• Nenhum resultado encontrado

5. O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR

5.3 Prêmio Nacional de Referências em Gestão Escolar – segundo os

5.3.1 O dossiê

Conforme os dados preenchidos na fase de cadastro da premiação, a escola municipal classificada foi fundada no ano de 1999, num prédio localizado na zona urbana do município. A escola atende ao ensino fundamental nos turnos da manhã e da tarde, e no turno da noite a modalidade presencial de educação de jovens e adultos em nível de ensino fundamental,

dispondo, no ano de 2008, de dezenove turmas totalizando 470 alunos matriculados.

Na ficha de cadastro a escola indicou como equipe técnico- administrativa a composição de um membro na direção, de três supervisores, de três coordenadores de curso e de um orientador educacional. A diretora da escola com 23 anos de exercício no magistério possuía, no ano de 2008, oito anos de experiência no cargo da direção da escola. Com formação universitária em licenciatura em Estudos Sociais – História e Pós-Graduação em Gestão Escolar e História do Rio Grande do Sul.

Entre as taxas de desempenho da escola, referentes ao ensino fundamental apresentadas na documentação, estavam:

Tabela 1 – Resultados escolares em porcentagem (%), dados gerais da Escola-2008

Ano Aprovação (%) Reprovação (%) Abandono (%)

2005 81 11 08

2006 86 10 04

2007 85 12 03

Fonte: Secretaria da escola/Dossiê, p.05

E quanto à educação de jovens e adultos:

Tabela 1 – Resultados escolares EJA em porcentagem (%), dados gerais da Escola-2008

Ano Aprovação (%) Reprovação (%) Abandono (%)

2005 - - -

2006 40 10 50

2007 62 03 35

No instrumento de auto-avaliação apresentado, a escola foi caracterizada como uma unidade de ensino com boa estrutura física, com um número de salas de aula suficiente ao atendimento da demanda recebida, com os setores de orientação e de coordenação, secretaria, refeitório, laboratório e biblioteca. A escola foi apontada também como mantendo um bom estado de conservação, no que se refere à limpeza e à pintura do prédio, assim como em relação à organização de seus diferentes trabalhos. Recursos didático- pedagógicos foram indicados de posse e de uso satisfatório.

No ano de 2008, a escola estava no seu décimo ano de trabalho e de atuação, vindo a participar da premiação com a bagagem de apenas uma década de experiência no campo da gestão escolar. No dossiê, a gestão foi descrita, pelos sujeitos-gestores, como composta por incipientes experiências, entendida como atravessando um período de construção de suas práticas. A parceria com a comunidade e a existência de um conselho escolar atuante foram destacados na redação que deu corpo ao dossiê entregue à comissão avaliadora da premiação.

O conteúdo da escrita mostrava uma gestão escolar comprometida com o desenvolvimento de um trabalho de qualidade, alicerçado em princípios democráticos e de autonomia, a qual busca oportunizar a melhoria de suas práticas, procurando assim se adequar às exigências do meio e agir em consonância com as expectativas da sua comunidade. Uma gestão escolar transparente, dinâmica, interdisciplinar, cidadã, colaborativa e disciplinadora, na qual a qualificação das práticas educativas, bem como o estreitamento das relações entre a escola e a comunidade têm se transformado em buscas constantes.

As práticas de gestão foram apontadas como promotoras do diálogo e dos processos de ação-reflexão-ação estabelecidos acerca do trabalho realizado pela equipe gestora, pelos docentes e pelo conselho escolar. Além da equipe diretiva e do conselho escolar, a escola destaca a atuação de representantes de turma (alunos) e de professores conselheiros, como outros formatos de representatividade envolvidos nos espaços e tempos democráticos desenvolvidos pela escola.

Dentre as atividades de gestão citadas constavam o controle intenso e cotidiano da freqüência dos alunos; o registro e a análise dos rendimentos de aprendizagem para fins de reformulação do trabalho pedagógico, como formas de gerar o monitoramento da aprendizagem; a elaboração de um laboratório de aprendizagem com vistas a dar conta das dificuldades de aprendizado; a coordenação dos conselhos de classe participativos, entendidos como importantes mecanismos para averiguar os avanços na aprendizagem individual. Essas ações desenvolvidas foram justificadas como necessárias para que a escola atendesse aos objetivos e às exigências do programa.

As inovações pedagógicas empreendidas pela escola centravam-se na atualização dos trabalhos de docentes por meio da proposta e da viabilização de salas temáticas, propiciadoras de atividades interdisciplinares; na flexibilização das propostas docente e do comprometimento dessas com a construção dos conhecimentos; no estabelecimento de grupos de estudo, no incentivo à formação continuada dos docentes e na realização de práticas formativas internas e externas, auxiliadoras inclusive, das proposições da secretaria de educação quanto ao atendimento das demandas da rede municipal.

Os trechos abaixo trazem um pouco do conteúdo do texto elaborado para justificar a candidatura da escola à premiação:

(...) A gestão da escola, para que a sua proposta seja assim desempenhada, precisa andar neste mesmo passo. Por abarcarmos toda essa diversidade, os alunos precisam ter a oportunidade de sentirem-se acolhidos, abrindo espaço para as suas manifestações, assim como a de suas famílias. A equipe gestora precisa, conseqüentemente, dedicar-se a ouvir a todos os atores do processo, para que consiga lidar com tal diversidade e assim construir um trabalho democrático.

A eficácia da escola, portanto, é coroada por se tornar um espaço acolhedor, no qual professores, funcionários, famílias e alunos possam contribuir e interagir, de maneira organizada, de modo que todos tenham voz e vez. Investimos num ambiente agradável, limpo, bonito e organizado. O trabalho é amplamente divulgado para a comunidade do município, de forma a proporcionar grande visibilidade, pois são atividades partilhadas com a sociedade, e com a intenção de contribuir para a sua evolução. (...)

O gestor, personagem de destaque na atual conjuntura escolar, na referida escola é descrito como aquele que busca acreditar e apostar na capacidade do grupo, motivar a consciência na solução dos problemas. Detentor de espírito de liderança, valoriza a atitude positiva, buscando a satisfação dos profissionais da escola. Bastante envolvida na implementação de uma gestão coletiva, a diretora procura trabalhar no sentido de que as decisões coletivas venham a agradar a todos, na administração cotidiana dos conflitos e das adversidades, bem como na proposição de metas participativas.

Na composição do dossiê são tecidas algumas críticas quanto à aplicação das avaliações externas de aprendizagem, realizadas em larga escala. Na seqüência o texto aponta para a proposta de implantação de um sistema global próprio de avaliação, a ser elaborado em consonância com os planos de estudos da escola, porém ainda não vigente em todas as etapas do ensino.

Foi apontada também a proposição de uma avaliação do desempenho docente, de aplicação futura, a ser realizada em período trimestral, a partir da visão e do entendimento dos alunos em relação aos seus professores. Sob o formato de questionário, almeja-se que essa avaliação leve em conta variáveis relativas aos recursos utilizados pelos docentes, aos investimentos em formação continuada, às práticas e ao trabalho desenvolvido em sala de aula, dentre outros. Outra idéia defendida nesse sentido, foi de estabelecer uma premiação por mérito aos professores, a qual sendo aferida por meio da realização de eleições junto aos alunos, terá como critério preponderante o desempenho docente.

5.3.2 Análises do dossiê e do conteúdo das falas dos sujeitos-