• Nenhum resultado encontrado

4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

4.2 O Processo de Modernização na SEARH/RN

4.2.4 O Papel da Escola de Governo no Processo de Modernização da SEARH/RN

de órgão responsável pela formação e qualificação dos quadros funcionais da administração direta e indireta estadual, e consequentemente principal desenvolvedor e catalisador das competências organizacionais do governo. Esse foco no desenvolvimento de competências busca objetivamente dar um salto qualitativo nos serviços prestados pelo Estado, aumentando a capacidade do Estado em gerir suas políticas públicas. Através do trecho do discurso do Secretario Geral, divulgado em uma publicação oficial da instituição, compreendemos melhor a visão que é atribuída a Escola de Governo do Rio Grande do Norte.

―Entendemos, enquanto Escola de Governo, que ao melhorarmos a competência do servidor de entender e de se fazer, estamos também melhorando a atuação do Estado... E é isso que nós visamos: a otimização do serviço, a partir da capacitação dos servidores públicos.‖ (SEARH, 2010b)

A Escola não foi concebida por uma ação esporádica, foi fruto da evolução de uma sequência de políticas públicas, iniciadas no ano de 1961, quando foi criado o primeiro Curso de Administração Pública, considerado o primeiro programa direto de capacitação promovido pelo estado do Rio Grande do Norte (SEARH, 2010c).

Com o tempo o Curso de Administração Pública foi extinto, dando lugar ao Centro de Formação de Pessoal, renomeado para Centro de Treinamento do Estado. Em 1976, passou para outra nomenclatura: a Subcoordenadoria de Treinamento e Pessoal, que tinha como objetivo básico o de elevar os níveis de eficiência e eficácia das práticas administrativas nas organizações públicas estaduais. Essa passou por outras denominação ao longo dos anos. Foi chamada de Subcoordenadoria de Recrutamento, Seleção, Formação e Desenvolvimento de Pessoal, entre outras. No entanto o objetivo base continuou sempre o mesmo (SEARH, 2010c).

A atual EG herdou essas funções formativas, apesar de ser constituída como um órgão dentro da Secretaria de Administração e Recursos Humanos do RN, ela possui particularidades que a diferenciam dos outros. Apesar de ter um nível hierárquico de coordenadoria ela tem um corpo diretivo próprio, composto por: Direção Geral, Direção de Capacitação, Direção de Recrutamento e Seleção e Direção Administrativa Financeira. O motivo desta configuração é a possibilidade da criação de uma cultura organizacional que possa se solidificar e impulsionar a sua emancipação como um órgão totalmente independente.

Hoje a Escola de Governo funciona em um dos espaços modulares da SEARH/RN, mas já está em fase de construção o prédio - com 5,6 mil metros quadrados, auditório para duas mil pessoas, quatro salas de aula, dois laboratórios de informática, restaurante, cantina e biblioteca pública – no qual concentrará as ações diretas de capacitação promovidas pelo órgão, como ilustram as figuras 07, 08 e 09 a seguir:

FIGURA 07 – Esboço Predial da Escola de Governo RN.

Fonte: SEARH, 2010.

FIGURA 08 – Vista Lateral da Escola de Governo RN.

FIGURA 09 – Vista Frontal da Escola de Governo RN.

Fonte: SEARH, 2010.

E3: ―[...] Quando viramos aqui para o lado e olhamos o tamanho do prédio que estão construindo... ai sim tomamos conta do tamanho da dimensão dessa Escola... quando ficar pronta será um espetáculo... todo servidor terá acesso aos programas de treinamento e desenvolvimento de carreira nesse prédio... estrutura de primeiro mundo mesmo [...]‖

Um dos marcos primordiais para a implementação e viabilidade da Escola de Governo do Rio Grande do Norte foi a Ementa Constitucional número 19/1998, em que no seu § 2o do Art. 39, especifica que devem ser mantidas escolas de governo para a formação e o aperfeiçoamento de servidores públicos. A partir desse dispositivo legal foi iniciado um vasto número de programas de qualificação, que busca através do desenvolvimento das competências uma transição natural do sistema burocrático para uma visão mais moderna e gerencial (SEARH, 2010c).

O quadro 07 a seguir mostra um resumo dos principais programas implementados pela Escola de Governo, no quadriênio 2007-2010, que ofereceram uma diversidade de opções para o desenvolvimento das competências aos mais de 70.000 colaboradores do corpo funcional do governo estadual:

QUADRO 07 – Ações da EG/RN – Quadriênio 2007-2010.

Programas Focos Objetivos

Educa – RN Escolarização básica para servidores. Elevar o nível de escolaridade dos servidores públicos estaduais, exigida pela lei 9.394/96. Formação Continuada Capacitação dos Servidores Públicos. Qualificar profissionais através do desenvolvimento individual e coletivo. Capacitação em Compras

Públicas Capacitar os Servidores Públicos.

Aperfeiçoar os métodos e desenvolvimento de competências nas áreas de suprimentos e logística.

Centro de Treinamento Edgar Barbosa

Centralizar as ações de capacitação.

Usar as instalações da Escola nos turnos vespertino e noturno para sediar suas atividades. Curso Superior de

Tecnólogo em Gestão Pública

Formação de Gestores.

Formar servidores públicos estaduais em nível de graduação tecnológica para que possam contribuir para a efetivação e otimização das políticas públicas.

Especialização em Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho

Qualificação dos profissionais em

nível de pós-graduação. Implementar um programa de qualidade de vida no âmbito dos órgãos estaduais.

Pós-graduação em Gestão Pública e em Gestão de Pessoas

Qualificação dos profissionais em nível de pós-graduação.

Oferecer aperfeiçoamento de sua formação para participação em organizações e arranjos intersetoriais e público-estatais e do processo de tomada de decisão e de desenvolvimento institucional.

Programa de Capacitação em Gestão Pública a Distância

Acesso à educação a uma maior

demanda. Atender de forma satisfatória as demandas mais urgentes de formação continuada. Ciclo de Palestras para

Gestores Públicos

Ação de capacitação para desenvolver competências nos servidores.

Auxiliar o gestor na elaboração e condução de uma gestão pública voltada para resultados. Congresso de Gestão

Pública do RN Intercambio de experiências e resultados. Gerar conhecimento na área de Gestão Pública. Encontro Nacional de

Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo

Intercambio de experiências. Discutir inovações e desafios na capacitação por meio da educação a distância para instituições públicas.

Mestrado Profissional Qualificação dos profissionais em nível de pós-graduação. Preparar servidores capazes de formular e implementar políticas públicas. Outros:

1º Encontro Franco Brasileiro de Responsabilidade Social Coorporativa; Congresso de direito Administrativo do Rio Grande do Norte; Jornada da Associação Brasileira de Qualidade de Vida; 1º Congresso de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho do Rio Grande do Norte; 1ª Jornada de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho da Região Oeste.

Fonte: Adaptado de SEARH (2010c)

A Escola de Governo ainda possui diversos outros programas além dos aqui mencionados, procurando cada vez mais oportunizar o crescimento profissional do corpo colaborativo do Estado. Quanto ao impacto desse treinamento em relação aos resultados alcançados, apenas estudos avaliativos específicos poderão responder.