso tempo defron ta-se com muitas opiniões modernas a respeito do Céu. Uns afirmam que o Céu é uma ilusão criada pela religião

para atenuar o medo que as pessoas têm da morte. Alguns desses são os mesmos que dizem que a "religião é o ópio do povo". Outros dizem que o Céu é apenas o espaço infinito onde os astros se movem. Estes são os mesmos que acreditam apenas na razão, matéria e ciência. Um escritor renomado, disse certa vez, que o Céu "é uma biblioteca infinita, e o Inferno é a ausência total de livros". Muitos desses são os que inventam qualquer desculpa e pala vreado de efeito para esconderem a descrença particular no Céu bíblico. Todavia, não são os filósofos, poetas e cientistas que têm a última palavra nesse assunto. Eles nunca estiveram no Céu e nem de lá desceram para afirmarem ou negarem a realidade do Céu. Portanto, como poderemos saber se o Céu existe verdadeiramente?

1. Os ensinos da Bíblia acerca do Céu. Como você já sabe, a Bíblia Sagrada revela a vontade de Deus para os ho mens. Ela também descreve o Céu como um lugar real. Vejamos o ensino bíblico a respeito do Céu e o testemunho de pessoas que confirmam a existência desse maravilhoso lugar.

a) Jesus Cristo. Cristo é o único que tem autoridade para afirmar se o Céu existe ou não. Ele afirmou que "Nin guém subiu ao Céu, o não ser o Filho do Homem, que desceu do Céu"  (Jo 3.13). Noutro texto disse: "Pois eu desci  do Céu poro fazer  o vontade daquele que me enviou e não para fazer a mi nha própria vontade"  (Jo 6.38). Ainda no mesmo capítulo Jesus afirmou; "Eu sou o pão vivo que desceu do Céu. Se alguém comer desse pão, viverá para sempre. E o pão que eu darei para que o mundo tenha vida é a minha carne"  (6.51). Sabemos que o Céu existe porque Jesus o disse. Jesus é Deus; logo, devemos crer no que Ele ensinou acerca do Céu. Para o Senhor Jesus, o Céu é um lugar real. Portanto, o Céu, de acordo com o ensino de Jesus, é o lar eterno e definitivo daqueles que o amam e o servem.

b) Paulo de Tarso. Paulo de Tarso era um judeu inimigo dos cristãos que se converteu alguns anos após a ressur reição de Jesus. Ele tornou-se após tolo, escritor e pregador do evangelho. Numa das suas cartas, enviada para os crentes da cidade de Corinto, ele descreveu alguns de seus sofrimentos por am or a Jesus (2 Co 11. 23-33). Em certos momentos, Paulo chegou bem próximo da morte (At 14.19). Todavia, o apóstolo relatou que, em certa ocasião, num desses terríveis sofrimentos, ele foi ao Céu e ouviu e viu coisas que é impos sível descrever com palavras humanas (2 Co 12.1-10). Ele "foi arrebatado até ao terceiro Céu", e o descreveu como o "paraíso". De acordo com Paulo, o Céu é o Paraíso dos salvos em Jesus. Ele estava tão convicto da existência do Céu, o lugar dos que amam a Jesus, que disse: "Quero deixar esta vida e

estar com Cristo [no Céu], o que é bem melhor"  (Fp 1.23).

c) João, o apóstolo do Senhor. João foi um dos Doze Apóstolos do Senhor Jesus. Por amar ao Senhor, foi preso na ilha de Patmos, pelo imperador Domiciano (98 d.C.). Nesta ilha, Deus revelou a João muitos eventos que ainda ocorrerão. Estas revelações estão escritas no li vro de Apocalipse, último livro do Novo Testamento. João descreveu, assim como Paulo, o Céu como "o paraíso de Deus" (Ap 2.7). Diferentemente, de Paulo, que nada pode falar do que viu no Céu, João relatou tudo o que presenciou: o Trono çle Deus, toda beleza celestial, e uma multidão de crentes de todas as nações que estavam vestidos de vestes brancas diante de Jesus (Apocalipse 4; 5.9). Portanto, o Céu é um lugar real, preparado para aqueles que amam ao Senhor Jesus.

COMPREENDENDO A

VERDADE

Por meio do testemunho de Jesus, de Paulo e de João, aprendemos que o Céu é um lugar real. Agora, você vai compreender seis verdades a respeito do Céu.

lg Verdade: O Céu foi criado por Deus. A Bíblia tanto afirma que o Céu foi criado por Deus, como também que o Céu é habitação do Senhor e dos anjos (SI 121.2; 124.8; 139.8). Ao ensinar os discípulos como orar, o Senhor Jesus afirmou que Deus está no Céu: "Pai nosso, que estás nos Céus" (Mt 6.9; 22.30; Jo 14.1-3). Assim, precisamos esclarecer que a Bíblia descreve três Céus: o que está acima de nós, ou a atmosfera da terra (Mt 6.26), o espaço onde estão os astros (Mt 24.29) e o "paraíso" ou

"terceiro Céu" (2 Co 12.2,4), que é a morada de Deus e dos anjos.

2SVerdade: O Céu é um lugar de bem-aventurança para os crentes (Jo 14.2,3). O primeiro registro dessa ver dade está em Gênesis 5.24. A Bíblia afirma que Enoque, um homem santo do Antigo Testamento, foi levado por Deus para o Céu. Em 2 Reis 2.11 também está escrito que Elias, um profeta de Deus, "subiu ao Céu" milagrosamente. Um fato muito conhecido é o do ladrão que foi crucificado ao lado de Jesus. O Senhor disse-lhe: "Hoje estarás comigo no Paraíso" (Lc 23.43). O Céu é, também, uma demonstração do amor de Deus por você. Deus o ama, por isso criou o Céu para que você viva eternamente com Ele.

39 Verdade: O Céu é um lugar de

alegria e adoração a Deus. De acordo com a Bíblia, no Céu não haverá qual quer tipo de tristeza, doença e morte. Em Apocalipse 21.4, lemos que "Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, pranto, nem clamor, nem dor."   Portanto, o Céu é

um lugar de eterna alegria e adoração a Deus (Ap 4.8-11). Hoje, nossos corpos são afetados por muitas doenças e fraquezas e, com isto, ficamos tristes e desanimados. Todavia, no Céu, recebe remos um corpo especial, incorruptível. Nunca ficaremos doentes, fracos ou tristes, porque seremos semelhantes aos anjos do Céu (Lc 20.35,36).

4SVerdade: No Céu, receberemos um Corpo Perfeito e Imortal. A Bíblia declara que no Céu receberemos, da parte de Jesus, um novo corpo. Deus transformará o nosso corpo mortal em corpo imortal, incorruptível e glorioso (Fp 3.21; 1Co 15.51-53). Nossos corpos jamais se definharão e, assim, estaremos para sempre com o Senhor (Lc 20.35,36).

5 - Verdade: O Céu é uma Santa e Perfeita Habitação. O Céu é um lugar que Deus preparou para aqueles que se tornaram santos quando aceitam a Jesus como seu único Salvador. O pecador, entretanto, não entrará no Céu, pois a Bíblia diz que "[...] nela não entrará nada que seja impuro nem ninguém que faça coisas vergonhosas

ou que conte mentiras. Entrarão na cidade somente as pessoas que têm o seu nome escrito no Livro da Vida, o qual pertence ao Cordeiro"  (Ap 21.27). Para morar no Céu, é necessário que você se arrependa de seus pecados e aceite a Jesus como Salvador pessoal.

6SVerdade: O Céu é um lugar onde

os crentes servirão eternamente a Je sus. Não estaremos ociosos no Céu, muito pelo contrário. Conforme a Bíblia, serviremos a Deus e a Jesus, assim como os anjos servem (Ap 22.3). Hoje, servimos a Deus, mas nossa limitação impede-nos de servi-Lo de modo mais amplo. Porém, no Céu, estaremos re vestidos de imortalidade e perfeição para oferecermos a Deus um serviço perfeito. Não desejas ir para este lugar maravilhoso? O que você deve fazer para viver eternamente no Céu?

APLICANDO A

VERDADE

Certa vez, uma senhora que não acreditava na existência do Céu e nem do Inferno perguntou a um pastor: "Qual o caminho para o Inferno?" O pastor respondeu: "Eu não sei. Mas lhe garanto que, se a Senhora continuar seguindo o seu próprio caminho facilmente che gará lá". A pergunta inversa também é oportuna: "Qual o caminho para o Céu?" Na Bíblia encontramos resposta para as duas perguntas. Em Mateus 7.13,14 Jesus ensinou a respeito desses dois caminhos. Ele disse: "Entrem pela porta estreita  porque a porta larga e o caminho fácil 

levam para o Inferno, e há muitas pes soas que and am por esse caminho. A  porta estreita e o caminho difícil levam  para a vida [Céu], e poucas pessoas

encontram esse caminho".

 A porta estreita e o caminho difícil representam o próprio Jesus. Ele declarou:

"Eu sou a porta. Quem entrar po r mim será salvo"  (Jo 10.9). Noutra ocasião disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai  a não ser po r mim"  (Jo 14.6).

Jesus é o Caminho que conduz os homens ao Céu. Não desejas aceitá-Lo, agora mesmo, como único e suficiente Salvador e Senhor? Aceite-o agora mesmo!

PERGUNTAS

Ü

i i

E RESPOSTAS!

Professor, o propósito dessas per guntas é interagir com os alunos, saber quais são suas dúvidas e levá-los a Cristo. 1 QUAIS SÃO AS SUAS DÚVIDAS A RES PEITO DESSA LIÇÃO?

R: Resposta pessoal. O professor deve ficar muito atento a essas dúvidas.

2. VOCÊ CRÊ QUE JESUS É O ÚNICO CAMINHO QUE CONDUZ O HOMEM AO CÉU?

R: Resposta pessoal. O professor deve observar quai a crença do aluno.

3. VOCÊ DESEJA ACEITAR A JESUS COMO SEU SALVADOR E ÚNICO CA MINHO PARA O CÉU?

R: Decisão pessoal. O professor precisa fazer esta pergunta com oração e prudência.

ESTANTE

ESTANTE

No documento Revista O Caminho Para o Céu - CPAD (páginas 36-40)