• Nenhum resultado encontrado

O centro de educação a distância – CEAD: estrutura, organização e

4.3. O SISTEMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UDESC

4.3.1. A estrutura do sistema de educação a distância na UDESC

4.3.2.1. O centro de educação a distância – CEAD: estrutura, organização e

Centro de Educação à Distância - CEAD integra a estrutura organizacional da UDESC como órgão setorial de execução das políticas, programas e projetos de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços, relacionados à educação a distância, cabendo-lhe funções deliberativas, normativas e executivas nos planos didáticos, científico, administrativo, financeiro e disciplinar.

Para o alcance de seus objetivos, o Centro contava com uma estrutura própria, na qual se destacavam o Conselho de Centro como órgão consultivo, normativo e deliberativo do Centro; Colegiado de Curso; Departamentos: Pedagógico; Administrativo; Pesquisa e Extensão; Planejamento e Relações Interinstitucionais; Multimídias; Diretoria de Centro; Secretaria Geral; Coordenadoria Executiva de Cursos de Graduação e/ou Pós-Graduação.

Embora todos esses órgãos tivessem funções específicas, que não cabe aqui elencar, eles funcionavam integradamente. Interessa-me aqui destacar, por estarem mais diretamente relacionados ao objeto da minha tese, a Coordenadoria Executiva de Cursos de Graduação e/ou Pós-Graduação, integrada pela Coordenadoria Administrativa e Coordenadoria

Pedagógica e, em nível de Departamentos, o Departamento Pedagógico, com a Coordenadoria Tutorial e o de Multimídias, com a Coordenadoria de Meios.

A Coordenadoria Executiva, sob a responsabilidade de um Coordenador Geral, contava com o apoio da Coordenadoria Administrativa e da Coordenadoria Pedagógica e

tinha, dentre outras, como atribuição básica coordenar e supervisionar as atividades dos setores administrativo e didático-pedagógico, cuidar dos interesses dos cursos junto aos órgãos superiores, buscar recursos através de convênios junto a entidades públicas ou privadas, para a contínua melhoria das atividades relacionadas à educação a distância, operacionalizar as atividades didático-pedagógicas dos cursos oferecidos.

A Coordenadoria Administrativa, sob a responsabilidade de um Coordenador é a que buscava garantir a materialização dos propósitos do CEAD, mediante a gestão administrativo-financeira na qual se concretizam diversas ações, tais como: admissão de pessoal técnico e docente; manutenção do prédio e suas instalações; aquisição e manutenção de equipamentos, organização do fluxo de distribuição dos materiais instrucionais aos Núcleos, efetuação de pagamentos a terceiros; pagamento de diárias, transporte para os professores das disciplinas se deslocarem aos Núcleos para realização dos encontros presenciais, transporte para os Supervisores Regionais acompanharem o trabalho dos professores-tutor nos respectivos núcleos; organização do espaço para realização dos encontros semestrais de avaliação e de estudos com os professores-tutor e com os componentes do CEAD; responsabilizar-se pela preparação de convênios e/ou contratos com instituições para a oferta dos cursos oferecidos pelo CEAD/UDESC na modalidade à distância, são algumas das atividades da Coordenação Administrativa.

A Coordenadoria Pedagógica, sob a responsabilidade de um Coordenador, era a executora das principais atividades de ensino do sistema e a responsável em dar apoio para planejamento, execução e controle da gestão pedagógica. Tinha como atribuições básicas: assessorar o planejamento, organização, implementação, acompanhamento e avaliação das atividades didático-pedagógicas; assessorar os professores e técnicos na produção do material didático dos cursos, propiciar consultoria de especialistas em EaD e nos assuntos específicos para avaliação do conteúdo desses materiais, quando fosse necessário; coordenar as ações com vistas a interação entre os subsistemas do CEAD, com as Coordenações, com os professores-tutores e com os estudantes dos Cursos; planejar as ações de capacitação de todos os professores e técnicos do CEAD; coordenar as ações de capacitação e de avaliação do curso; coordenar o sistema de avaliação do processo ensino-aprendizagem.

A Coordenadoria de Meios, subordinada ao Departamento de Multimídias, responsável por garantir a aquisição e a produção de recursos instrucionais para um determinado Curso, era responsável pela produção do material impresso, representado pelo Caderno Pedagógico, que constituía a principal ferramenta de acesso ao conteúdo da disciplina pelo estudante. Era ao caderno pedagógico que o estudante recorria freqüentemente

pela facilidade que este oferecia como meio de comunicação, sobremaneira, para aqueles que não tinham condições de acessar à Internet.

Era, também, a responsável pela criação e atualização de ambientes de aprendizagem on-line e ferramentas multimídias e da plataforma UDESC Virtual, bem como pela criação e elaboração de vídeos pedagógicos referentes aos conteúdos das disciplinas básicas do currículo e pela organização das teleconferências. Todas essas ações eram desenvolvidas, em sintonia com o professor conteudista e o ministrante da disciplina.

Os técnicos que integravam essa Coordenadoria eram os responsáveis pelos procedimentos tecnológicos relacionados à Secretaria Acadêmica como notas, relatórios dos professores-tutores, transferências, controle acadêmico, elaboração e emissão de histórico escolar, diplomas, certificados, declaração, atestado e outros, uma vez que todas essas ações estão informatizadas. Esta Coordenadoria era, também, a responsável pela capacitação dos professores das disciplinas, dos professores-tutores e dos demais servidores do CEAD no uso das ferramentas tecnológicas, bem como da capacitação dos servidores envolvidos na produção de material áudio-visual.

A Coordenadoria tutorial era exercida por um professor que tinha a responsabilidade de orientar todos os tutores envolvidos num determinado curso e dinamizar as ações de tutoria.

A tutoria pode ser definida como um conjunto de ações educativas de apoio e de orientação aos estudantes. Este apoio se dava, basicamente, através do professor-tutor em encontros presenciais e/ou à distância com o estudante ou estudantes, visando a ajudá-los em atividades de caráter acadêmico, ou seja, a apropriarem-se da metodologia e do conhecimento sistematicamente organizado e a desenvolverem a interação e a autonomia na aprendizagem e, às vezes, também, à solução de problemas pessoais.

A tutoria se dava em espaço físico especificamente destinado para este fim, com uma estrutura que contava com equipamentos de informática, televisão, vídeo, mini biblioteca, antena parabólica e outros, sob a responsabilidade desse professor-tutor.

Este espaço estava reservado na própria sede do CEAD, ou em outras localidades, ou seja, nos chamados Núcleos de Educação à Distância – NED.

Nessa estrutura organizacional, os professores, conforme veremos, tinham uma responsabilidade bastante ampliada, mas que não se constituía sobrecarga de trabalho, tendo em vista a forma coletiva, cooperativa e solidária de trabalho.

4.4. A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A NECESSIDADE DO TRABALHO