• Nenhum resultado encontrado

O projecto “Nas Ondas do Radio”: Um exemplo a seguir

Capítulo 2 – Educomunicação

2.6 O projecto “Nas Ondas do Radio”: Um exemplo a seguir

Atendendo ao simples facto de não termos tido conhecimento da existência de qualquer projecto WebRádio que estivesse a ser desenvolvido numa qualquer escola do ensino básico e/ou secundário em Portugal, e sabendo que os nossos colegas do Brasil já têm este tipo de projectos bem solidificados, as tecnologias serviram para encurtar distâncias e para partilharmos ideias e troca de impressões sobre estas experiências educomunicativas, tendo já em mente - como sempre foi nossa intenção - a dinamização de uma WebRádio educativa.

Assim, no dia 7 de Novembro de 2009 contactamos por correio electrónico a Doutora Nair Prata7 que simpaticamente nos respondeu e nos enviou alguma bibliografia sobre assuntos

relacionados com a WebRádio. Tivemos também conhecimento que o projecto “Nas Ondas do Rádio”, estava a ser implementado no Brasil desde 2005 (anteriormente tinha a designação de “educom.radio”), contactamos, no dia 12 de Novembro de 2009, também por correio electrónico, o seu responsável, Professor Carlos Alberto Mendes (de Lima) que, desde logo, nos colocou em contacto com o Professor Edmilson Brito. Nesta sequência, no dia 16 de Novembro de 2009 recebemos um email do Professor Edmilson Brito propondo um intercâmbio com o Brasil (ver Anexo A).

Entretanto, os contactos foram-se mantendo, não sendo para já possível o proposto intercâmbio uma vez que o nosso projecto ainda se encontra numa fase muito embrionária e em

7A título de curiosidade, a Doutora Nair Prata defendeu a sua tese de doutoramento intitulada “WebRádio: Novos géneros, novas formas de

Capítulo 2 | Educomunicação

43 |

que os nossos alunos estão pela primeira vez a desenvolver esta experiência. No entanto, estamos em crer que com o desenrolar do projecto, poderemos, de futuro, estabelecer parecerias sempre úteis a ambas as realidades educomunicativas. Todavia, quisemos sempre inteirar-nos das experiências que professores e alunos brasileiros têm desenvolvido. Numa pequena entrevista que fizemos, por intermédio de correio electrónico, ao Professor Edmilson Brito, no dia 17 de Novembro de 2009, este referiu-nos que a escola onde desenvolve a sua actividade já mantém um projecto de rádio desde 2003, apesar de, pelo meio, terem havido algumas interrupções. Acrescentou o docente que actualmente o projecto da rádio está consolidado no projecto político pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Theodomiro Monteiro do Amaral. Este estabelecimento de ensino brasileiro, localizado na periferia da cidade de São Paulo, é frequentado por cerca 1500 alunos e integra alunos da 1ª série (a partir dos 6 anos) até à 8ª série (até 15 anos).

Na pequena entrevista, o Professor Edmilson Brito referiu-nos que é professor de Ciências do ensino fundamental II (5ª à 8ª série) e coordena o projecto da rádio escolar. Actualmente participam também em outros projectos como o “Minha Terra” do portal do “educarede” (www.educarede.org.br) e da imprensa jovem. No blog do projecto imprensa jovem o professor Edmilson publica uma entrevista onde explica um pouco o projecto da sua escola, estando disponível em http://blogandonasondasdoradio.blogspot.com e http://jovemcomunicavivo.blogspot.com/.

De facto, achamos oportuno - e particularmente positiva - esta troca de ideias com os colegas brasileiros, pois serviu para conhecer melhor o trabalho que têm desenvolvido e também para acreditar nas potencialidades que as tecnologias podem ter no desenvolvimento de experiências educomunicativas, onde a WebRádio faz, naturalmente, todo o sentido.

Estamos em crer que o projecto brasileiro pode muito bem ser seguido por nós aqui em Portugal. Há, em nosso entender, que saber acreditar nas suas potencialidades e na credibilidade deste tipo de projectos.

No Brasil, o projecto “Educom.Rádio”8 (Educomunicação pelas Ondas do Rádio), foi

concebido por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de São Paulo e o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (ECA/USP). O público-alvo foi professores, alunos e gestores escolares de 455 escolas municipais do ensino fundamental e

Capítulo 2 | Educomunicação

| 44

ensino médio do Estado de São Paulo. O projecto funcionou de Setembro de 2001 a Dezembro de 2004 com o objectivo de formar, capacitar e assessorar profissionais de educação e membros da comunidade escolar na utilização das novas tecnologias e da linguagem radiofónica como instrumento de promoção da cidadania e da melhoria do ensino. Em 2005, o Projecto “Educom” passou a chamar-se “Nas Ondas do Rádio”, e em 2009 retomou as suas actividades de educação com rádio em 250 unidades escolares do Estado de São Paulo.

No dia 7 de Março de 2010, e com o nosso projecto mais desenvolvido, voltamos a estabelecer contacto com os colegas brasileiros ligados ao projecto “Nas Ondas do Rádio” e o seu coordenador, Professor Carlos Alberto Mendes, ouviu, para nossa satisfação, uma das nossas emissões da WebRádio tal como refere no email que nos enviou nesse dia (ver Anexo B). O nosso projecto foi dado a conhecer à comunidade brasileira no endereço http://nasondasdoradio.ning.com/profiles/blogs/radio-escolar-de-portugal-uma onde se integra a Rede “Nas Ondas do Rádio” (Figuras 5 e 6). Estas duas Figuras documentam, efectivamente, a relevância que o nosso projecto WebRádio mereceu por parte dos nossos colegas brasileiros que há alguns anos desenvolvem projectos educomunicativos neste âmbito da rádio e das tecnologias. Ao alojarem o nosso projecto deram-lhe este título “Rádio Escolar em Portugal: uma experiência que vale a pena conhecer”. Como subtítulo refere o site brasileiro: “No caminho do intercâmbio entre projetos, amigos de Portugal nos enviaram uma experiência muito interessante de Rádio Escolar. A Rádio Vale do Tamel é um projeto, em formato de webrádio, desenvolvido por alunos numa escola de Barcelos - Portugal. Um trabalho muito legal com a parceria entre professores e alunos. Vale a pena escutar o 1° programa que trata da Leitura e Tecnologia”.

Capítulo 2 | Educomunicação

45 | Figura 5 | Destaque na rede “Nas Ondas do Rádio”, projecto desenvolvido no Brasil.

Figura 6 | A nossa WebRádio educativa mereceu destaque no site brasileiro (consultado no dia 7 de Março de 2010)

Capítulo 2 | Educomunicação

| 46

Em suma, podemos dizer que a educomunicação depende de todos os agentes envolvidos, em que alunos e professores procuram formas de colaborar uns com os outros, no fundo, todos aprendem a conviver com os meios de comunicação e com as tecnologias de uma maneira positiva, entendida como uma forma de socializar e criar consensos. De resto, um dos grandes objectivos das acções educomunicativas é exactamente o crescimento da auto-estima e da capacidade de expressão das pessoas, tanto em termos individuais como em grupo. Neste contexto, a dinamização e a participação num projecto WebRádio acaba por ir de encontro a esta realidade em que a educomunicação trabalha temas transversais, valoriza o conhecimento como um todo, e não apenas informações compartimentadas. Nesse processo, e de acordo com Soares (2001), as tecnologias têm um papel essencial, ou seja, as tecnologias não são meros instrumentos para melhorar a performance do professor, mas sim devem ser usadas para melhorar a performance de todos, sejam professores, sejam alunos seja a própria comunidade.

Documentos relacionados