• Nenhum resultado encontrado

O amor e o novo mundo

No documento Senhor, Senhor página 3 (páginas 103-107)

Participante: você falou que temos que aprender a amar ao próximo, mas como, se o nosso amor é um material?

Pois é, como fazer isso? Acho que seguindo o exemplo de Cristo, não? Só que ele amou dando chicotada, mas você não quer dar chicotada. Prefere amar de outra forma.

Cristo ensinou: ame como Deus lhe ama. Sua vida é só um mar de rosas? Acho que não. Diante dessa constatação posso dizer que Deus lhe ama também dando o que você não quer. Portanto, para amar de uma forma não material, ame o que acha que não deveria ser feito, que acha que não deveria fazer.

O segredo para se amar o próximo como Deus nos ama é entender que você é um espírito e não um humano. Se entendendo dessa forma, as coisas desta mundo não farão mais sentido.

Já me disseram que crio muitas verdades. Isso não é real. Não crio verdades, apenas mostro que a sua verdade se submetida à uma lógica espiritual não tem fundamento. Faço isso para ajuda-lo a separar o joio do trigo. Mas, para que isso acontecesse, era preciso que você crescesse espiritualmente.

Hoje, já cresceu. De tanto ouvir os ensinamentos, é uma pessoa que já sabe o que é de Deus e o que é de César. Por isso, dê a César o que é de César e a Deus o que é Dele. Só que apesar de estar mais maduro, ainda quer dar a Deus o que é de César e a César o que é de Deus. Se você não colocar em sua cabeça que está humano, que tem um humano, mas que é um ser espiritual, nada do que eu falei vai fazer sentido.

Outro grande detalhe: aceitando o que conversamos hoje, não espere ajuda dos outros. Eles não estão aqui para lhe ajudar a ser

espírito, porque ninguém quer ser. Por isso vão lhe cobrar que se humanize. Só assim eles podem justificar que eles continuem sendo.

Se decidir buscar o bem celeste, não espere que o mundo vá dizer “olha que maravilha ele está fazendo”. Como disse, vão lhe criticar, dizer que tem que ter o pé na terra, que precisa reagir e defender seus interesses humanos.

Participante: o senhor falou em dar a vara, ensinar a pescar, mas como é isso?

Estou falando que de quando vai buscar ajuda numa casa espírita, espiritualista, e lá lhe dizem: “nós vamos lhe ajudar a resolver

o seu problema. Faça uma oração, acenda uma vela que vai dar tudo certo”. Aí, não dá certo e você põe a culpa no diabo.

“Ai, eu preciso tanto de ajuda, pois meu filho é um assaltante”. Ame o seu filho, dê a ele o direito de ser assaltante. Isso é dar a vara e ensinar a pescar porque o peixe a ser pescado é o amor a Deus. “Ah, eu estou precisando de dinheiro porque a minha mãe vai ser

operada, me dê uma força”. Neste caso dar a vara e ensinar a pescar é dizer: “você conta com o dinheiro para salvar sua mãe, mas pode ser que ele não saia. Por isso precisa aprender a viver com a ideia que ela pode morrer”. Isso é dar a var e ensinar a pescar. Isso é ajudar as pessoas a se desligarem dos anseios materiais.

Participante: e por que alguns espíritos ainda não se utilizam dessa forma de trabalhar?

Porque ainda estamos em um período de transição de prova e expiação para regeneração. Por este motivo ainda existem as duas formas de agir.

Participante: a gente pode dizer que agora entrou na regeneração?

Desde 21 de dezembro de 2012.

Participante: já estamos em 2014 ...

Então, já estamos atrasados.

Daqui há sete mil anos. Ele é o próximo mundo, o próximo sentido de encarnação. Do mesmo modo que o mundo de provas e expiações durou sete mil anos, esse também vai durar sete mil anos.

Durante esse período você vai encarnar e desencarnar. Isso quer dizer que não há como resolver tudo nessa vida. Aliás, nem imagina o quanto ainda falta para fazer.

Diante de tudo isso, você precisa apenas entender que há muita coisa a ser feita e que não adianta se desesperar nessa vida para resolver tudo.

Participante: e o que o senhor acha de datas frequentemente ditas como entrada no novo mundo, 1957 e 2057. Seria a transição?

Na verdade Cristo disse que o dia vai chegar, mas quando isso acontecerá só Deus sabe. Se nem ele se arriscou a profetizar uma data, eu não vou me meter a besta de fazer qualquer profecia.

Será que vocês já não cansaram de profecias que não acontecem?

Participante: se o mundo de regeneração já chegou, por que só agora esse ensinamento?

O mundo de regeneração começou em 21 de dezembro de 2012. A sua primeira provação se consiste em libertar-se das coisas materiais. Mas, será que você precisava dessa informação para começar a viver dessa forma? Claro que não. Isso foi ensinado por Cristo há dois mil anos.

Será que você acha que Chico Xavier já não vivia em um mundo de regeneração, ou seja, já não priorizava a busca das coisas espirituais? Claro que sim. E ele nem precisou esperar chegar a 2012.

Na verdade, sabe quando vai nascer o mundo novo para você? Quando entrar nele. Essa mudança é individual, é cada um.

Participante: o trabalho é interno e o caminho é solitário?

Uma vez uma pessoa me disse assim: “Joaquim, você só diz

que eu tenho que fazer, mas não me ajuda a fazer”. Eu respondi:

“ninguém pode ajudar você, ninguém pode fazer por você. Só você

pode fazer por si, mais ninguém. O máximo que eu posso é mostrar o caminho. Agora que mostrei, vá lá e caminhe”.

O caminho é individual, mas tem mais um detalhe: cada um o caminha do seu jeito. Não existe uma receita com todos os ingredientes e o modo de preparo que sirva universalmente. Por isso não aceito quando me perguntam se estão fazendo certo ou errado. Não há regra: cada um caminhará do seu jeito. O importante é saber que precisa viver tudo o que lhe é apresentado pela mente sem se apegar àquilo que ela diz que está acontecendo. Apegando-se, pouco importa ao que seja, vai viver o prazer ou a dor. Isso é inexorável, pois a mente só sabe criar prazer e dor.

No documento Senhor, Senhor página 3 (páginas 103-107)