• Nenhum resultado encontrado

13 ANÁLISE INTERCASO

13.4 O ecossistema nas incubadoras

A área de atuação da incubadora pode ser considerada restrita, tanto no que se refere à rede de atores que possuem conhecimento de sua existência e finalidade, como à rede de apoio externa usufruída por um meio de incubação.

Quando questionados sobre o conhecimento da incubadora pelas pessoas que formam o seu ecossistema, a maioria dos gestores continua insatisfeito, já que muitas vezes a incubadora está sendo subsidiada por uma instituição acadêmica, tem sede física no complexo universitário, e mesmo assim, os alunos, professores, pesquisadores, e freqüentadores, em geral, não tem conhecimento de sua finalidade e/ou existência.

Ademais, com um ambiente restrito de percepção de atores externos à incubadora dentro da própria universidade, não é percebido com surpresa que o conhecimento na região, na comunidade próxima da incubadora seja menor ainda.

Alguns gestores, preocupados com essa pequena fatia de alcance da incubadora frente a sua área de atuação social e econômica, resolveram utilizar o marketing como ferramenta de aproximação da sociedade ou do meio acadêmico com o ambiente de incubação.

Essas ações promovidas são para suprir questões levantadas pelos gerentes como: “a incubadora não era conhecida.” E1; “a gente já notou que quem nos procura são pessoas de outras instituições ou da comunidade, não o nosso acadêmico, o nosso professor.” E7. Contudo, a programação de marketing, quando ocorre, é sazonal, e geralmente é procurada pelos gestores quando existe vaga na incubadora para novos projetos. Um trabalho contínuo de divulgação da incubadora, sua finalidade e seus benefícios, para a região onde a incubadora se insere, poderia resultar no aumento do ambiente de inserção.

Observando a teia de instituições ou órgãos que interage com a incubação de empresas, também é possível observar que seu ecossistema é restrito, já que são poucos órgãos que oferecem a maior parte dos benefícios para todas as incubadoras do Brasil.

Isso significa que são poucos atores que formam a cadeia externa de sustentação da incubadora, e essas instituições apóiam todas as trezentas e cinqüenta e nove incubadoras existentes no país. (ANPROTEC, 2006). Dessa maneira, os recursos são muito escassos e disputados, e em contrapartida são fundamentais para permitir a continuidade da atuação da incubadora, já que as mesmas não atingiram índices de auto-sustentabilidade.

A captação de recursos de órgãos de apoio ao movimento é um trabalho árduo a fim de desonerar as instituições mantenedoras das mesmas, e gerar mais incentivo, apoio e benefício ao seu incubado: “o nosso esforço é buscar de fora, para não ter que, a universidade, ainda, colocar mais recursos aqui.” E4.

A força de articulação dessas redes é fundamental para o suprimento da própria incubadora e os resultados obtidos resultam na intensidade de recursos que poderão ser revertidos aos incubados, sendo que, a maior parte dos recursos captados, é revertido, pela maioria das incubadoras, em capital de giro para o início

do negócio, capacitação dos empresários e articulação e estabelecimento de contatos através de feiras e eventos.

A grande força da incubadora são as instituições acadêmicas, as quais são as mais lembradas e citadas durante as entrevistas. Além dessas, os órgãos mais citados são: Sebrae Nacional, a Finep e a Rede Gaúcha de Incubadoras.

O Sebrae Nacional é a principal fonte de recursos de todos os entrevistados, já que através de editais é possível obter recursos financeiros para uso na incubadora de acordo com a livre escolha do gestor da incubadora beneficiada. A Finep é a outra fonte de recursos citada pela incubadora.

A Rede Gaúcha de Incubadoras é uma rede do Estado do Rio Grande do Sul que integra as incubadoras, essa rede é um canal direto para os gestores com o meio externo de seu ambiente. Nela é possível trocar experiência entre gestores, formar redes e articular-se, principalmente para formar consistência na solicitação de recursos, estar atualizado sobre as notícias relevantes para o meio de incubação, ou seja, permite a reciclagem e a articulação dos gestores das incubadoras de empresas.

Dentro desse ecossistema, vale destacar que as incubadoras fizeram distinção entre o Sebrae Nacional e o Sebrae Regional, sendo que o segundo recebeu 8 citações negativas nas entrevistas, já que adota uma postura mais de competidor com as incubadoras, do que potencial apoiador. Contudo, o custo de atendimento de uma empresa via incubadora é três vezes menor que o custo que o Sebrae tem para chegar a uma empresa e na cidade de Caxias do Sul, por exemplo, o Sebrae atinge 30% do total de micro e pequenas empresas, sendo que nesse percentual qualquer contato com o Sebrae é apontado como serviço prestado.

Diante desse cenário, a competição não é uma postura adequada, já que unidos, o Sebrae Regional e a Incubadora não conseguem atender toda a população de empresas que se propõe a cobrir em uma região.

A prefeitura também é citada como apoiadora de alguns projetos, e o CNPq está disponibilizando recentemente alguns editais cabíveis à candidatura das incubadoras.

A Anprotec também é citada como órgão nacional de articulação, reciclagem de informação e troca de experiência entre as incubadoras não só do País, como também de outras localidades; já que o evento vem assumindo proporções cada vez maiores.

As associações, órgãos de classe e sindicatos da área comercial ou do setor de atuação de muitas incubadoras também fornecem incentivo, e é visto pelos gestores como uma forma da incubadora obter visibilidade no meio empresarial, ou seja, tornar-se mais aparente para a sociedade como um todo. Os escritórios de transferência tecnológica também são lembrados como um importante vínculo entre a pesquisa acadêmica e o ambiente de incubação.

INCUBADORA DE EMPRESA FINEP 24 CITAÇÕES REGINP 49 CITAÇÕES CNPq 9 CITAÇÕES PREFEITURA 7 CITAÇÕES SEBRAE NACIONAL 44 CITAÇÕES SEBRAE REGIONAL 2 CITAÇÕES ANPROTEC

13 CITAÇÕES 15 CITAÇÕESCIC/ACI/ CDL

SEBRAE REGIONAL 8 CITAÇÕES NEGATIVAS ESCRITÓRIOS DE TRANSFERÊNCIA TECNOLÓGICA 5 CITAÇÕES ÓRGÃOS DE CLASSE DA ÁREA DE INFORMÁTICA 1 CITAÇÃO IEL/FIERGS 1 CITAÇÃO INSTITUIÇÃO ACADÊMICA 143 CITAÇÕES

Figura 39: Ecossistema das incubadoras Fonte: elaborada pela autora.

Dentre os impactos gerados por uma incubadora, os elementos levantados pelos gestores foram: empregos gerados, faturamento gerado, prejuízo de uma empresa que encerra suas atividades, arrecadação de impostos e desenvolvimento regional.

Uma alternativa que pode reverter em benefícios para as incubadoras é mensurar esse impacto, já que a minoria das pesquisadas possui a quantificação desses elementos citados. Essa é uma forma importante inclusive de justificar a necessidade de maior apoio e recursos nessa área.

O percentual de sobrevivência das empresas graduadas também foi identificado como impacto positivo de uma incubadora, sendo que a sobrevivência

média das empresas graduadas pelas incubadoras pesquisadas é de 85%, sendo que o índice mínimo obtido foi de 80% e o máximo foi de 90%.

13.5 Análise das incubadoras de empresas

A análise das incubadoras de empresas estudadas terá como base as categorias provenientes da revisão teórica, como mostrado no quadro a seguir.

Quadro 17: Estabelecimento das categorias Fonte: Elaborado pela autora.