• Nenhum resultado encontrado

MARÍLIA SALDANHA DA FONSECA

O CORPO FALA E SIGNIFICA Expressão Corporal

Segundo Rector e Trinta, "nossa aparência física é culturalmente programada. (...) É aprendida, pois não nascemos com ela. Conformamos e adaptamos o corpo segundo padrões sociais estabelecidos e adotados por convenção. Aprendemos a nos movimentar, a nos posicionar, formal e informalmente, de acordo com circunstâncias socialmente determinadas. (...) Pessoas que convivem durante longos períodos passam a se parecer. (...) Trata-se de um processo de identificação. (...) Nosso corpo é uma mensagem, que anuncia ou denuncia o que somos e pensamos. (...) Essa comunicação confunde-se com a própria vida. (...) A comunicação serve, em primeiro lugar, à sobrevivência, individual e coletiva; em segundo, às extensas redes de troca social, pelas quais se forma e se transforma a própria realidade. (...) A comunicação supõe a alteridade, senão a pluralidade. Comunicar é atuar sobre a sensibilidade de alguém, buscando mobilizá- lo, convencê-lo ou persuadi-lo. (...) A 'construção' possível de uma 'imagem social' requer consciência e controle de gestos e posturas. E a expressão gestual serve tanto a uma intenção cognitiva, expressiva ou descritiva, quanto a referências de ordem afetiva".

Identidade corporal

Edith Derdyk diz que "o corpo, com seus impulsos e reações, é a manifestação de uma vontade. O corpo é nosso querer no mundo, tornando possível a percepção de uma identidade, história única do indivíduo. A noção do si-mesmo é assentada na experiência da vida num corpo. (...) O corpo humano pode ser considerado como um instrumento de formação e de modificação do mundo. (...) Conhecer e transformar nosso instrumento é conhecer e transformar o mundo. O corpo potencializa a materialização de nossos quereres no mundo, expressando até involuntariamente a necessidade de concretização de projetos. A presença corporal confirma o ser, o estar e o fazer do homem no mundo. (...) São milhares as maneiras de representar a figura humana, as quais, provavelmente, estiveram associadas às condições e circunstâncias

1

de uma certa época, bem como interligadas à relação que o homem mantém com seu próprio corpo: reflexos de uma determinada visão do mundo. Cada época desenha sua figura, sua imagem, sua persona cultural. (...) Inclusive as várias formas e posturas corporais que os próprios artistas assumiram ao desenhar refletem toda uma maneira de estar no mundo".

Objetivos

Tomar ciência de seu próprio corpo como um organismo unificado. Conhecer algumas possibilidades expressivas do corpo.

Tornar possível a percepção da identidade corpórea.

Dinâmicas 1 O corpo 2 As mãos Comentários OS SENTIDOS Objetivos

Sensibilizar para reflexões sobre os sentidos.

Discutir sobre a importância, a função e as características dos cinco sentidos. • Dinâmicas

1 Os cinco sentidos 2 Experiências sensoriais

As obras de Lygia Clark descritas a seguir podem ser recriadas em classe pelo professor e seus alunos, adaptadas aos recursos materiais disponíveis, para a realização de algumas das experiências sensoriais sugeridas pela artista em sua obra:

1. "Livro sensorial" (1966) "Livro composto por folhas feitas com sacos de plástico transparente,

contendo em seu interior diferentes materiais, visando proporcionar uma leitura sensorial tática diversificada. As páginas são recheadas de elementos destinados à leitura tátil, tais como conchas, pedacinhos de tubo plástico, lã de aço, pedras alternadas com páginas de alumínio rígido."

2."Luvas sensoriais" (1968)"Luvas feitas de vários materiais e tamanhos, usadas pelos participantes, que

seguram bolas de dimensões e texturas diferentes, levando-os a redescoberta do tato à medida que repetem a experiência sem a luva."2

• Comentários

RISCOS À SAÚDE

Objetivos

Adotar uma atitude crítica quanto ao uso correto de medicamentos.

Analisar os perigos de substâncias químicas usadas nos produtos de limpeza e conservação das casas. Refletir quanto ao abuso de produtos químicos na alimentação.

Refletir sobre os fatores que contribuem para preservar e/ou destruir a saúde de nosso planeta. • Aquecimento

• Dinâmicas

Há substâncias químicas seguras?

• Comentários

ATIVIDADE 1: OS DOMISSANITÁRIOS

2

Selecione cinco ou mais produtos de limpeza (domissanitários). Use os rótulos desses produtos para preencher o quadro abaixo: INFORMAÇÕES DE EMBALAGEM

Domissanitários Marca comercial Uso Composição

Química Cuidados e Preocupações Observação 1 2

(a) Os produtos relacionados são inofensivos? (b) Que produtos são mais perigosos?

(c) É costume ler o que vem nas embalagens?

(d) Você conhece alguém que tenha se intoxicado com domissanitário? Conte como foi.

Conclua:

(a) Por que ao embalar compras domésticas devemos separar os produtos de limpeza dos alimentares? (b) O que é feito com as embalagens vazias dos domissanitários?

(c) Como as pessoas guardam os domissanitários? (d) Que cuidados devemos ter com os domissanitários?

ATIVIDADE 2: OS MEDICAMENTOS Selecione bulas e embalagens vazias de diferentes medicamentos. Use as bulas desses produtos para preencher o quadro abaixo: medicamento

laboratório

indicações contra- indicações

modo de usar efeitos

colaterais

observação.

1

2

(a) Você costuma ler a bula dos medicamentos? (b) Onde os medicamentos são guardados em sua casa?

(c ) Que medicamentos são usados com maior freqüência em sua casa?

(d) Você já consumiu medicamentos através de propaganda ou por indicação de amigos? (e) Você conhece alguém que tenha tido intoxicação por uso de medicamentos? Conte como foi. Conclua:

a) Quem deve indicar (prescrever) o uso de medicamentos? b) Onde os medicamentos devem ser guardados?

ATIVIDADE 3: OS ADITIVOS ALIMENTARES E SEUS PERIGOS QUANDO INGERIMOS EM EXCESSO

Pense nas situações:

1 - Você costuma ler o que vem na embalagem dos produtos enlatados? O que lê? 2 - Você sabe o que são os códigos que aparecem nas embalagens?

3 - Você verifica se a embalagem está perfeita, em boas condições? O que observou nelas? 4 - Cor e aroma são fatores importantes para dizer se um alimento é saudável? Por quê?

5 - Que critérios você usa para escolher determinado produto enlatado? Propaganda? Preço? Gosto? Selecione rótulos de produtos alimentares industrializados (latas de salsicha, patê, sorvete,

refrigerante).

Com auxílio do Anexo 3, que apresenta códigos que aparecem nas embalagens, preencha o quadro abaixo.

ALIMENTO (NOME) A D I T I V O S A L I M E N T A R E S

Código O que representam

1 2

Conclua:

1- Todos os aditivos são realmente necessários?

2- Porque é recomendável evitarmos o consumo excessivo de produtos enlatados? 3- Qual a função dos alimentos? Os aditivos cumprem a sua função?

ANEXO 3

Tabela de códigos de aditivos para gêneros alimentícios--Decreto n.o 55.871 de 21/03/65

CORANTES