• Nenhum resultado encontrado

CLAUSULA III DA RATIFICAÇÃO DAS CLÁUSULAS

3.OBJETIVO DA AQUISIÇÃO

ALEXANDRE JOSE SILVESTRE DIAS Prefeito

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E TURISMO

PROGRAMA: “NOSSO CAMPO EM PRODUÇÃO”

APOIO E PROJETOS DE AGRICULTURA FAMILIAR E ASSOCIATIVISMO RURAL

AQUISIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE CALCÁRIO

PLANO DE TRABALHO

MUNICÍPIO ÓRGÃO EXECUTOR

Município de Campo Novo de Rondônia Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo

CNPJ: 63.762.033/0001-99 CNPJ: 05.888.813/0001-83

Endereço: Av. Tancredo Neves 2250, Bairro Setor 2, Campo Novo de Rondônia, CEP: 76.887-000 Endereço: Rua 21 de setembro, 1932, Bairro setor 2, Campo Novo de Rondônia, CEP: 76887-000 Telefone: (69) 3239-2240

Secretário:Fábio dos Santos Silva Prefeito: Alexandre José Silvestre Dias

DESCRIÇÃO DO OBJETO:

ITEM DESCRIÇÃO

01 CALCÁRIO, DOLOMÍTICO A GRANEL, com análise/relatório de ensaio, com os seguintes parâmetros: CaO% (Óxido de Calcio) mínimo de 24%; MgO% (Óxido de Magnésio) mínimo de 18%; PRNT% mínimo de75%; PN% mínimo de 85%.

1.INTRODUÇÃO

1.1 A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo de Campo Novo de Rondônia, órgão responsável que tem por finalidade executar política de desenvolvimento e apoio a agropecuária e ao sistema de abastecimento do município, fomentando e articulando programas de desenvolvimento rural alternativos para pequenos agricultores.

1.2 O presente plano de trabalho, visa regulamentar os procedimentos que deverão ser dotados para aquisição, bem como na distribuição de calcário aos agricultores e pecuaristas de produção de leite.

2.JUSTIFICATIVA

2.1 A agricultura familiar é, sem dúvida, um pilar muito importante para a economia brasileira. Esse grande setor em constante desenvolvimento produz por volta de 80% de todo alimento que chega as mesas dos brasileiros todos os dias.

2.2 Sua principal fonte de renda é a agropecuária e a propriedade é gerida pela família.

2.3 Dentro da atual conjuntura, a Prefeitura Municipal de Campo Novo de Rondônia, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo procurou buscar alternativas que viesse ao encontro das necessidades das famílias do campo visando melhorar a produtividade e desenvolver produtos seguros, com a qualidade exigida pelos mercados através da aquisiçãopretendida, tornaremos possível o desenvolvimento das atividades nas propriedades.

3.OBJETIVO DA AQUISIÇÃO

3.1 Os solos brasileiros são ácidos em sua maioria. A acidez, representada basicamente pela presença de dois componentes - íons H+e Al+3- tem origem pela intensa lavagem e lixiviação dos nutrientes do solo, pela retirada dos nutrientes catiônicos pela cultura sem a devida reposição e, também, pela utilização de fertilizantes de caráter ácido.

3.2 Os principais objetivos da calagem são: eliminar a acidez do solo e fornecer suprimento de cálcio e magnésio para as plantas. O cálcio estimula o crescimento das raízes e, portanto, com a calagem ocorre o aumento do sistema radicular e uma maior exploração da água e dos nutrientes do solo, auxiliando a planta na tolerância à seca.

3.3 A calagem ainda tem outros benefícios, como: aumentar a disponibilidade de fósforo, já que diminui os sítios de fixação no solo; diminuir a disponibilidade de alumínio e manganês através da formação de hidróxidos, que não são absorvidos; aumentar a mineralização da matéria orgânica com consequente maior disponibilidade de nutrientes e favorecer a fixação biológica de nitrogênio. Nas propriedades físicas do solo, a calagem aumenta a agregação, pois o cálcio é um cátion floculante e, com isso, diminui a compactação.

3.4 A calagem em excesso ou mal aplicada pode ter efeito negativo na disponibilidade de micronutrientes. Por todos os efeitos, a calagem é a prática mais econômica que garante aumentos na produtividade e longevidade da planta. Para que haja boa incorporação e homogeneização com o solo, a calagem deve ser feita no preparo do solo.

4METAS

4.2 Beneficiar pequenos produtores rurais, residentes na zona rural do município, com a recuperação do solo, para o melhoramento de pastagem e produção agrícola no município de Campo Novo de Rondônia;

4.3 Beneficiar pequenos produtores rurais inseridos no programa de Fortalecimento da pecuária leiteira com melhoramento genético e recuperação de pastagem;

4.5 Agregar valor aos produtos agrícolas

4.6 Aumentar a renda dos pequenos produtores rurais, especialmente a bacia leiteira e agricultores feirantes do município e ainda os que participam dos programas de governo na aquisição de alimentos do PNAE E PAA;

4.7 Incentivar a permanência do homem no campo; 4.8 Melhorar as condições de produção.

5. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:

5.1 A distribuição do calcário contemplará agricultores e pecuaristas que vivem exclusivamente da renda proveniente da agricultura ou da pecuária leiteira ou que a renda da agricultura seja a principal, devendo neste caso ser comprovado através de DAP.

5.2 Os agropecuaristas enquadrados no programa farão jus de até 10(dez) toneladas para a calagem do solo a ser recuperado, conforme recomendação técnica.

5.3 Após a aprovação do processo de adesão ao calcário, a SEAMAT distribuirá as quantidades aderidas através de cronograma realizado pela coordenação do programa.

5.4 O produtor arcará com as despesas de transportes da sede do município até a sua propriedade, que serão realizadas através do Programa ―Nosso Campo em Produção”Projeto Porteira a Dentroaprovado pela Lei Municipal 626/2013 e Decreto 071/2020 desta SEAMAT.

5.5 Os serviços serão prestados de segunda a sexta, e caso seja necessário a utilização de implementos ou maquinários agrícolas, estes serão providenciados, conforme a disponibilidade dos equipamentos.

6. REQUISITOS PARA SE BENEFICIAR DO PROGRAMA

6.1 Os Agropecuaristas interessados a aderir ao programaNosso Campo em Produçãonaaquisição de calcáriodeverá comprovar junto a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, pertencer e trabalhar com a agricultura familiar através das documentações:

a) Apresentar RG, CPF, Título de Eleitor; b) Cadastro no Sistema de Agricultura -SISAGRI; c) DAP, caso necessite;

d) Apresentar documento da propriedade rural (contrato de compra e venda, posse, título, escritura pública, contrato de arrendamento ou comodatário);

e) Cadastro no SINTEGRA (inscrição estadual/Nota do Produtor Rural);

f) Comprovar que vive da Renda proveniente da propriedade, superior a 06(seis) meses (nota do Produtor rural de saída de mercadoria (Leite, animais e produtos agrícolas) ou visita técnica na propriedade;

6.2 Após a apresentação das documentações, o processo será analisado pelo técnico da SEMAT e homologado pelo Secretário da Pasta, que após a aprovação ao enquadramento o produtor deverá realizar Análise de Solo para o recebimento da quantidade adequada, conforme recomendação técnica para a calagem do solo a ser recuperado.

7. METODOLOGIA DA AQUISIÇÃO DO CALCÁRIO

7.1 A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo poderá utilizar os métodos: a) Por parceria com produtor;

b) Por programas de Governo/Convênios; e

c) Aquisição por Licitação/Recursos próprio/ Emenda Parlamentar.

8. METODOLOGIA DO TRANSPORTE

8.1 A secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo viabilizará a logística mais econômica para o cofre municipal, podendo realizar o transporte através de veículo próprio, emendas parlamentar, parcerias com o Governo do Estado, parceria com produtor rural e por licitações.

9. RECURSOS HUMANOS E MAQUINÁRIOS DISPONÍVEIS

9.1 Para esta etapa estão previstos os seguintes recursos humanos e maquinários relacionados abaixo: a) Coordenador do Projeto;

b) Técnico Agropecuário

c) Operador de maquinários agrícolas; d) Trator de pneus 75cv;

e) Espalhador de Calcário; f) Carreta Hidráulica;

g) Pá concha traseira hidráulica; h) Caminhão Caçamba.

10. COMPROVAÇÃO DA EXECUÇÃO

10.1 A secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo deverá comprovar a entrega do calcário ao produtor beneficiado da seguinte forma: a) Termo Individual de Entrega e Recebimento do Calcário (Anexo I) do presente Plano de Trabalho;

b) Relatório Fotográfico.

10.2 O produtor beneficiado deverá comprovar o uso adequado do calcário, bem como seu armazenamento correto da seguinte forma: a) Relatório fotográfico da aplicação do calcário no solo; e

b) Em caso de uso gradativo em produção perenes, o produtor deverá armazenar o produto em sacas ou em local coberto, comprovando através de relatório fotográfico, declaração ou projeto de produção, devidamente atestada por um Técnico correspondente.

11. RESULTADO ESPERADO

11. Os resultados esperados neste Plano de Trabalho, serão incremento de receita por conta dos serviços de qualidade e em quantidade que serão propiciados pelos agropecuaristas do Município.

Campo Novo de Rondônia, 02 de junho de 2021.

Elaborado por: Márcia Xavier P. CostaIsac da Cunha Santana Administradora CRA/RO/AC-3828Técnico Responsável CFTA-813.457.392-49

SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E TURISMO ANEXO I – Plano de Trabalho

PROGRAMA NOSSO CAMPO EM PRODUÇÃO