• Nenhum resultado encontrado

O QUE SIGNIFICA VIVER COM A COLOSTOMIA FRENTE: 0 SELF?

Depoimento 4o genero masculino portador c¡e colostomia

O QUE SIGNIFICA VIVER COM A COLOSTOMIA FRENTE: 0 SELF?

ENTREVISTADO DEPOIMENTO

Cofrei No início a pessoa se sente até inútil, achando que não se pode mais fazer as coisas e que a vida acabou

Agrião Tem umas certas pessoas, que têm uma certa desconfiança com a gente, mais as pessoas de fora, mas a desconfiança também é minha mesma. É ..., é a rejeição! ... tem que botar para dentro das calças (a bolsa), senão, qualquer coisinha, ela desgruda.

Açafrão A minha colostomia ficou grande, mas grande mesmo, deste tamanho ... do tamanho disso aqui (mostrando um objeto), ficava bem saliente, ruim de sair, de usar, ..., de ir à missa, de ir à igreja ou em algum lugar, agora não (foi intervido), melhorou 50%.

Alecrim Eu só me sinto bem em casa. Eu não posso sair, se vou numa festa e começa a encher aquilo (bolsa), a gente tem que ir embora, começa a soltar gás, aí fica maior a rejeição,... fica aí no meio de mulheres conversando muito e de repente a barriga ronca, ... onde é que vai enfiar a cara?

Agrião Me aconteceu, ... quando fui tirar sangue para exame, estava na fila, tinha quase só mulheres, senhoras, e daí, sem demora começou pum... pum... (risos do grupo), elas olharam para a frente, olharam para trás e eu tinha vontade de sum ir..., fazer o que ..., aí eu tamb.em olhava para os lados ... (risos do grupo) e daí um pouco, de novo. A gente se ataca dos nervos ..., não é fácil!

Alecrim Ah não! Mas eu comento, se é um homem eu comento logo, olha eu tenho uma ostomia, não é eu que quero! Mas eu até desconfio que a minha daria para ligar de novo (amputação do reto), não sinto mais nada.

Boldo Dos problemas que vocês falaram, eu tenho muito pouco. Sou colostomizado há dezesseis anos. Quando vou viajar, entro no carro, não viajo de ônibus, e a minha colostomia já sabe que não vai funcionar e não funciona.

Aipo A h !... essa sua colostomia é muito amiga (risos do qrupo). Boldo Parece que para mim não tem colostomia ... mas que é um

inconveniente muito grande ter uma colostomia é, mas às vezes me esqueço que tenho colostomia. Eu uso sempre uma cinta, olhem (mostrou a cinta para o grupo), como medida de segurança, parece até que com a cinta eu esqueço. A gente acostuma.

você tem que aceitar, eu tenho que aceitar. Eu já retirei uma vez, sofri muito, fiz oito cirurgias, perdi um rim, fiquei cinco meses no hospital. O padre chegou para mim e disse: vou te dar a extrema-unção para ti ter uma boa morte. Disse assim, na lata, ... faça o que o senhor quiser, disse para ele. Tive em coma por duas vezes e como eu passei por tudo isso, eu me conformo com o que eu tenho hoje, essa coisa de ... para mim, agora, ..., eu não esperava durar todo este tempo. Já estou com 63 anos e isso aconteceu quando eu tinha 47 anos. Então, ..., mas que é difícil para qualquer pessoa, a colostomia é! É um desastre, é uma calamidade para a pessoa, isso aí não dá, é preciso muito temperamento da pessoa, Ter de chegar num patamar, lá em cima, que ela vai aceitar 40%, se aceitar 40% da situação, já está vivendo bem.

Alecrim Ah, tá bem !!!

Boldo Mas ele nunca vai aceitar os 100%, eu estou numa faixa de 70% e com uma auto-estima boa. Para dormir eu me protejo para não ter preocupação, mas é só prevenção, porque a minha ostomia só funciona de manhã. Eu estou aqui conversando com vocês e estou tranqüilo, eu sei que ela não vai funcionar, mas se vai fazer alguma coisa preocupado com a bolsa ... aí acontece.

Confrei Depende muito da pessoa, do estado que ela está, dos nervos.

Aipo O que eu acho muito ruim é que não tem hora para funcionar, nem momento, à vezes o cara lava a bolsa, levantou e já vazou de novo. É uma atrapalhação até no trabalho.

Boldo Isso às vezes me acontece, mas a gente tem que cuidar da alimentação, tem coisa que é um laxante.

Agrião Agora vou te dizer, quando a gente bota uma colostomia, vai ter uma vida desgraçada.

Aipo A gente não se sente seguro com isso aqui (mostrando a bolsa), a gente sai viajar, vai numa reunião, tem que cuidar de tudo e da alimentação ... mas acontece o seguinte, sem isso aqui, a gente estava morto, esta é a minha salvação, eu estou vivo, é o que importa.

Boldo Para sair de casa, o senhor tem que botar na cabeça que já foi uma vez (eliminações) e que não vai funcionar mais, mas se vai numa festa com medo, o senhor não vai conversar direito com amigos seus, não toma um copo de cerveja ou vinho tranqüilo, porque está com medo, então ... é melhor não ir.

Aipo ... é, não adianta, fazer o quê. Se preocupar é pior ainda, aí é que se ataca dos nervos.

Agrião Já passei muita vergonha. Fiz quimioterapia durante sete meses. Naquela época eu gastei o que tinha e o que não tinha, comprava as descartáveis (bolsas), pegava o ônibus ao meio dia na minha cidade. Antes de sair, tomava banho e trocava a bolsa, já preocupado. O pior era quando sentava no ônibus, já começava a sair ... e fazer ... báü Por duas vezes fiquei com vontade de mandar parar o ônibus e sair a pé. Por azar, sempre tinha uma senhora do meu lado, então começava ... aí o mau cheiro. Aí, ela viravam para o lado do corredor, pegavam o lenço e botavam assim (demonstrou o gesto), eu tinha vontade de desaparecer de dentro daquele ônibus, é uma luta.

Açafrão 0 que acontece é que a gente começa a pensar e imaginar certas coisas ... e depois tem que dizer para a gente mesmo, fulano! ... pára aí! ... pára aí com isso, pára com isso aí, com essas idéias, saia a passear fulano! Não! Não dá não! Não dá! (tem história de tentativa de suicídio).

Confrei É a força de vontade que leva para a frente, do contrário? É dar muito de si. Não é fácil.

Boldo 0 meu caso, eu considero a vida quase normal. Perante a sociedade eu me sinto normal, porém os outros eu acho que não.

Açafrão Tem que aparentar que não tem nada. Nós temos que aparentar porque há, a gente sente uma resistência e é a melhor maneira que tem para esquecer e não se preocupar. Se a gente se entregar é mesmo que entrar para perder, e perde mesmo.

Alecrim A gente tem que pensar que não tem nada. Senão ... a gente tem que ver que não adianta, que é assim mesmo, é o melhor caminho que tem, é por aí. Eu podia fazer uma operação, assim para voltar para o lugar (amputação do reto) (repetiu a possibilidade).

Boldo Acho que uma pessoa que faz colostomia tem que procurar aceitar, senão vai ser martirizado para o resto da vida.

Alecrim ... sendo que ele pode levar uma vida m as,... ele se aceitando. Boldo ... e se ele vai se adaptando devagarzinho, vai ter uma vida

quase normal ... mas para certas pessoas, precisa de profissionais para ajudar. No início, fica-se apavorado, mas depois vai acostumando. Tem momentos que vai ter satisfação, ter alegrias e depois vai ter momentos que vai se deprimir e vai ter preocupação. Eu até tomei remédio para depressão, hoje não tomo mais, até porque é um troço irreversível.

Agrião Eu fui para a cirurgia, nem sabia que ia fazer colostomia. O doutor me disse: tu tem um tumorzinho, eu corto isso aí, emendo a tripa, vai ficar normal e não tem problema nenhum ... depois não foi bem assim ... ele falou com a minha irmã ... e ela autorizou e disse que era para fazer o que era preciso. Quando acordei, senti aquela bola, aí eu perguntei e a enfermeira disse: isso aí é uma bolsa, aí o senhor vai ter que usar isso a í... Olha! Não dá para pensar em melhorar a situação, e sim se acostumar a aceitar, porque não tem outro meio mesmo, tem que conviver com o que é, e é assim.

Boido A gente sai de lá (hospital) assim ... como se diz ... assim, desorientado, apavorado com o problemão sobre ...

Confrei Saí (do hospital) sem moral nenhuma.

Agrião Já me aconteceu de dormir e escapar a bolsa, mais de uma vez, e d a í... foi aquela calamidade ... imagina como fica, e ... Confrei A gente tem que se conformar, não tem outra arrumação, se

inventassem outro processo do que isso aqui... mas não temi