• Nenhum resultado encontrado

Abordagem construcionista

3.1 O contexto e os sujeitos da pesquisa

A pesquisa foi desenvolvida na Associação Educacional Toledo (Figura 7, 8 e 9), localizada na cidade de Presidente Prudente - interior do Estado de São Paulo, que iniciou suas atividades no dia 02 de março de 1961. Atualmente conta com os cursos superiores de Direito (1961), Administração de Empresas (1970), Ciências Contábeis (1970), Serviço Social (1984) e Ciências Econômicas (1985), com setores de apoio acadêmico, visando o desenvolvimento cientifico e vínculo entre a comunidade regional e local com a finalidade de atender às aspirações e demandas da sociedade. Dentre estes setores podemos citar:

• NEPE (Núcleo de Estudos e Pesquisas), que tem por objetivo gerenciar e difundir conhecimento científico, técnico e de fundamentação teórico-metodológico

produzido pelos alunos e professores da instituição, contribuindo, dessa forma, para a construção do processo crítico-analítico que produz o desenvolvimento sócio-cultural da comunidade;

• NET (Núcleo de Estágio da Toledo), uma estrutura operacional que congrega as gestões de estágio dos cursos de Direito, Ciências Contábeis, Administração, Ciências Econômicas e Serviço Social. Tem por finalidade precípua possibilitar a integração multidisciplinar dos cursos, bem como desenvolver procedimentos operacionais integrados;

• DEPEMO (Departamento de Estágio e Monografia), oferece aos alunos do Curso de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas atividades educacionais alternativas para o aprimoramento do seu conhecimento, através de orientação metodológica da pesquisa, acompanhamento de estágio e de atividades complementares. Possibilita ao jovem estudante uma formação integral, através do exercício prático da futura profissão, consolidando a cidadania e promovendo o seu desenvolvimento em sociedade;

• Empresa Junior Toledo, criada em 1993 vem prestando diversos serviços à comunidade. É uma associação civil de utilidade pública que oferece aos alunos da instituição oportunidades da prática profissional através de consultorias, assessorias, pesquisas e estudos organizacionais para desenvolvimento cultural, econômico, social e ético dos alunos, das organizações e da comunidade.

Fiel a seu compromisso de fornecer à sua clientela um ensino que prima pela qualidade, oferece os cursos de Especialização (Direito Processual - Civil, Penal e Trabalhista e Gestão de Negócios para Pequenas e Médias Empresas) e cursos de extensão. Os cursos de extensão visam à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição. Um exemplo recente desta conquista foi à implantação do curso Toledo Aberta à Melhor Idade, que é uma proposta de educação permanente dirigida a pessoas de ambos os sexos, com mais de 45 anos,

interessadas em atingir melhoria dos seus níveis de saúde física, mental e social e, fundamentalmente, atualizar seus conhecimentos.

Nestes 43 anos de existência já formou mais de quinze mil profissionais.

Figura 7 – Fachada da Associação Educacional Toledo de Pres. Prudente-SP

Figura 9 – Sala dos professores

O corpo docente da instituição no ano da pesquisa (2001) é composto de 103 professores, dos quais vinte e seis pertenciam a área da Administração de Empresas. No corpo docente do curso de Administração de Empresas havia três bacharéis, dezesseis especialistas, três mestres e quatro doutores.

O campo de estudo foi o curso de Administração de Empresas, disciplina “Informática Aplicada”, 1o Ano - noturno. A carga horária da disciplina é de 120 horas/ano, divididas em 4 horas/semanais, às quartas e quintas-feiras.

O número total de alunos da disciplina Informática Aplicada era de 78 alunos. Por ser uma disciplina prática, havia necessidade de microcomputadores. Por esta razão, a Coordenação do curso dividiu a classe em 2 turmas, ficando Informática Aplicada A e B, com 34 alunos/cada. Sendo assim, além da sala de aula (Figura 13), onde eram ministradas as aulas teóricas, cada turma utilizava um laboratório específico de informática - aulas práticas (Figura 14).

Figura 10 – Sala de aula

O laboratório de informática era equipado com 35 microcomputadores/cada, com monitores de 15 polegadas, winchester de 20 Gbyte, CD-Rom, impressora compartilhada central laser (8 ppm), conectados à internet speedy (512 Mbyte) e interligados através de rede local. Nos microcomputadores estavam instalados softwares como: Sistema Operacional (Windows NT), Editor de Texto (Word), Planilha Eletrônica (Excel), Apresentação (Power Point) – pacote MS-Office, Internet (MS-Internet Explorer) e correio eletrônico (MS-Outlook Express) e anti-vírus. Havia ainda um microcomputador exclusivo para o docente interligado a um projetor multimídia.

Figura 11 – Laboratório de Informática IV

As provas regimentais eram realizadas semestralmente, com notas de 0 a 7 pontos. Aos trabalhos individuais e/ou em grupos eram atribuídas notas de 0 a 3 pontos. A soma destas notas totalizava 10 (dez) pontos. A média final do aluno era obtida através da somatória das notas do primeiro com a do segundo semestre, divididas por dois. Para aprovação na disciplina, a média final deveria ser igual ou maior que 6 (seis). Este critério é regimental e uma exigência da instituição.

Quanto aos sujeitos da pesquisa, isto é, os alunos do curso de Administração de Empresas, 1º Ano – noturno, apresentavam o seguinte perfil29:

• faixa etária dos alunos matriculados:

• 36,05% - menor que 18 anos;

• 37,21% - entre 18 e 21 anos;

• residência: 63,64% residiam em Presidente Prudente-SP;

29

Fonte: dados extraídos do Projeto pedagógico do curso de Administração de Empresas da Associação Educacional Toledo para o ano de 2001.

• moradia: 74,24% possuíam moradia própria;

• faixa salarial:

• 39,39% - entre 1 a 4 salários mínimos;

• 6,06% - entre 5 a 10 salários mínimos;

• empregabilidade:

• 43,94% eram funcionários de empresas privadas;

• 39,39% não trabalhavam;

• meio de transporte: 43,94% - ônibus como 1a opção;

• conhecimentos anteriores:

• 87,88% realizaram curso médio (colegial);

• 69,70% eram provenientes de escolas públicas;

• 78,79% não realizaram cursinho preparatório para o vestibular;

• 13,64% já tinham realizado outro curso superior;

• idioma estrangeiro: 82,61% conheciam de forma razoável (principalmente o inglês);

• escolha do curso:

• 28,79% pela realização ou aptidão pessoal;

• 34,85% por ter mensalidades acessíveis;

• escolheram a instituição: 63,08% pelo conceito de desfruta.

As fases da pesquisa desenvolvida na Associação Educacional Toledo, no curso de Administração de Empresas – 1o ano em 2001 serão descritas a seguir de maneira que se possa entender a organização das atividades realizadas nesta investigação.