• Nenhum resultado encontrado

Objectivos e Hipóteses de Investigação

3. Trabalho Empírico

3.1. Objectivos e Hipóteses de Investigação

Este estudo pretende trazer contributos para aprofundar algumas questões do conhecimento colaborativo compreendidas nos objectivos traçados:

• Determinar de que modo é que um sistema wiki pode ser usado como forma de partilhar, gerir e manter o conhecimento dentro da empresa, de uma forma colaborativa;

• Verificar a existência de vários tipos de contribuições e perfis de contribuidores;

• Identificar o impacto da utilização do wiki organizacional, no âmbito das formas de conversão do conhecimento (modelo SECI de Nonaka & Takeuchi (1995)), no desempenho dos utilizadores;

• Perceber em que medida é que um sistema wiki poderá ser utilizado nos contextos das quatro competências de uma learning organization (Sprenger, 1995; Kerkhof, et al., 2003). A utilização de wikis proporciona diferentes formas de contribuição, desde a simples adição de novos conteúdos em páginas existentes, à completa reorganização de conteúdos. Fundamentado no estudo realizado por Majchrzak, et al. (2006), pretende-se determinar as formas de contribuição dos utilizadores e os perfis dos contribuidores do wiki, formulando-se a hipótese:

• H1 – Existem diferentes perfis de contribuidores no wiki.

Uma vez que os sistemas wiki não constituem uma ferramenta de socialização propriamente dita, contrariamente aos sistemas de conversação online (chats e instant messaging), apresenta-se a hipótese:

• H2 – A utilização do wiki não contribui directamente no processo de socialização.

De acordo com Nielsen (2006), a maioria das comunidades online seguem a regra 90-9-1, ou seja, 90% dos utilizadores são apenas consumidores (lurkers – lêem mas nunca contribuem), 9% contribuem ocasionalmente, e 1% dos participantes contribuem com a maioria dos conteúdos. Pretende-se verificar se esta iniquidade participativa se encontra presente, através da hipótese:

• H3 – O wiki é predominantemente utilizado para a interiorização.

A facilidade de utilização dos wikis, bem como a sua flexibilidade, permitem o uso destes sistemas de diversos modos e com diferentes finalidades (Chau, et al., 2003; Majchrzak, et al., 2006; Munson, 2008; West & West, 2008). Apesar de não se pretender estudar as motivações dos colaboradores para a utilização do wiki, poderão existir diferentes estratégias na utilização do wiki organizacional. Deste modo, é definida a hipótese:

• H4 – Existem várias estratégias de conversão do conhecimento associadas a cada um dos modos de conversão do conhecimento (do modelo SECI).

Esta hipótese é desdobrada em quatro itens:

• H4.1 – Existem várias estratégias de conversão do conhecimento associadas à socialização; • H4.2 – Existem várias estratégias de conversão do conhecimento associadas à

exteriorização;

• H4.3 – Existem várias estratégias de conversão do conhecimento associadas à combinação; • H4.4 – Existem várias estratégias de conversão do conhecimento associadas à

interiorização.

De acordo com Kerkhof, et al. (2003), as quatro competências de uma learning organization devem ser consideradas como fases na introdução da gestão do conhecimento nas organizações. Sendo atribuída prioridade à absorção e difusão do conhecimento na organização, surge a hipótese:

• H5 – O wiki contribui principalmente para a difusão do conhecimento dentro da organização. Uma vez que a cultura organizacional é susceptível de albergar diferentes abordagens à gestão do conhecimento, a importância percepcionada destas abordagens por parte dos colaboradores pode diferir (Kerkhof, et al., 2003; Davenport, 2005), podendo estes definir diferentes estratégias na utilização dos sistemas wiki. Assim, apresenta-se a hipótese:

• H6 – Existem várias estratégias associadas a cada uma das competências de uma learning

organization.

Esta hipótese é desdobrada em1:

• H6.1 – Existem várias estratégias associadas à difusão; • H6.2 – Existem várias estratégias associadas à geração; • H6.3 – Existem várias estratégias associadas à exploração;

A literatura refere que a utilização de sistemas wiki enquanto ferramenta de gestão do conhecimento pode ter impacto no desempenho dos colaboradores (Halal, 1998; Davenport, 2005; Kankanhalli, et al., 2005; Henriksson, et al., 2008; Hester & Scott, 2008; Munson, 2008; Grudin & Poole, 2010). Considerando a utilização do wiki no âmbito do modelo SECI de Nonaka & Takeuchi (1995), colocam-se as hipóteses:

      

1 Conforme referido no ponto 3.3 – Contexto Organizacional – p. 36, o wiki não é acedido por entidades externas

• H7 – A satisfação é função da socialização, exteriorização, combinação e interiorização (variáveis resultantes do modelo SECI);

• H8 – A eficácia percebida é função da socialização, exteriorização, combinação e interiorização (variáveis resultantes do modelo SECI);

• H9 – A eficiência percebida é função da socialização, exteriorização, combinação e interiorização (variáveis resultantes do modelo SECI);

• H10 – A autonomia percebida é função da socialização, exteriorização, combinação e interiorização (variáveis resultantes do modelo SECI).

3.2. Instrumento de Investigação

 

Considerando a revisão da literatura apresentada nos capítulos anteriores, procedeu-se à elaboração de um questionário a ser distribuído apenas aos colaboradores da empresa em estudo que são utilizadores do sistema wiki da referida organização, pelo que os colaboradores sem acesso ao sistema não foram alvo desta investigação.

Neste ponto apresentam-se as questões contempladas no questionário criado. Este instrumento de investigação foi precedido de um pré-teste realizado a cinco ex-colaboradores da empresa que permitiu perceber se as questões eram suficientemente claras e explícitas, bem como a sua adequação aos objectivos do estudo.

Tal como referido anteriormente, a combinação do conhecimento de um grupo, e a percepção do conhecimento e competências individuais, podem ajudar as equipas a coordenar e aplicar a perícia para a resolução de problemas (Munson, 2008).

Muitas organizações estão a usar repositórios electrónicos de conhecimento para melhorar a reutilização da informação e identificar especialistas no seio da organização (Chau & Maurer, 2005). Os wikis ajudam a criar mapas de conhecimento na forma tácita (Kussmaul & Jack, 2009). Funcionalidades como a listagem de alterações recentes, o controlo de versões das páginas e a existência de páginas pessoais dos utilizadores com os seus contactos e competências, poderão auxiliar os utilizadores na identificação de potenciais especialistas em determinados assuntos (Grudin & Poole, 2010).

Como tal, a utilização de wikis no processo de socialização pode ser analisado sob duas perspectivas. Do ponto de vista do produtor, é relevante saber se os utilizadores disponibilizam os seus contactos, portefólio e áreas de competência nas suas páginas pessoais. Na óptica do consumidor, pretende-se perceber se a informação disponibilizada, aliada às funcionalidades acima descritas, é utilizada pelos colaboradores de modo a identificar os especialistas e obter os seus