• Nenhum resultado encontrado

3.3 MEMÓRIA E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

4.3.1 O Sistema de Comunicação do Exército

Seguindo a estrutura hierarquizada característica deste tipo de organização, sua comunicação e memória são desenvolvidas por meio de sistemas, que estabelecem as diretrizes que guiarão os outros elementos que os compõe, escalão após escalão.

A comunicação da organização é hierarquizada, funcionando através do Sistema de Comunicação Social do Exército (SISCOMSEX), cujo planejamento, desenvolvimento e coordenação das atividades em nível estratégico é realizado pelo Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEX), localizado em Brasília (DF). Além do CCOMSEX, integram este sistema as Seções de Comunicação Social dos Comandos Militares de Áreas, das Regiões Militares e as Seções de Relações Públicas de cada organização militar

dispersa pelo território brasileiro (Figura 5).

Figura 5 – Sistema de Comunicação do Exército Brasileiro (SISCOMSEX)

Fonte: Elaborado pela autora a partir da compreensão do modelo de comunicação hierarquizada, característico desta organização.

O CCOMSEX, principal Órgão de Assessoramento do Comandante do Exército em assuntos dessa área, é oriundo da 6ª Divisão (Relações Públicas), criada no então Gabinete do Ministro da Guerra, em 1951, que evoluiu nos anos posteriores para Serviço em 1962, Comissão Diretora em 1964, Centro em 1971 e Assessoria em 1975. Em 1981, a Assessoria transformou-se no Centro de Comunicação Social do Exército, com o objetivo de dar novo impulso às atividades de comunicação e implantar um sistema que fosse extensível a todas as organizações militares do Exército, independente de sua localização geográfica (CCOMSEX, 2009).

Este órgão é responsável por preservar e divulgar a imagem da organização junto à sociedade, e gerar motivação e coesão, com objetivo de ser um fator multiplicador do poder de combate e ferramenta facilitadora da ação de comando. Ele desenvolve e publica diversos veículos e materiais institucionais, que são distribuídos para unidades militares e públicos de interesse, em datas comemorativas e ao longo do ano. Também é o responsável por distribuir as missões específicas de cada atividade a ser desenvolvida pelas seções de comunicação social das organizações militares em suas áreas geográficas de atuação. No contexto dos objetivos do Exército, a comunicação social compreende as áreas das Relações Públicas, Informações Públicas e Divulgação Institucional (PLANO, 2006, p.18).

RESISCOMSEX

5ª Seção (Comunicação Social) Comandos Militares de Área

5ª Seção (Comunicação Social) Regiões Militares

Seção de Relações Públicas Organizações Militares

O CCOMSEx é composto por cinco seções que trabalham de forma coordenada para desenvolver as atividades do centro, que são: análise, planejamento e assessoramento (Seção de Planejamento); relacionamento com a mídia (Seção de Informações Públicas); interação com os diversos públicos (Seção de Relações Públicas); produção, divulgação e gerenciamento dos veículos de comunicação social do centro (Seção de Produção e Divulgação); e apoio logístico e administrativo (Seção Administrativa).

Os produtos e veículos impressos, eletrônicos e digitais da Instituição são orientados para difundir a atividade-fim da Força Terrestre – “Braço Forte” – e as ações sociais – “Mão Amiga”. Dentre essas atividades, merecem destaque a contribuição para o avanço da tecnologia da indústria nacional, a valorização dos recursos humanos, o cuidado com o meio ambiente, a cultura, a história, a excelência do ensino, a administração militar, o serviço militar, as formas de ingresso na carreira militar e outros temas que são pontuados conforme a oportunidade ou a necessidade de divulgação.

Os principais veículos de comunicação do Exército atualmente são: a) página eletrônica66, que contém, além de informações institucionais e serviços, os demais instrumentos de comunicação do centro; b) Revista Verde-Oliva, uma publicação do Centro de Comunicação Social do Exército, lançada em maio de 1973, que contém matérias sobre assuntos diversos e tiragem média de 30.000 exemplares e é distribuída em todo território nacional e exterior; c) Noticiário do Exército, criado em 1957 e distribuído entre as organizações militares com informações sobre a atividade profissional e assuntos de interesse geral da instituição; d) Informex, informativo voltado para o público interno, mas disponível no site, com promoções, designações, alguma notícia de repercussão na impressa; e) Revista Recrutinha; f) Videorrevista do Exército; g) Rádio Verde-Oliva; e h) o Exército na TV, página da internet que contém as principais notícias de interesse para o Exército veiculadas nos telejornais das televisões abertas de âmbito nacional67. Além destes, outras formas de comunicação podem ser implementadas de acordo com a necessidade.

Cada Comando Militar de Área e Região Militar possui uma Seção de Comunicação Social (5ª Seção) que é responsável por programar e controlar as atividades

66

http://www.exercito.gov.br

67

Informações extraídas do Noticiário do Exército. NOTICIÁRIO do Exército. Publicação do Centro de Comunicação Social do Exército com distribuição gratuita para Organizações Militares. Publicação Impressa e disponível on-line, no site da instituição. EXÉRCITO BRASILEIRO. Noticiário do Exército. Brasília, [2002]. Disponível em: <http://www.exercito.gov.br/NE/2002/03/9963/capa963.htm>. Acesso: 25 Ago 09.

de comunicação recebidas do CCOMSEX. No nível de Organizações Militares, as Seções de Relações públicas recebem e despacham as correspondências sociais dos comandantes, organizam eventos, divulgam as atividades de interesse da unidade, promovem visitação às instalações e recebem os visitantes, entre outros. Apesar da coordenação destas seções ficarem, geralmente, sob a responsabilidade de militares sem formação acadêmica específica em Comunicação Social, as unidades têm ampla liberdade para solicitar apoio das 5ª Seções dos Escalões Superiores quanto a orientações e auxílio para o desenvolvimento de suas atividades. Além de cursos de capacitação em comunicação social que são promovidos eventualmente para os integrantes do sistema, todas as unidades militares recebem o Plano de Comunicação Social do Exército, devendo utilizá-lo como guia para criar seu próprio plano de ação voltado às suas necessidades particulares, inclusive no que diz respeito à criação de canais ou veículos de comunicação específicos.