• Nenhum resultado encontrado

5. O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

5.2 O CONTEXTO DA UNIOESTE

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE foi reconhecida na década de 1990. Conta atualmente com 1.136 professores; 959 são docentes efetivos e 177 docentes em regime especial. Possui 9.475 alunos matriculados em 64 cursos de graduação; 1.284 acadêmicos em 41 cursos de pós-graduação lato sensu, 449 alunos em 11 cursos de mestrados e 34 alunos em dois cursos de doutorado. Conta ainda com 1.066 técnicos administrativos efetivos e 108 funcionários contratados (estagiários)35. Além dos cursos de graduação e pós-graduação, realiza cursos de atualização e de extensão em caráter eventual, atendendo a solicitações da demanda regional.

Caracteriza-se como uma Universidade multicampi, constituindo-se do Campus de Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Marechal Cândido Rondon e Francisco Beltrão. A Reitoria, órgão central executivo da administração superior, situa-se no campus de Cascavel, juntamente com a Assessoria de Comunicação Social e as pró-reitorias: de administração e planejamento, pesquisa e pós-graduação, graduação e extensão. Possui ao todo cinco centros de conhecimento, sejam: Centro de Educação, Comunicação e Artes; Centro de Ciências Sociais e Aplicadas; Centro de Ciências Biológicas e da Saúde; Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas; Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Possui também vários outros serviços destinados a atender seus alunos e a comunidade externa, como por exemplo: o Núcleo de Estudos Interdisciplinares (NEI), que se constitui em um órgão de apoio à formação continuada. É responsável pela realização de eventos, cursos e projetos na área da educação e ciências afins; Diretoria de Informática (DRI); Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT); Núcleo de Pesquisa e documentação (CEPEDAL); Programa de Educação Especial (PEE), que entre inúmeras atividades desenvolvidas, tem como objetivo principal atender ao aluno com deficiência no decorrer de sua permanência na Instituição, entre outros setores. A partir da década de 80, a população preocupada com a educação de seus filhos empenhou-se em um movimento de conquistas pelo ensino superior no oeste do Paraná. Essa década foi fundamental para instituir as bases de

35

uma Universidade regional na congregação das faculdades até então isoladas que se encontravam na região. Para tanto, esse movimento regional de reconhecimento da Universidade tinha como propósito transformar as faculdades já existentes de ensino pago em uma Universidade pública e de qualidade.

A UNIOESTE foi criada a partir da integração de quatro faculdades municipais isoladas (de ensino não gratuito), a saber: no município de Cascavel a FECIVEL, criada em 1972; em Foz do Iguaçu a FACISA, criada em 1979, a FACIMAR, em 1980, na cidade de Marechal Cândido Rondon; e em Toledo a FACITOL, também em 1980.

Em 05 de agosto de 1994, o Conselho Estadual de Educação (CEE/PR) deliberou por unanimidade o reconhecimento da UNIOESTE, sob o Parecer nº. 137/1994, remetendo o processo ao MEC, para ato ministerial de homologação. Tal ato ocorreu em 23 de dezembro do mesmo ano, sob a Portaria nº. 1.784-A/1994.

No estatuto aprovado em 1999, Resolução nº. 17/1999, o Conselho Universitário (COU), dispõe em seu no artigo 1º:

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, autorizada pela Lei Estadual nº. 8680, de 30 de dezembro de 1987, instituída pelo Decreto nº. 2352, de 27 de janeiro de 1988, transformada em autarquia pela Lei Estadual nº. 9663, de 16 de julho de 1991, e reconhecida pela Portaria Ministerial nº. 1784-A, de 23 de dezembro de 1994, é entidade autárquica estadual, sem fins lucrativos, com estrutura multicampi, dotada de personalidade jurídica de direito público, com sede da Reitoria e foro na cidade de Cascavel, Estado do Paraná. O estatuto da UNIOESTE prevê que o ensino tem por objetivo estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico, promover o conhecimento dos problemas nacionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade. Além disso, a Universidade propõe-se a formar recursos humanos para a inserção em setores profissionais relevantes ao desenvolvimento da região. Para tanto, sugere a participação dos acadêmicos e corpo docente em pesquisas locais, regionais, nacionais e internacionais, a fim de produzir conhecimento inovador, adequado à realidade e comprometido com o desenvolvimento do ser humano.

Dessa maneira, acredita-se que a Universidade concretiza seu sentido e atinge sua finalidade quando o fazer acadêmico se torna acessível à sociedade contribuindo, assim, para seu aperfeiçoamento e melhoria na qualidade de vida da população. Deve, através de programas de extensão, relacionar-se com a comunidade externa, tornando-se um instrumento capaz de colaborar no desenvolvimento econômico, cultural e social, no âmbito regional ou nacional, cumprindo sua função na democratização do saber.

A porta de acesso para a referida instituição é o concurso vestibular, que, a partir de 2006, passou a ser feito em duas etapas, com questões de múltipla escolha. A primeira etapa caracteriza-se como prova de conhecimentos gerais; a segunda etapa consta de uma prova de redação e prova de conhecimentos específicos.

Para o vestibular de 2009, foi aprovada a reserva de vagas de, no mínimo, 40% para alunos oriundos de escola pública, os quais, para poderem concorrer como cotistas, devem atender à exigência de terem feito as quatro séries finais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) e o Ensino Médio em escola pública.

A UNIOESTE conta hoje com cinco Bibliotecas, localizadas em seus cinco campi, para atender a uma comunidade superior a trinta mil pessoas. A Biblioteca Central localiza-se no campus de Cascavel. O acervo da biblioteca compreende todas as áreas do conhecimento para atender aos diversos cursos oferecidos pela Universidade.

A instituição, em sua cidade-sede, Cascavel, conta com o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HU), que dispõe de atendimento especializado nas mais diversas áreas da medicina e funciona como local de estágio supervisionado para os cursos de medicina, fisioterapia e farmácia. O Hospital atende a uma população de aproximadamente dois milhões de habitantes, não só do município de Cascavel, como também da região oeste e de outros Estados.

Outro serviço destinado à comunidade é realizado através da clínica odontológica e do centro de fisioterapia, que oferece atendimento à população nas diversas especialidades odontológicas e fisioterapêuticas.

5.3 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE AÇÕES RELATIVAS ÀS