• Nenhum resultado encontrado

O cultivo da cana de açúcar e os cuidados para mantê-la produtiva

3- EVOLUÇÃO DO SISTEMA CANAVIEIRO: O CASO DA DESTILARIA UNA, NO

3.3 Os processos de produção da cana-de-açúcar: do plantio a comercialização do

3.3.2 O cultivo da cana de açúcar e os cuidados para mantê-la produtiva

Após a finalização da fase de preparação da terra o momento é de plantar a cana-de-açúcar, para compreender essa fase é necessário conhecer como ocorre esse processo.

De acordo com um dos administradores agrícolas da Destilaria Una:

Planta-se a cana nos meses de maio a julho, por apresentar um aumento das chuvas nas áreas destinadas ao cultivo da cana-de- açúcar. Mas também o plantio pode ser feito quando não há chuvas, dessa forma usamos o processo de irrigação para molhar a terra (A. A. L.).

Ainda de acordo com o administrador supracitado, para plantar a cana não se utiliza sementes, usa-se o seu próprio caule. Após a fase adulta com aproximadamente de um a dois metros de altura e com dezessete centímetros de espessura a cana está adequada ao plantio.

Dessa forma, a cana é cortada e levada ao local de plantio. Depois de cortada a cana é retirada e transportada por meio de “enchedeiras” ou “carregadeiras” que retiram do campo a cana e levam até os caminhões ou tratores com carroções, esses por sua vez levam a cana até o local destinado ao plantio onde é descarregado.

Quando chega aos talhões onde a cana irá ser cultivada, a terra encontra-se preparada, onde é feita a semeação dos caules. Para realizar esse trabalho, os usineiros, fazendeiros e produtores de cana-de-açúcar, contratam um determinado número de pessoas que possa realizar de forma bem sucedida esse tipo de atividade. Eles espalham a cana no terreno e colocam sobre os sulcos feitos pelo

trator no preparo da terra. O cultivo da mesma não é feito aleatoriamente, é necessário obter algumas regras como afirma o plantador de cana-de-açúcar:

Primero a cana é colocada na levada bem estirada de uma a uma na frente da outra, mai as vez coloco duas junto da outra quando o dotor pede. O gomo da cana deve ser colocado na mesma direção, e uma deve passar a outra em torno de 20 cm. (M. S. D.). Depois que a cana é semeada, se aplica o calcário que seve para destruir as bactérias presentes no solo. A pesar de matar os microorganismos existentes no solo, compromete também o nascimento da cana. Em vários casos é feito adubação para manter o terreno em condições favoráveis de plantio. A adubação é feita nas áreas onde o solo é menos produtivo.

Em seguida, a cana é coberta. A cobertura é realizada de duas formas, através de um trator por meio de uma grade que espalha a terra dos sulcos sobre a cana ou através da força humana, com a ajuda de uma enxada que vai soterrando a cana. Atualmente, para o auxílio dessa atividade vem sendo bastante utilizada à cobertura feita através do trator, porque é mais rápido e prático. O que o homem leva para realizar em uma semana o trator faz em um dia. Dessa forma, a máquina vem substituindo cada vez mais o trabalho realizado pela força humana. Sobre esse fator iremos especificar com mais detalhes nos próximos tópicos.

Para se desenvolver bem o caule da cana deve ser coberto em torno de 30 cm de terra para proteger a cana de ficar exposta ao sol e a deixar em condições adequadas para que obtenha do solo todos os nutrientes possíveis para seu nascimento.

Realizado esse processo o agricultor espera aproximadamente 15 (quinze) dias para o nascimento da cana. Depois de nascida, iniciam-se as fases de cuidados com a planta para obter o desenvolvimento favorável para a produção.

Quando as plantas estão na fase de crescimento identificam a presença de ervas daninhas junto a elas, que se não combatida a tempo prejudicam o desenvolvimento da mesma. Um entrevistado que trabalha na plantação de cana- de-açúcar, relata que:

Quando os matos nascem junto da cana, noi fai a limpa da cana com a enxada pa o mato não matar a cana. Essa limpa serve para noi botar mai terra no pé da cana, pa ela ta mai coberta e protegida, assim ela cresce mai rápido e saudável. (S. J. S.).

Quando se planta a cana em períodos em que a chuva se encontra escassa, ou seja, em períodos secos, optamos pela irrigação que se torna um processo indispensável para o progresso da cultura canavieira. Esse processo é realizado por meio dos açudes que se encontra aos redores da área onde a cana está implantada. Pode-se também realizar através de valas16 construídas ao longo dos canaviais. A irrigação pode ser feita também até mesmo nos lugares distantes e de altitudes elevadas. Podemos afirmar que esse progresso determina cada vez mais o uso de motores em períodos secos.

Enquanto a cana vai crescendo as ervas daninhas não se desenvolvem rapidamente como antes, porque a cana se espalha e impede que os raios solares penetrem no solo, sobre o espaço onde a mesma se desenvolve. Por esse motivo não é necessário limpar frequentemente o terreno.

Para poupar bastante no processo de desenvolvimento da planta, os usineiros e fazendeiros que investem na produção de cana-de-açúcar, usam os herbicidas17. Que são aspergidos com o auxílio do trator, por meio de um instrumento específico e único usado para esse fim, que asperge todo o canavial regando os vegetais. Também pode ser realizado através de uma bomba individual que os camponeses ou empregados utilizam em suas costas para aspergir o produto tóxico sobre a planta. Os camponeses que exercem essa função, antes de tudo devem procurar uma clínica e fazer os exames cabíveis para não sofrer com as consequências do produto que é tóxico. Além de se proteger contra as palhas da cana e o contato direto com o produto, já que os indivíduos só desempenham essa função quando o trator não pode se locomover sobre o canavial, ou seja, quando o canavial não oferece condições favoráveis para que as máquinas possam praticar o serviço.

Em várias ocasiões a plantação de cana-de-açúcar não oferece boas condições ao desenvolvimento, quando isso ocorre à solução é fazer uma segunda

16 É um dos sistemas mais antigos de irrigação, este sistema se configura por meio de feitas entre as plantas. Essas valas são mais tarde cheias de água, se realiza através do trabalho manual por meios de bombas ou fluxo de gravidade. Hoje em dia, este sistema não é tão popular entre os proprietários, mas continua sendo utilizada por algumas usinas a exemplo, da destilaria Una Sapé/PB.

17

O herbicida é um produto tóxico que reduz ou elimina plantas infestantes (mais popularmente conhecidas como ervas daninhas). Por isso, substitui ou reduz a retirada mecânica ou manual das mesmas. Como também diminui a necessidade de manipulação da terra, ele também pode diminuir ou evitar a erosão do solo e a perda de água.

adubação. Sabemos que uma “boa produção” só ocorre quando se utiliza adubos químicos, que atribuídos por toda a plantação de cana em larga extensão de terra. A utilização de adubos orgânicos, que se caracterizam por serem naturais não são muito utilizados pelas empresas responsáveis pela prática dessa cultura. Acreditamos que isso ocorre pelo fato de que o adubo químico é mais fácil de utilizar, tanto pelo fato da dificuldade de aquisição quanto para a sua aplicação.

Atualmente, percebemos que através de um avião também é possível se aplicar o produto químico nos canaviais. A utilização desse produto é realizada quando a cana esta na fase adulta. O avião lança o produto no canavial para amadurecê-la deixando-a pronta para a colheita.

Ao passar por todo esse processo, a cana atinge a fase adulta no ponto certo para o consumo. Até chegar a essa fase é necessário praticamente um ano, porque a partir daí o seu caule já possui uma textura favorável, exigida pelo mercado consumidor. O caldo extraído da planta possui um gosto muito adocicado, isso quer dizer que a cana está no ponto certo para a produção de álcool e de açúcar.