• Nenhum resultado encontrado

A área da Educação possibilita diferentes ferramentas pedagógicas para serem trabalhadas e exploradas em sala de aula, entre elas podemos destacar: os materiais manipuláveis, os recursos tecnológicos, o quadro, a lousa, o giz, o lápis, o papel, além de diferentes metodologias que proporcionam o desenvolvimento da aprendizagem.

O Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) também pode ser pensado como uma ferramenta educacional. Segundo os autores Schroetter et al. (2016, p. 377-378), o AVEA é “uma plataforma, ou local virtual, que permite a interação on-line de professores e alunos envolvidos no processo de ensino/aprendizagem”, além de oportunizar a “integração entre múltiplas mídias”, ou seja, é um espaço que permite uma interação on-line entre professor e alunos e também, alunos e alunos, que podem explorar diferentes mídias.

Esse ambiente é organizado conforme os objetivos do educador, que pode disponibilizar materiais de estudo aos alunos, proporcionar discussões on-

line, designar tarefas a serem desenvolvidas no tempo e no ritmo programado

Malheiros (2008) faz uma reflexão sobre a aprendizagem no ambiente virtual. A autora, dialoga trazendo conceitos sobre a produção do conhecimento humano, que “é produzido por atores humanos e não-humanos, ou seja, por coletivos de seres-humanos-com-mídias” (MALHEIROS, 2008, p. 39), para ela a aprendizagem em um ambiente virtual ocorre se esses fatores estiverem envolvidos com a aprendizagem neste ambiente. Desse modo, “a aprendizagem pode ser condicionada por um ambiente virtual e não determinada por ele” (MALHEIROS, 2008, p. 40).

Segundo os autores, os AVEAs

possuem os mesmos recursos da internet como correio, fórum, chat, conferência, banco de recursos, entre outros, no entanto, se diferenciam de outros ambientes da web porque possuem ferramentas próprias para atender as propostas pedagógicas, orientando no sentido de que se estabeleçam metas para o aluno atingir (SCHROETTER et al., 2016, p. 378).

Dessa forma, esse ambiente possibilita a comunicação entre aluno e professor, aluno e aluno, além de oferecer um espaço informativo e interativo, que pode conter materiais, registros dos alunos, diálogos, podendo utilizar recursos disponíveis na internet ou do próprio AVEA, que possui ferramentas próprias que auxiliam nessa interação. Atualmente, há muitos cursos que seguem a modalidade a distância ou parcialmente a distância, e que utilizam destas plataformas para interagir com seus alunos. Os cursos de ensino superior, pós-graduações ou cursos profissionalizantes, são os que mais utilizam os AVEAs em sua organização.

Um exemplo, é o trabalho de Malheiros (2008), que traz um curso a distância intitulado “Tendências em Educação Matemática: ênfase em Modelagem Matemática” (MALHEIROS, 2008, p. 78). Esse curso foi realizado pela autora dentro de um grupo de pesquisa que estuda as TIC na Educação Matemática (GPIMEM10). Ela desenvolveu este curso a distância com 23

professores de Matemática, sendo eles de diferentes estados e duas professoras da Argentina. A autora descreve como desenvolveu o curso, a mediação das tarefas e interação entre professor e alunos. O interessante é que o AVEA

10 Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática da UNESP de Rio Claro.

proporcionou o desenvolvimento da aprendizagem por meio de um chat e atividades que integravam os alunos e professora. Além do AVEA utilizado para o curso, os alunos também utilizaram o e-mail e Messenger11 para se

comunicarem e discutirem os temas estudados.

Mas, também, é possível incluir AVEAs em turmas presenciais. Deste modo, o ambiente pode ser organizado para a exploração de atividades que utilizam pesquisa, softwares, ou para indicar materiais de estudos como: documentos, textos, vídeos, ou para atividades de grupos, facilitando a comunicação presencial e não presencial, entre outros modos que podem ser explorados.

Existem diferentes AVEAs disponíveis, dentre as quais a plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dinamic Learning Environment) é uma das mais conhecidas e utilizadas por professores. O Moodle é “software livre e gratuito que atualmente vem sendo utilizado em mais de 200 países e com registro de instalação em mais de 45 000 sites” que permite a utilização de “e- mail, fóruns, diários, chats, questionários textos, wiki” (SCHROETTER et al., 2016, p. 379).

O Goolge sala de aula (Classroom)12 também é um AVEA livre e gratuito,

seu formato de sala de aula permite a interação entre professores e alunos, que podem compartilhar tarefas, textos, vídeos, links, oferecendo diferentes ferramentas para organizar os materiais da disciplina/curso além de permitir a comunicação e feedbacks entre os membros da turma. A Figura 9 traz um exemplo de um AVEA do Google sala de aula, o qual foi utilizado para esta pesquisa.

11 Comunicador instantâneo (Malheiros, 2008 p. 19).

Figura 9 – Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem da turma - Classroom Fonte: A autora

A disponibilidade de tais plataformas livres e gratuitas possibilitam que os educadores façam delas ferramentas pedagógicas. Com um AVEA os professores podem organizar e planejar suas aulas integrando tecnologias e podem, assim, oferecer aos alunos uma maneira interativa de conduzir sua disciplina/curso.

Ziegler et al. (2014) argumentam que

os AVEAs utilizados como apoio em aulas presenciais auxiliam no processo de construção do conhecimento, pois são um ambiente elaborado especialmente para crianças, que nos dias de hoje, vivem rodeadas de tecnologia. Assim, o ambiente oportuniza o acesso a várias mídias, entre elas vídeos, simuladores, textos, fóruns, e

softwares específicos (ZIEGLER et al., 2014, p. 304).

Deste modo, entendemos que em um ambiente educacional cada vez mais tecnológico, a utilização desses recursos, desses meios virtuais, vem complementar a prática docente e tem potencial para o desenvolvimento da aprendizagem.

Apresentamos no capítulo três, a caracterização do pensamento funcional, para então fazermos a descrição e análise da implementação do produto educacional.