• Nenhum resultado encontrado

O momento especial de genuína apreciação sob a ótica do cliente

4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

4.11 M OMENTO ESPECIAL DE GENUÍNA APRECIAÇÃO

4.11.1 O momento especial de genuína apreciação sob a ótica do cliente

O momento mais esperado durante todas as intervenções de IA foi o momento em que as pessoas genuinamente fossem capazes de apreciar a realidade ao seu redor, percebendo os pontos positivos que tinham, bem com as organizações, e, também, as oportunidades e potencialidades ainda não exploradas.

Eu diria que a Investigação Apreciativa pode criar um ambiente interno favorável para que esse ciclo venha a acontecer.. interno que eu digo, na própria alma da pessoa. É, quando a gente começa a perceber a possibilidade de que, focando o positivo em vez do negativo, focando a solução em vez do problema, focando o que a gente quer em vez do que a gente não quer, a gente começa a ter resultados mais eficazes (Cliente B).

Foi de comum acordo de todos os entrevistados que o método de investigação apreciativa alimenta nas pessoas um ciclo virtuoso, no qual as virtudes propostas, quando incutidas pelas pessoas, passam a fazer parte de suas vidas e, concomitantemente, constitui parte da vida organizacional também, “com certeza, pois a abordagem por si só é muito estimulante, o evento é muito agradável e os resultados geralmente são fantásticos” (Cliente A).

(...) eu acho que sim [um ciclo virtuoso é desenvolvido].. eu acho que, que a investigação apreciativa pode ser.. BEM USADA sim.. é.. pra gerar um ciclo de.. um ciclo de coisas boas.. eu não, eu Não digo assim.. não tenho experiência suficiente.. até seria interessante vivenciar.. ou, ou mesmo como consultor.. ter presenciado.. uma aplicação do método num ambiente, digamos assim, éé'.. mais difícil, né. Como não era o caso.. então isso não dava pra mensurar.. mas eu gostaria até a título de curiosidade, de vivenciar.. é.. isso num ambiente mais, mais problemático, mais negativo, pra até ver.. ver como a investigação apreciativa se sairia a longo prazo, digamos assim.. Ai. eu, eu.. eu tenho ressalvas com relação a essa resposta.. de que "cria um ciclo virtuoso'.. eu acho que cria MAS é.. essa questão de você não tratar nunca os problemas.. É UM PROBLEMA... (rsrs) [...] Ainda fica sempre aquele questionamento.. 'quando ele vai aparecer?!' .. (rs).. é porque, assim, isso pode descambar pra uma, pra um cinismo né.. um tratamento cínico das questões da organização né.. é como se tivesse uma regra.. 'perai.. aqui eu não posso falar.." (rs) "pois é negativa né" ... "não posso depreciar nada".. (Cliente D, grifo nosso).

Entretanto, existem, ainda, por parte dos clientes, desconfianças com relação a alguns valores propostos pela IA. Conforme explicitado durante as entrevistas, as pessoas até se dispõem a participar do processo, todavia, o fato de não se sentirem seguras o suficiente as faz desconfiar que o método apresenta-se de maneira muito utópica e idealista, de modo que as pessoas não podem falar o que realmente pensam. Supõe-se, também, que este sentimento de insegurança possa ser superado ao passo que a proposta se mantém fidedigna aos seus preceitos por um período de tempo considerável para as pessoas envolvidas no mesmo.

Por parte da alta administração, o que se percebe é que, muitas vezes, o propósito de utilização da IA, pode não ser a mudança de paradigmas e valores, mas, sim, um aumento de produtividade e de resultados, o que de fato seria significativo. Se o uso do método implica numa melhoria de resultados, será aceita pela alta administração. O que se mostra como antagônica a perspectiva de que é fundamental para o sucesso da mesma o investimento e a participação desta alta administração.

E ai, eu tô falando de uma pragmática. (..) Uma coisa da sala dos empresários.. os empresários não, eles adoram uma coisa chamada

resultado. Eles [os empresários] não estão preocupados se você acendeu

uma vela pra Deus, pro diabo. Não importa. O que ele quer resultado. E quando eles percebem, quando, de um modo geral, se percebe que aquilo traz resultados, ele adora. Você pode usar essa idéia, no criar essa idéia pra dizer 'quando as pessoas percebem que a Investigação Apreciativa traz resultados (rs) eficazes, que é mais do que pensamento positivo, que é mais do que você fazer o jogo do contente da Polyana', é muito mais do que isso, elas podem criar esse ambiente na própria alma capaz a gerar essa mudança, gerar esse ciclo de [virtudes] que você fala (Cliente B, grifo nosso).

Por fim, quando questionados a respeito da possibilidade de criação de um ambiente organizacional com condições ideais favoráveis ao sucesso do método, foram apontados como condições excelentes, conforme mencionado anteriormente. Por parte dos indivíduos a participação voluntária, com disponibilidade de participação nas atividades propostas, abertas ao aprendizado proposto. Por parte da organização o patrocínio da liderança e participação da mesma em todo o processo de IA, a escolha de um ambiente físico condizente com a proposta de idealização e sonho, bem como a contração de um consultor experiente e preparado para conduzir o processo.

(...) Participação total do grupo, voluntária, (...) disponibilidade desse grupo para essa participação, atitude de, de, de aprendizagem, abertura, pra isso, (...) é, isso eu já o paraíso, né, que eu estou dizendo (risos). E, assim, um

ambiente adequado, eu acho que o ambiente ajuda muito. Quando a gente

fazia os nossos encontros, por exemplo, a gente sempre ia pra um hotel na praia, pra um hotel no campo, dependendo da época do ano, etc. E isso

ajudava muito. Um lugar legal, gostoso, que você se sinta, também, estimulado também pelo ambiente. Eu acho que esse é um fator secundário, porém, importante. Eu acho que é isso. O que já o um paraíso. O melhor

do mundo. O melhor dos cenários (Cliente B, grifo nosso).

Apoio.. né. da alta administração.. Participação da alta administração.. no

processo.. dando exemplo né? dando exemplo.. consultor experiente com.. né.. com boa formação.. acho que essas são as circunstâncias ideais.. principais.. tá.. eee.. assim.. você pode dizer assim.. pessoas.. (rs) se é pra falar de ideal.. só pode dizer que pessoas abertas, né, a participação e tal. Mas ai eu acho que isso ai já é ideal demais (Cliente D, grifo nosso).

Mesmo sendo apontadas condições ideais para um ambiente no qual a IA possa ser desenvolvida, para o Cliente A, em quaisquer que sejam as circunstâncias, o método poderá ser aplicada, com grandes chances de sucesso, até mesmo em ambiente não organizacionais, o que sugere que a proposta de IA vai muito mais além do que analisar técnicas e ferramentas da administração de empresas, adentrando no imaginário dos sujeitos e despertando neles os benefícios de adotar uma postura apreciativa diante da realidade, qualquer que seja ela.

Acho que em qualquer circunstância você pode aplicar a investigação apreciativa com sucesso, pois conheço uma colega de empresa que aplicou para um grupo de pessoas com algum parente que tinham uma doença rara. A partir do uso da investigação apreciativa neste grupo, um novo nível de esperança surgiu e novas soluções foram encontradas (Cliente A, grifo nosso).

4.11.2 A percepção do consultor do momento especial de genuína

Documentos relacionados