• Nenhum resultado encontrado

4 CAPÍTULO II O CONTEXTO DA PESQUISA

4.1 O MUNICÍPIO DE RESTINGA SÊCA E SUAS PECULIARIDADES

O município de Restinga Sêca5 integra a região central do estado do Rio Grande do

Sul (RS) e fica a uma distância média de 60 km de Santa Maria, RS. Restinga, como é conhecida popularmente, é um município de pequeno porte e tem uma população aproximada de 15 mil e 849 habitantes. Segundo o Mapa Social de Restinga Sêca6, são 8.982 residentes na

zona urbana e 6.867 na zona rural. (RIO GRANDE DO SUL, 2018).

Restinga Sêca tem uma área territorial de 954,76 Km2, conforme informações

disponibilizadas no site oficial do município. Apesar do espaço territorial do município ser relativamente grande, a área urbana é pequena e pouco desenvolvida.

Atualmente o prefeito do município é Paulo Ricardo Salerno, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), e seu vice é Vilmar Foletto, gestão: 2017 – 2020. Os gentílicos da cidade são chamados de restinguenses e a constituição étnica do município é composta predominantemente por quatro etnias, são elas: alemã, italiana, portuguesa e afro-brasileira.

O histórico do município teve seu início no ano de 1809, quando o estado do RS começou a dividir seu território em municípios. Os quatro primeiros municípios do estado foram: Rio Grande de São Pedro, Rio Pardo, Porto Alegre e Santo Antônio da Patrulha, logo mais adiante foi criado, mais precisamente em 1819, o município de São João de Cachoeira,

5 Dados históricos retirados da página oficial do município disponível em < https://www.restingaseca.rs.gov.br>

acessado dia 09 de abr. de 2017 às 14 hs.

6 O Mapa Social do município encontra-se disponível no site do Ministério Público do Estado do Rio Grande do

hoje chamado de Cachoeira do Sul, Restinga Sêca antes de sua emancipação era uma localidade desse município.

Após a construção da estrada férrea que ligava Porto Alegre a Uruguaiana, foi erguida uma caixa de água para abastecer os trens, na margem esquerda da sanga da Restinga, no ano de 1885, este local ficou conhecido como Caixa D’Água. Quando os trens paravam para abastecer na Caixa D’Água os passageiros não podiam desembarcar, nem suas mercadorias, pois no local não havia estação de passageiros. Após certo tempo, algumas pessoas que viajavam bastante de trem começaram a reivindicar pela construção de uma estação de passageiros ao lado da Caixa D’Água, o líder do movimento foi Domingos Gonçalves Mostardeiro que era dono de uma casa de comércio em Dona Francisca, RS, que comprava suas mercadorias em Porto Alegre, RS7.

O movimento ganhou forças e em 1898 foi inaugurada a estação de passageiros próxima a Caixa D’Água e recebeu o nome de Estação de Restinga Sêca. Após a inauguração da estação esta localidade também passou a chamar-se Restinga Sêca. A mudança de nome da localidade ocorreu em função do Distrito e da estação da Viação Férrea que se tornou o centro dinamizador da economia do local e fez com que o povoado de Restinga Sêca crescesse e se desenvolvesse. Com o grande crescimento do povoado, foram surgindo casas comerciais e pequenas indústrias, a partir disto a comunidade começou a organizar-se e em 31 de março do ano de 1938 Restinga Sêca deixou de ser um povoado e passou à categoria de vila e o 4° Distrito passou a estabilizar-se8.

Já na década de 50, o distrito de Restinga Sêca era o mais próspero do município de Cachoeira do Sul e sua comunidade passou a aplicar, no próprio local, os recursos arrecadados a fim de desenvolver ainda mais sua comunidade. Com tal pensamento e comprometimento das pessoas que ali viviam, a ideia de emancipação do distrito ganhou força rapidamente e, em 23 de março de 1958, Restinga Sêca foi emancipada em uma reunião que ocorreu no Clube Seco. Nessa reunião, que é considerada memorável pelo povo do município, foi também escolhida a comissão que iria tratar dos assuntos, do então município, junto ao poder público9.

7 Dados históricos retirados da página oficial do município disponível em <https://www.restingaseca.rs.gov.br>

acessado dia 09 de abr. de 2017 às 14 hs.

8 Dados históricos retirados da página oficial do município disponível em <https://www.restingaseca.rs.gov.br>

acessado dia 09 de abr. de 2017 às 14 hs 30 min.

9 Dados históricos retirados da página oficial do município disponível em <https://www.restingaseca.rs.gov.br>

Como já mencionado anteriormente, somente devido a união da comunidade é que se possibilitou a emancipação do município, o pioneiro deste movimento emancipatório foi Eugênio Gentil Müller que posteriormente foi eleito o primeiro prefeito no município de Restinga Sêca. A emancipação oficial do município aconteceu no dia 25 de março de 1959, através da lei 3.730 que foi assinada pelo então governador Leonel de Moura Brizola10.

4.2 O CONTEXTO EDUCACIONAL DE RESTINGA SÊCA

A educação sempre foi uma preocupação do município de Restinga Sêca, RS após sua emancipação, encontram-se relatos desta afirmação no Plano Municipal de Educação (PME) do ano de 2007. Na primeira gestão do governo municipal de Restinga Sêca (1960-1963), o prefeito era Eugênio Gentil Muller e o vice-prefeito Waldemar Arthur Drews, ambos já demonstravam preocupação com o número de alunos e as escolas que passaram a ser responsabilidade do município após sua emancipação. Desde a primeira gestão municipal já faz-se referência a Secretaria Municipal de Educação (SME), no entanto, a primeira SME constituída em Restinga Sêca, RS, recebia orientações administrativas e pedagógicas da 24ª Delegacia de Educação, hoje, 24ª Coordenadoria Regional de Educação (RESTINGA SÊCA, 2007).

Atualmente, a SME apresenta a seguinte constituição: uma secretária da educação; uma diretora geral; uma supervisora pedagógica para educação infantil e anos iniciais; uma supervisora pedagógica para os projetos e anos finais; uma supervisora pedagógica para recursos humanos, censo escolar e programa bolsa família; uma nutricionista responsável pela alimentação escolar e um oficial administrativo responsável pelo transporte escolar11.

O grau de instrução dos restinguenses, de acordo com o Mapa Social do município, é de 661 pessoas com ensino superior completo; 2.258 com ensino médio e ensino superior incompleto; 2.504 com ensino fundamental completo e ensino médio incompleto e 8.608 pessoas sem instrução ou ensino fundamental incompleto12. (RIO GRANDE DO SUL, 2018).

10 Dados históricos retirados da página oficial do município disponível em <https://www.restingaseca.rs.gov.br>

acessado dia 09 de abr. de 2017 às 15 hs 15 min.

11 Informação levantada através de e-mail com a Secretaria Municipal de Educação de Restinga Sêca, RS.SME.

Informações para o projeto de mestrado, Jun 13, 2017 [mensagem pessoal], Mensagem recebida por <lidianesoaresbordinhao@gmail.com> em 13 Jun.

12 As informações disponibilizadas no Mapa Social de Restinga Sêca, relacionadas ao grau de instrução, são de