• Nenhum resultado encontrado

6 CAVANDO AS BÚLICAS

6.2 O contexto e os narradores brincantes

A presente pesquisa foi realizada na Escola Classe Aspalha – pertencente à rede pública de ensino da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) – localizada na comunidade rural Córrego do Palha, no Setor de Mansões do Lago Norte (SMLN), trecho 4, chácara 60. As crianças participantes da pesquisa são, em grande parte, residentes na cidade18 do Itapoã (12), seguidas dos trechos 4, 5 e 7 do Lago Norte e cidade do Paranoá. Quanto à escola de origem, cabe salientar que as crianças vieram de diferentes escolas da Asa Norte, Varjão, Lago Norte, Asa Sul, Paranoá e que três estudantes não cursaram a Educação Infantil, o que caracteriza sua vinda como “Do lar”.

Figura 2 – Localização da Escola Classe Aspalha

Fonte: IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Bases Cartográficas. Disponível em: https://downloads.ibge.gov.br/downloads_geociencias.htm

GeoPortal-DF. Bases Cartográficas Distrito Federal. Disponível em: https://www.geoportal.seduh.df.gov.br/mapa/#

18 Opto pelo termo cidade ao me referir ao local de moradia das crianças em oposição à

nomenclatura oficial utilizada no Distrito Federal: região administrativa - RA, apoiando-me nas reflexões apontadas por Tonucci (2016) sobre o potencial educativo das cidades, em Fernandes e Sobrinho (2016) no que se refere às memórias dos saberes/fazeres aprendidos na localidade de experiência dos sujeitos e em Paviani (2001), quando aponta para a mobilização social para oficialização das cidades satélites do DF.

O prédio da escola é em formato retangular. No centro da construção, existe um pátio central, onde são distribuídas as cinco salas de aula, sala dos professores, secretaria, sala de leitura, sala de direção/coordenação, banheiros, cozinha e, ainda, a sala do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), localizada atrás da secretaria escolar, com entrada pela sala de leitura.

Figura 3 – Imagem externa da escola

Fonte: Arquivo da autora (2018)

Na área externa há um banheiro e dois depósitos (que alojam materiais de limpeza e material escolar). As áreas externas possuem uma área destinada à horta, uma lateral cimentada, uma quadra aberta, um parquinho com área verde frontal e um estacionamento.

A sala de aula das crianças participantes da pesquisa está localizada no canto esquerdo do pátio, entre as salas de aula dos alunos do 4° ano e do 5° ano. Possui janelas altas, o que impede as crianças de avistar a área externa - área verde que circunda a escola e faz a fronteira com a chácara vizinha.

As áreas que crianças consideram como espaço permitido para brincadeira são: pátio frontal – com a cobertura de uma tenda; quadra aberta; lateral da quadra; e, estacionamento, bem como as áreas de espaço de convivência reformuladas – bancos, central de hastear bandeiras e calçada de entrada da escola, ou seja, os espaços externos.

Esta pesquisa deu-se com a anuência da direção da escola a partir da tramitação exigida pela Secretara de Educação do Distrito Federal19 e autorização20 das famílias, bem como das próprias crianças, conforme será apresentado em item posterior.

Durante o segundo semestre de 2018, o acompanhamento das brincadeiras das crianças da turma 1°A da Escola Classe Aspalha aconteceu semanalmente, com frequência variada, sempre no período matutino, com exceção dos dias em que acompanhamos as atividades das crianças na Escola Parque21.

Ainda no período em questão, foi possível acompanhar a turma – composta por 16 meninos e 9 meninas, com idade entre 6 e 7 anos22 –, além da professora regente e uma monitora que acompanhava a turma durante quatro dias por semana, sendo auxiliar de sala.

A partir das informações colhidas na secretaria escolar e em documentos da escola, é possível afirmar que o perfil da comunidade escolar vem se alterando ao longo dos anos. Se, há algum tempo, a escola atendia, em sua maioria, às crianças da comunidade que residem nos trechos do Lago Norte, vimos, nos dados do censo, que as crianças da turma estudada residem, em sua maioria (16), em cidades próximas (Paranoá e Itapoã). Tal fato se dá por dois fatores principais: o primeiro relaciona-se à falta de vagas nas escolas daquelas localidades e o segundo, pela baixa demanda por vagas dos chacareiros da localidade. Destaca-se também que muitas crianças que residem relativamente próximas à Escola Classe Aspalha, ou seja, na Região Administrativa do Lago Norte, ou estudam em escolas particulares, ou em escolas do Plano Piloto.

Com base nas informações colhidas no PPP da escola, a Comunidade do Palha – local onde se insere a EC Aspalha – teve seu processo de formação no ano de 1957, ainda no período da construção da nova capital, quando um dos trabalhadores – senhor Enéias – ali fixou moradia, junto com sua família, plantando alimentos para sua subsistência e, posteriormente, cedendo partes da terra para amigos e parentes.

19 Documento de aceite no apêndice. 20 Idem

21 As crianças frequentam a EC Aspalha no turno matutino; e a EP, no turno vespertino.

22 Observando as regras de matrícula da SEEDF as crianças que completam 6 anos de idade até 30

de março do ano corrente são matriculadas no 1º ano do Ensino Fundamental. Sendo assim, 5 (cinco) crianças da turma finalizaram o ano letivo ainda com 6 anos de idade.

Alguns anos depois, a comunidade já contava com cerca de 300 moradores que identificaram a necessidade de uma escola. No ano de 1995, em um galpão cedido por moradores, foram iniciadas as atividades escolares, regulamentadas no ano de 1998, com a publicação, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), da criação da EC Aspalha. Contudo, o prédio definitivo para abrigar a escola somente foi entregue à população no segundo semestre do ano 2000.

A escola que, anteriormente, havia participado do projeto Mais Educação, o qual atendia aos alunos em período estendido de nove horas, devido à falta de estrutura, não continuou no projeto. Atualmente, ela aderiu ao projeto Rede Integradora: modelo educativo que conta com carga horária de dez horas/aula diárias, de segunda-feira a sexta-feira, sendo sua organização assim contemplada:

No matutino, os estudantes matriculados neste turno, estarão em um tempo de 5 (cinco) horas com atividades oferecidas na e por essa unidade de ensino/UE, estando no vespertino na Escola Parque 210/211 Norte, acrescendo mais 5 (cinco) horas com atividades curriculares nas oficinas nas áreas de conhecimento de Artes Cênicas e Visuais, Educação Física e Música. Os estudantes matriculados no turno vespertino, estarão em um tempo de 5 (cinco) horas, com atividades oferecidas na e por essa unidade de ensino/UE no turno vespertino estando no turno matutino na Escola Parque 210/211 Norte acrescendo mais 5 (cinco) horas com atividades curriculares nas oficinas nas áreas de conhecimento de Artes Cênicas e Visuais, Educação Física e Música. (PPP, 2018, p. 12)