• Nenhum resultado encontrado

O Clube de investigadores do tempo das crianças: gerar descobertas

PARTE III – A INVESTIGAÇÃO AÇÃO PARTICIPATIVA COMO PERCURSO

2. O Clube de investigadores do tempo das crianças: gerar descobertas

Começámos por gerar dados recorrendo à técnica “A minha semana”, enquanto instrumento “estruturado e utilizado inicialmente na investigação, para produzir um conjunto de dados básicos sobre como as crianças passam o seu tempo” (Christensen & James, 2005, p. 174).

De realçar que a recolha dos dados foi bastante diversificada (ver anexo ilustração 3). Todos os esquemas incluíam divisões, mas essas divisões foram repartidas de maneiras completamente diferentes, desde linhas torcidas, linhas direitas, linhas coloridas. Esquemas apenas com texto de todas as atividades realizadas; esquemas com desenhos e texto acompanhar; esquemas com muitas subdivisões; esquemas coloridos; esquemas apenas a lápis; esquemas com dias da semana; esquemas com as atividades mais importantes.

A maioria das crianças associou este círculo a um estudo matemático, nomeadamente as frações. Muitos, para executarem o exercício, recorreram às réguas para desenharem as linhas todas iguais, apagando as linhas e voltando a desenhar.

Constatámos a persistência do habitus do seu “ofício de aluno” em algumas dúvidas colocadas pelas crianças durante determinadas tarefas:

Mário: “Eles não podem copiar por mim, porque as minhas atividades são diferentes”.

Maria: “Também tenho que escrever quando tomamos o pequeno-almoço e isso?

José: “Temos que por os trabalhos de casa”?

Começámos a atividade pelo mapeamento livre do tempo pelas crianças, utilizando o círculo vazio que elas iriam utilizar para registar e falar sobre os usos do seu tempo ao grupo.

A observação do mapa, em que registámos as posições que as crianças escolhiam para

sentar em cada uma das sessões, permitiu-nos identificar os subgrupos constituídos, o que parece

46 semelhanças nas atividades da Maria, Mário, Ricardo e o Duarte que optaram por dividir o círculo do tempo em cinco fatias, com cada uma das partes representando o dia da semana com um sumário das atividades realizadas.

Maria: “O que faço mais fica numa parte maior!”

Foi ainda possível observar também que o José, Rui e Orlando optaram pelo preenchimento do círculo em forma de puzzle, com várias divisões diferentes, desenhando e com algum texto a acompanhar.

Orlando: “Marisa já está… Esta parte maior é o tempo todo que passo na escola; depois, aqui, segunda e quinta tenho piscina; aqui é quando estou na crecor e a ter aulas de música; o bocadinho pequenino é quando estamos a investigar contigo”.

2.1. Descobrindo diferenças entre meninos e meninas

Constatámos, ao longo desta tarefa, uma diferença entre o grupo de meninas e meninas, em relação ao desenho e que se manifestava no rigor da escrita e no cuidado estético.

Durante a execução da tarefa, as meninas foram as mais preocupadas com o aspeto da sua atividade, pedindo mais o meu acompanhamento durante a realização e recorrendo à pintura dos seus círculos.

Anabela: “Como se escreve ballet”?; “É mesmo assim que se escreve com o T”?; “Eu também já acabei…, dividi assim…, está bonito?”

A Rute e a Anabela preferiram utilizar algumas cores nas linhas que dividiam o círculo, bem como com ilustrações pictóricas com várias cores. Mencionaram uma lista de atividades que realizam ao longo de uma semana.

Anabela: “As atividades da minha semana é a escola, TPC´s, ballet, educação física, o recreio, trabalhar na escola e brincar; depois, a minha higiene de tomar banho, lavar dentes, estar com os meus amigos, pensar e escrever, gosto de pintar, jogar tablet e dormir”.

Esta tendência esteve presente noutras sessões, designadamente no desenho sobre os orçamentos tempo.

47 Anabela: “Está bonito?”

Catarina: “Passei o risco, não faz mal?”

No entanto é importante mencionar que os meninos, nesta segunda atividade, já preocuparam-se em colorir os desenhos com cores bastante garridas.

2.2. Da perceção do tempo vivido ao reconhecimento do tempo da rotina

Os orçamentos do tempo foi outra das técnicas a que recorremos para “quantificar o tempo gasto pelas crianças nas diversas práticas sociais quotidianas” (Pinto,2003, p.29). Segundo o autor,

“o método dos registos de orçamento-tempo é um método fiável e extremamente fértil, porém apresenta algumas insuficiências quando são as próprias pessoas a realizá-los, insuficiências que deverão ser ainda maiores quando são realizados por crianças”.

Propusemos o registo de todas as atividades realizadas pelas crianças ao longo de um dia, ou seja, desde a hora que acordam até à hora de dormir. As crianças preencheram os seus orçamentos do tempo numa grelha, referente ao dia da semana de segunda-feira (ver anexo, ilustração 5). Sentimos, no entanto, algumas limitações quanto ao preenchimento da grelha, nomeadamente quanto à medição do tempo. A informação recolhida com esta técnica foi importante para todo o projeto e as suas conclusões.

O diálogo com as crianças a partir dos seus orçamentos tempo permitiu-nos chegar a descoberta de um padrão comum que nos permite descrever um dia “normal” das crianças, com algumas variações, mas que se aproximaria do seguinte:

Da meia-noite até às 07:00 da manhã: são as horas de dormir

Desde a meia-noite até sensivelmente às 07:00 da manhã a principal atividade das crianças é dormir. A grande maioria das crianças prepara-se entre as 21:30 / 22:00 para irem para a cama. Apenas uma pequena percentagem das crianças deita-se à meia-noite.

Das 07:00 às 09:00 da manhã: começa um novo dia

É a partir das 07:00 que a maioria das crianças começa a acordar. É neste período de tempo que realizam as suas atividades de higiene pessoal e tomam o pequeno-almoço. A maioria das crianças menciona que ainda tem tempo para ver televisão, enquanto tomam o pequeno-almoço, preferindo os desenhos animados da disney chanel, enquanto outros mencionam terem tempo para brincar com o seu animal de estimação, antes de saírem de casa para a escola. Apenas duas crianças vão para o ATL antes do período de aulas.

48

Das 09:00 às 12:30 da manhã: as aulas da manhã

Às 09:00 toca a campainha da escola e a hora de entrarem para a sala de aula. Desde as 09:00 até às 10:30 as crianças iniciam o seu dia escrevendo a data e, logo de seguida, começam ou com português ou com matemática. Das 10:30 até às 11:00 as crianças vão para o recreio, brincando com os seus amigos às escondidinhas, casadinhas, apanhadinhas, futebol, entre outros. Às 11:00 toca novamente a campainha para regressarem à aula, continuando assim ou com o português ou com a matemática, até às 12:30.

Das 12:30 às 14:00 da tarde: é a hora do almoço

A grande maioria das crianças almoça na escola, com apenas 3 irem almoçar a casa. Este é o período do dia que as crianças mais gostam, porque têm mais tempo para brincarem.

Das 14:00 às 16:00 da tarde: regressam novamente às aulas

É a seguir ao almoço que as crianças se dedicam ou estudo do meio e às atividades de expressões artísticas. Faltando poucos minutos para o fim da aula a professora dá indicações sobre os trabalhos de casa a realizar para o dia seguinte.

Das 16:00 às 19:00 da tarde: novas atividades de carater educativo

É neste período do dia em que há uma grande diversidade de atividades. Cerca de 50% das crianças, após terminarem o seu dia de aulas, vão para o ATL, até por volta das 18:30, realizar os trabalhos de casa.

Das 16:30 até às 17:30 3 crianças frequentam as AEC´s com o mundo das letras e o inglês. Após terminarem as AEC´s duas dessas crianças ainda vão para o ATL fazer os trabalhos de casa e outra criança vai para casa dedicar-se aos trabalhos de casa.

Apenas duas destas crianças não frequentam o ATL, nem as AEC´s, mas quando terminam as aulas vão para casa dedicar cerca de uma hora e meia para a realização dos trabalhos de casa.

Das 19:00 às 21:00: tempo de estar em família

É neste período do tempo que as crianças permanecem em casa, dedicando-se às atividades de higiene pessoal e às atividades de lazer, como brincar com os irmãos, com os animais de estimação ou até mesmo ver televisão e jogar no tablet, computador, psp. É também nesta altura do dia que as crianças permanecem em família ajudando os pais na hora do jantar. Há quem ainda tenha atividades de caráter desportivo, como o futebol, natação, dança.

49

Das 21:00 às 22:00: tempo livre

Após o jantar, a maioria vê televisão ou joga nas novas tecnologias. Uma pequena percentagem prepara-se para ir para a cama descansar para próximo dia.

Das 22:00 à meia-noite: grande parte das crianças já dorme

A partir das 22:00 a maioria das crianças está a deitar-se para dormir, enquanto, duas estão acordadas até à meia-noite a ver televisão.

Documentos relacionados