• Nenhum resultado encontrado

4 A APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

4.2 DESCORTINANDO O FENÔMENO

4.2.1 O Sentido Global

Uma vez conhecidos os colaboradores, iniciei o processo de análise, seguindo as etapas propostas pela Configuração Triádica. Desse modo, realizei a primeira aproximação com as suas falas, tendo contato com o conteúdo total de cada entrevista de modo a apreender o significado atribuído dentro da estrutura global por cada enfermeiro entrevistado. Realizei leituras cuidadosas dos depoimentos na busca das primeiras descrições ingênuas do fenômeno, percebendo a sua primeira forma de manifestação, como uma síntese do pensamento.

Águia considera que o compromisso do enfermeiro significa satisfação pessoal e crescimento profissional. Mas, na sua vivência, percebe que ele sofre interferência da falta de recursos, materiais e humanos, na rede pública de atendimento à saúde.

Para Albatroz, o compromisso do enfermeiro significa tudo, sentindo-se responsável pelo cuidado da família. Ele o vivencia através do estabelecimento de um elo com a comunidade, expresso no jeito de conversar e ouvir o usuário e no respeito a sua individualidade.

Arara revela que o compromisso do enfermeiro tem uma importância primordial e significa proporcionar o melhor para o usuário, entretanto considera que seu agir sofre

limitações pelas dificuldades de recursos materiais. Ele vivencia esse valor de forma prazerosa, expresso no reconhecimento da comunidade. Além disso, destaca como seu compromisso prestar assistência sem discriminação de classe social ou de renda, supervisionar os técnicos, trabalhar em equipe, fazer busca ativa de usuários e explicar para os usuários a função do enfermeiro na equipe.

Beija-flor considera que o compromisso com o cuidado de enfermagem significa ser enfermeiro. Ele acredita que esse valor determina a qualidade do profissional e das suas ações. Sua vivência do compromisso é expressa através do vínculo e da identidade existente com a comunidade que resulta numa relação de reconhecimento e confiança, apesar de perceber influências sociais no processo de saúde e doença.

Bem-te-vi relata que o compromisso do enfermeiro é grande e ao mesmo tempo é pouco percebido por muitos profissionais, revelado no pouco reconhecimento, na sobrecarga de trabalho, na variedade de obstáculos e limitações existentes e no dever de assumir a responsabilidade de outras categorias. Sua vivência desse valor é expressa na importância de dar respostas à comunidade, no trabalho fragmentado e na ausência de envolvimento das outras categorias profissionais. Ele percebe que, apesar da desmotivação existente, ainda identifica compromisso nos profissionais de enfermagem.

Para Calafate, o seu compromisso é total por gostar da profissão. Ele vivencia esse valor cuidando do usuário da melhor forma possível através do envolvimento, do respeito e priorização no atendimento.

Calopsita revela que o compromisso do enfermeiro significa estar atento para dar o melhor para o usuário, vendo-o como um todo e mantendo um elo com ele. É vivenciado através da promoção da saúde, da prevenção das doenças, do cumprimento da escala semanal de atividades e da busca de resoluções para os problemas dos usuários, com vistas à diminuição do número de internações por complicação. Da vivência desse valor decorrem os sentimentos de gratificação, reconhecimento, valorização, motivação e prazer no trabalho.

Para Canário, o compromisso com o cuidado de enfermagem significa a essência da profissão e é vivenciado através do acolhimento e da resolução dos problemas do usuário, estimulando a mudança de atitude como forma de prevenir as doenças. Ele também se considera responsável por atender da melhor forma possível e reforçar o vinculo com a comunidade.

Cardeal expõe que o compromisso do enfermeiro é algo essencial para a realização do serviço e significa agir de acordo com as suas competências determinadas pelas legislações e

pelos protocolos existentes. O compromisso é vivenciado, por ele, no desenvolvimento das atividades assistenciais, no acolhimento e nas orientações que dá aos usuários.

Colibri refere que o compromisso do enfermeiro é com a melhora da vida da população mais carente, através das atividades educativas. Expressa que há motivação nos profissionais, apesar das dificuldades existentes no serviço.

Para Coruja, o compromisso com o cuidado de enfermagem significa a realização de um cuidado integral. Apesar da sistematização da assistência de enfermagem não estar implementada, ele procura resolver os problemas que surgem e manter ou aumentar o vínculo existente com a comunidade.

Falcão concebe que o compromisso do enfermeiro significa prestar um cuidado humano, respeitando a cultura e os hábitos da comunidade. O compromisso é vivenciado, por ele, através de uma postura crítica. Expressa que o PSF não funciona como deveria no serviço onde atua, tendo como referência o não atendimento aos requisitos para a implantação dessa estratégia.

Gaivota indica que o compromisso significa a sua inspiração e motivação para o trabalho, vivenciando-o na busca por fazer as suas tarefas da melhor forma possível, atendendo e servindo o usuário de forma acolhedora. Ele expressa que a falta de perspectiva de melhoria da estrutura física do local, onde trabalha, promove um desgaste na motivação do profissional.

Papaguaio revela que o compromisso do enfermeiro no PSF proporciona o crescimento da profissão. Para ele, esse valor é expresso no cuidado às pessoas com responsabilidade pelas suas vidas, acompanhando o seu ciclo vital, vendo-o como um todo e buscando melhorar seu padrão de saúde. Ele vivencia esse valor executando todos os programas do Ministério da Saúde, sendo responsável pela construção do vínculo com a comunidade, buscando resolver os problemas que surgem, tendo consciência de que está fazendo a sua parte e agindo de acordo com a sua competência profissional.

Pardal considera que o compromisso do enfermeiro é com o usuário para acolher bem, orientar conforme a realidade dele, construir um vínculo e garantir a resolutividade dos problemas.

Para Pássaro-preto, o compromisso do enfermeiro promove a realização pessoal, pois considera que essa profissão representa a mola-mestra para o funcionamento dos serviços de saúde. Esse valor é vivenciado, por ele, através da execução de todos os programas estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela construção de uma relação de respeito entre as

pessoas, através do conhecimento sobre o papel e as competências do enfermeiro e do médico.

Periquito concebe o compromisso do enfermeiro como a base da profissão e considera necessário o agir com responsabilidade na prestação do atendimento de qualidade. Ele o vivencia se colocando no lugar do outro e vendo o usuário como um todo, não só a sua doença.

Pica-pau expõe que o compromisso do enfermeiro proporciona realização e crescimento pessoal bem como reconhecimento na comunidade onde trabalha. Apesar de pensar que a profissão não tem a devida valorização, ele vivencia esse valor agindo com responsabilidade, porque compreende que atender o ser humano é um privilegio e uma oportunidade do dia-a-dia.

Pombo vivencia o compromisso através da responsabilidade mesmo na ausência do médico na equipe. Essa responsabilidade se expressa com as atividades educativas, com as orientações realizadas junto à comunidade, com alguns setores da unidade e com atendimento que presta aos usuários.

Para Sabiá, o compromisso com o cuidado de enfermagem significa a possibilidade de prestar uma assistência integral e de qualidade. Ele o vivencia através do desenvolvimento de atividades administrativas e assistenciais, bem como do acolhimento e envolvimento com o usuário e a comunidade.

Para Tucano, o compromisso do enfermeiro significa a responsabilidade de cuidar de outra vida. E ele vivencia esse valor sendo comprometido com o que faz e se colocando na posição do usuário, para saber como ele se sente e de que modo gostaria de ser atendido.

Esses foram os significados apreendidos neste primeiro debruçar sobre cada fala separadamente, permitindo uma primeira ideia acerca do sentido do compromisso.

Documentos relacionados