• Nenhum resultado encontrado

O Pedagogo Empresarial como líder e agente facilitador da mudança de

As organizações vivem a era da gestão do capital intelectual, buscando incessantemente atrair e preservar o conhecimento existente e gerar inovações por meio da criatividade. Assim, o processo de ensino aprendizagem torna-se estratégico na dinâmica das organizações, cabendo ao líder o papel de facilitador da aprendizagem de indivíduos e equipes.

Segundo Paulo Freire (1997) “ensinar é promover a construção do conhecimento (...)”, gerar a construção do conhecimento compreende sugerir desafios, acompanhar o cumprimento das tarefas, analisar criticamente o comportamento e praticar para adquirir habilidade.

A aprendizagem é uma ação individual e gradativa e para que aconteça transformação de comportamento é preciso que aconteça aprendizagem. O pedagogo empresarial pode-se utilizar das inteligências múltiplas de Gardner para analisar cada indivíduo que se deseja alcançar uma mudança, ou um grupo, e utilizar-se das inteligências para sensibilizar e assim conseguir o resultado pretendido.

De acordo com Gardner, cada indivíduo é dotado de inteligências múltiplas.

Essas inteligências foram divididas por áreas, e cada pessoa desenvolve uma área que se destaca, mas que as outras. As inteligências são: - Linguística ; - Lógico- matemática; - Espacial; - Interpessoal; - Intrapessoal; - Cinestésica; - Naturalista; - Musical. Porém as áreas que devem ser desenvolvidas por todos os profissionais são a intrapessoal que é a interação com as pessoas, sendo

38 muito importante para o bom relacionamento na organização, e a intrapessoal, que é saber lidar com seus próprios sentimentos. Essa área torna-se importante, pois, quando se aprende a conhecer a si é desenvolvido outras áreas dentro de nós que estavam “adormecidas”.

Todos os campos da ação humana levam para um sujeito mais plural, com múltiplas habilidades. Não se espera mais por um profissional que tenha um único papel. Ele precisa ser um profissional com excelência no que faz, com capacidade para liderar e ser liderado, precisa ser um cidadão atuante, ter equilíbrio emocional, ser criativo e comprometido com seu momento. E para consentir a essa nova situação, a pessoa precisa não só ampliar todas as suas inteligências, mas também aprender a coordenar e harmonizar todas elas.

39

CONCLUSÃO

Até bem pouco tempo tinha-se uma visão da pedagogia somente envolvida no ambiente escolar, do profissional da educação submergido com os problemas da educação formal, um conceito falso de que o pedagogo é o profissional competente e devidamente habilitado para atuar exclusivamente em espaços escolares, sempre envolvido no cotidiano escolar, com os problemas pautados na educação formal propriamente dita. O ambiente escolar, a educação, não deixa de ser um dos focos da pedagogia, no entanto deixa de ser exclusivo.

Ao longo deste trabalho pode-se conhecer um pouco mais sobre a atuação do Pedagogo Empresarial dentro das organizações.

Pode-se apreciar mais sobre treinamento e desenvolvimento nas organizações e o que este campo da área educacional pode fazer para melhorar. Isso acontece, pois esse profissional aliado as técnicas de pedagogia auxilia no desenvolvimento dos colaboradores na organização.

Foi compreendido como o pedagogo empresarial deve atuar no planejamento e na implantação dos treinamentos educacionais e na resolução de problemas relativo ao desenvolvimento profissional do sujeito, contudo na resolução de determinadas situações em equipe.

Existe a necessidade de se desenvolver a competência para distinguir quais orientações teórico-metodológicos são mais ajustados para cada ocasião e ambiente organizacional. Para isso, é fundamental desenvolver a sensibilidade para resultar às devidas adequações de modo que atendam, sempre, ao mesmo tempo, os anseios dos indivíduos e da própria organização.

Para tentar humanizar as relações de treinamento nas organizações, o departamento de Recursos Humanos, faz com que isso seja continuamente um

40 ponto efetivo e eficaz, em que os líderes façam parte integrante do procedimento e que verdadeiramente seja revelado o que os colaboradores precisam, não fazendo com que os treinamentos sejam desnecessários e impróprios para o momento da organização.

Quando o processo de treinamento for adequadamente implementado, ele proverá valor adicional para organização, sendo um investimento acentuado que prepara não só em termos operacionais, mas também estratégicos, para maior sentido de suas metas organizacionais e pessoais.

Conclui-se que quando se tem um aprendizado por parte dos colaboradores para seu aperfeiçoamento profissional, essa aprendizagem torna-se um procedimento contínuo, tendo o treinamento e desenvolvimento como fonte principal para o sucesso de seu desempenho. Esse colaborador se sentirá proveitoso para a organização, edificando algo de novo para o grupo podendo desenvolver-se mais no trabalho como profissional e como parte integrante da equipe.

41

BIBLIOGRAFIA

RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral, Pedagogia Empresarial atuação do pedagogo na empresa. 5ª ed. , Rio de Janeiro: Editora Wak, 2008.

LOPES, Izolda, Pedagogia Empresarial formas e contextos de atuação. 3ª ed. , Rio de Janeiro: Editora Wak, 2009

MACÊDO, Ivanildo Izaias de, Aspectos comportamentais da Gestão de pessoas. 9ª ed., Editora FGV.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 2ª ed., Rio de Janeiro: Campus, 1999.

SENGE, Peter. A quinta disciplina. São Paulo: Editora Best Seller, 1990.

Revista você RH, dez 10 à fev 2011, ed. 14, editora Abril, páginas:34, 35, 36 e 37.

http://coralx.ufsm.br/revce/ceesp/2003/01/a6.htm , acesso em 05/01/2011.

http://www.administradores.com.br/informe-se/producao-

academica/aprendizagem-organizacional-gestao-do-conhecimento-e-universidade-corporativa-instrumentos-de-um-mesmo-construto/3236/ , acesso em 10/01/2011.

http://site.suamente.com.br/colunistas/eliana-kruschewsky/pedagogia-de-valores-para-empresas/, acesso em 12/01/2011.

42

ÍNDICE

FOLHA DE ROSTO...2

AGRADECIMENTOS...3

DEDICATÓRIA...4

RESUMO...5

METODOLOGIA...6

SUMÁRIO...7

INTRODUÇÃO...8

CAPÍTULO I A PEDAGOGIA NO AMBIENTE EMPRESARIAL...11

1.4 O Pedagogo Empresarial e algumas de suas funções nas organizações...12

1.5 A importância da na pedagogia no treinamento e desenvolvimento...14

Universidades corporativas: forma de desenvolvimento e treinamento eficaz...17

CAPÍTULO II NOVAS FORMAS DE SELECIONAR E TREINAR UTILIZANDO GAMES VIRTUAIS...19

2.1 Vantagens e desvantagens da utilização dos jogos virtuais...22

CAPÍTULO III A FORMAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DOS RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES...25 CAPÍTULO IV

43

O COMPORTAMENTO HUMANO E SUAS IMPLICAÇÕES NA

ORGANIZAÇÃO...30

4.1Processo motivacional...33

4.2 O Pedagogo Empresarial como líder e agente facilitador da mudança de comportamento...36

CONCLUSÃO...38

BIBLIOGRAFIA...40

ÍNDICE...41

Documentos relacionados