• Nenhum resultado encontrado

O Programa Interdisciplinar de Bolsas de Iniciação à Docência

3 ENTRE TEATRO E CORDEL: SABERES E FAZERES

4.2 DELINEAMENTO METODOLÓGICO DA PESQUISA

4.2.1 O Programa Interdisciplinar de Bolsas de Iniciação à Docência

Faz-se necessário trazer à tona o caminho anterior à sistematização desta pesquisa, que começou a ser traçado com a minha entrada na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) mediante concurso público como docente para lecionar nos cursos de Licenciatura em Dança, Teatro e Pedagogia no campus situado na cidade de Jequié, Bahia.

A partir do ano de 2012, os cursos de Licenciaturas da UESB, nos três campi: Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga, alcançaram maior êxito com a ampliação de um projeto já existente intitulado MICRORREDE ENSINO-APRENDIZAGEM-FORMAÇÃO: ressignificando a formação inicial/ continuada de estudantes de licenciatura e professores da educação básica, coordenado naquele momento pela professora Ms. Maria de Cássia Passos

Brandão, pertencente ao quadro de docentes do curso de Pedagogia daquela instituição3. Naquele período submeti ao projeto institucional PIBID/UESB acima mencionado, o subprojeto interdisciplinar SABERES DOCENTES E INTERDISCIPLINARES NA EJA:

TEMPOS DE VIDA, DE ARTE E DE LITERATURA, no qual, atuara como coordenadora até

fevereiro de 2015. Esse subprojeto teve os mesmos princípios norteadores apresentados nesta tese de doutorado. Parte-se do pressuposto de que a pesquisa se configura como característica irrefutável de um professor, em especial de um professor pertencente à Educação Superior, que tem como princípio basilar a valorização da tríade Ensino, Pesquisa e Extensão, promovendo ações e construindo projetos que busquem, tecer continuamente, articulações que possibilitem diálogos importantes entre a Educação Básica, a universidade e a sociedade de um modo geral.

Por essa razão pude então articular o projeto de doutoramento com o subprojeto interdisciplinar de Teatro na EJA, de modo que os princípios norteadores do PIBID como o diálogo entre a Universidade e a Educação Básica, a valorização dos cursos de Licenciatura em todo o país, a formação inicial e continuada dos profissionais de educação, e principalmente a produção de conhecimentos de forma integrada e contínua entre a universidade e as instituições de ensino básico, foram de especial importância para construção dessa pesquisa de doutorado, estando presente em todo o processo de investigação, antes, durante e após a entrada no lócus da pesquisa.

O subprojeto PIBID interdisciplinar SABERES DOCENTES E INTERDISCIPLINARES NA EJA: TEMPOS DE VIDA, DE ARTE E DE LITERATURA,

3 O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), foi um programa criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o intuito de desenvolver parcerias entre as Universidades Públicas através dos cursos de Licenciaturas e a Educação Básica,tendo como enfoque precípuo as escolas Estaduais e Municipais no sentido de realizar trocas de experiências entre os saberes produzidos por essas universidades e escolas da Educação Básica. A entrada do Licenciando o quanto antes na Educação Básica como caminho para consolidar o seu processo de formação acadêmica e a valorização dos docentes e seus saberes construídos ao longo de suas carreiras no âmbito da escola pública, entendendo esta escola como espaço de produção de conhecimento representam também um dos objetivos precípuos do PIBID e sua importância no cenário educacional brasileiro.

inicialmente, levou este título por ter tido uma proposição de formação que contemplou 4 cursos de Licenciatura: Licenciatura em Dança, Teatro, Pedagogia e Letras, distribuídas em 20 bolsas de Iniciação à Docência (ID), 2 bolsas direcionados a professores supervisores que pertenciam à escola escolhida para a realização do projeto e atuaram como articuladores entre a escola e a universidade, e uma bolsa de coordenação, direcionada pelo proponente do subprojeto vinculado à universidade, totalizando inicialmente 23 bolsas.

A formação inicial que acolheu alunos dos cursos de Licenciaturas acima mencionadas partiu da própria característica múltipla dessa investigação, que dialoga com uma pluralidade considerável de áreas de conhecimento. Vale ressaltar, que o objeto de estudo da presente investigação, tem na articulação entre a Literatura de Cordel, as memórias e narrativas de vida dos sujeitos de EJA, eixos teórico-metodológicos que nortearam tanto a escrita desta tese, quanto a construção de uma proposta de ensino de Teatro no âmbito da Educação de Jovens e Adultos. Isso tudo, levando em consideração as dimensões estéticas, pedagógicas e políticas do Teatro como disciplina presente no currículo e amparada pela LDB 9.394/96, que se dispõe a contribuir nas questões formativas dos educandos, como a asserção da autonomia destes sujeitos e seu amadurecimento crítico através da experimentação de suas potencialidades artísticas e estéticas.

O subprojeto PIBID aqui referido iniciou suas atividades com duas escolas pertencentes à Educação Básica, uma oriunda da esfera estadual, outra pertencente à esfera municipal. A Escola Municipal Alíria Argolo - que será apresentada de forma mais aprofundada ainda neste capítulo, por se tratar da instituição escolhida como lócus da pesquisa - se consolidou como a única escola atuante desde o início do projeto, no ano de 2012, até o fim do projeto, sob minha coordenação em fevereiro de 2015. Foram muitas as atividades programadas para o ano inicial, desde a entrada da equipe de estudo nas instituições de ensino, até a finalização do ano letivo de 2012, com atividades artístico- pedagógicas orientadas e executadas ao longo do ano letivo pelos discentes das diversas Licenciaturas.

Porém, mesmo com todo o êxito do subprojeto interdisciplinar: SABERES

DOCENTES E INTERDISCIPLINARES NA EJA: TEMPOS DE VIDA, DE ARTE E DE LITERATURA, no ano seguinte, por questões institucionais, a sua implementação, teve outra

configuração, sendo intitulado como: SABERES DOCENTES NA EJA: TEMPOS DE VIDA,

TE TEATRO E DE LITERATURA. Nessa nova configuração, o subprojeto passou acolher,

bolsistas de Iniciação à Docência (ID), permanecendo a mesma quantidade de professores supervisores e, mesma coordenação.

Figuras 1 e 24: Imagens da primeira e última formação da equipe de pesquisadores do PIBID TEATRO

NA EJA vinculada a esta pesquisa 2012/2014 respectivamente.

A inclusão e participação do PIBID na inter-relação deste com esta pesquisa de Doutorado possibilitou a todos os participantes reflexões acerca do seu processo de autoformação docente, os alunos das Licenciaturas participantes foram, a todo o momento, convidados a pensar seu processo de formação em duas perspectivas: como docentes e como pesquisadores. Levando em consideração todas as falas proferidas pelos licenciandos e pelos professores supervisores, tendo em vista o processo de experiência, vivenciados por eles durante toda a vigência desta investigação em nível de doutorado articulado com subprojeto PIBID.

Pode-se então considerar que ambas as perspectivas, docência e pesquisa tornaram-se de forma viva e contundente como um processo único de formação de professores- pesquisadores, contribuindo para a construção da identidade profissional e pessoal de todos os participantes dessa investigação. Neste sentido, podemos citar um dos autores trabalhados ao longo dessa investigação e que contribuiu significativamente para refletirmos acerca do nosso próprio processo de formação:

A formação deve estimular uma perspectiva crítico-reflexiva, que forneça aos professores os meios de um pensamento autónomo e que facilite as dinâmicas de auto-formação participada. Estar em formação implica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e os

4 Os registros fotográficos publicados nesta tese foram feitos por colaboradores do PIBID, principalmente os bolsistas de Iniciação à Docência. Os principais registros foram feitos pelos bolsistas, Tacila Neres, Caio César e pelas professoras supervisoras e também bolsistas, Maria José e Juanez Lopes. A divulgação desses registros fotográficos foi autorizada pelos bolsistas supracitados. Em relação aos alunos da turma de EJA a autorização para a divulgação dessas imagens se deu por um acordo realizado em sala de aula entre as partes interessadas. Vale salientar que esse acordo feito em sala com os alunos de EJA era retomado no momento das rodas de avaliações realizadas ao final de cada aula com o intuito de ratificar o uso para fins acadêmicos tanto dos discursos quanto das imagens reunidas durante todo o processo de investigação.

projectos próprios, com vista à construção de uma identidade, que é também uma identidade profissional. (NÓVOA, 1991, p. 131).

Esse investimento pessoal de que trata o autor pode ser considerado a grande marca da participação dos bolsistas de Iniciação à Docência (ID). As aulas com as turmas de EJA revelaram para os pesquisadores iniciantes, como o processo de autoformação pode ser, ao mesmo tempo livre, criativo e direcionado. O contato com as turmas de EJA foram de extrema relevância para o processo formativo destes estudantes das Licenciaturas, e estiveram presentes também de forma estruturada em seus relatórios, em suas falas, em seus artigos produzidos ao longo de todo o período de investigação.

Foi apresentada inicialmente à equipe do subprojeto PIBID, tanto a sistematização do projeto dentro da proposta da CAPES, quanto o projeto de doutoramento que se iniciou também no ano de 2012, concomitantemente ao PIBID. Para os alunos de Licenciatura em Teatro e Dança principalmente, era um grande desafio que se apresentava. O trabalho com a Educação de Jovens e Adultos se apresentava de forma inédita em suas experiências estéticas.

Para os bolsistas dos cursos de Licenciaturas participantes e os bolsistas professores supervisores, articular as histórias e narrativas de vida dos sujeitos de EJA, o fazer teatral e a literatura de cordel se mostrou como o maior desafio dessa investigação que uniu docentes e discentes em uma mesma trajetória epistemológica.