• Nenhum resultado encontrado

4. PERFIL INSTITUCIONAL

5.2 Objetivos do curso

O curso superior de Tecnologia em Gestão Pública do UniProjeção tem por objetivo a formação de profissionais para o exercício do planejamento, implantação e gerenciamento de programas e projetos de políticas públicas, no âmbito das instituições públicas, nas esferas federal, estadual ou municipal, a partir de sólida fundamentação teórico-metodológica, que lhes permita a capacidade de identificação das oportunidades de mudança e melhorias na gestão, contribuindo para a otimização da capacidade de governo e da prestação de bons serviços à sociedade.

São objetivos específicos do curso:

• Planejar e coordenar as atividades no âmbito da gestão pública, em seus diversos níveis, empregando métodos adequados de liderança das equipes; • Dimensionar sistemas e processos racionais, seguros e econômicos; • Otimizar processos produtivos de prestação de serviços na área pública, contribuindo para o aumento da produtividade;

• Tomar decisões no âmbito dos processos gerenciais da área pública, com segurança e eficácia;

• Negociar acordos, parcerias e compartilhamento de processos e sistemas com terceiros, visando à otimização de organizações em geral; • Conhecer e aplicar a legislação que regulamenta a prestação dos serviços públicos;

• Desenvolver a gestão financeira de forma correta e adequada, desde a elaboração do orçamento público até sua execução final;

• Ter visão ampla e sistêmica da gestão pública;

• Desenvolver comunicação eficaz e eficiente, para o do trabalho em equipe e liderança.

5.3 Justificativa do curso

As atividades de Gestão Pública caracterizam-se pelo planejamento, organização, operação e controle dos processos de gestão no âmbito da organização pública Federal, Estadual e Municipal, observadas as peculiaridades dessas instituições, em especial os preceitos constitucionais e a legislação geral, que estabelecem limites estritos para o exercício dessas atividades em respeito ao patrimônio público.

A economia da região do Distrito Federal e entorno caracteriza-se pela predominância do serviço público, que representa mais de 40% do PIB, aí consideradas, também, a administração dos municípios do Estado de Goiás que fazem divisa com o território do Distrito Federal.

Há uma tendência de crescimento do mercado ligado à Gestão Pública que deverá consolidar-se em médio prazo, com a realização de inúmeros concursos públicos para preenchimento de vagas nos diversos cargos em Brasília e na região. Observa-se que muitos órgãos governamentais ainda são administrados por

profissionais oriundos de outras áreas do conhecimento, o que tem criado ao longo do tempo uma ilusão de que não seria necessária uma formação específica para o pleno exercício das atividades de administração pública.

Na última década, no entanto, tem se evidenciado, cada vez mais, a importância das organizações investirem na aquisição de profissionais bem preparados para o exercício de cargos de administração pública, como única forma de fazer frente aos desafios políticos e sociais, que demandam gestão baseada em resultados e nos princípios da excelência. A formação dos novos gestores públicos deverá se voltar para áreas em que as empresas públicas e o governo, em seus diversos âmbitos, têm enfrentado crescentes necessidades desse tipo de profissional, contribuindo para a gestão dos problemas atuais, especialmente os relacionados com a Gestão de Políticas Públicas, essenciais para o desenvolvimento das atividades do Estado.

O mercado de trabalho para o Gestor Público é amplo, abrangendo a área pública e o terceiro setor, que vem despontando como área de grande absorção de profissionais qualificados, principalmente na capital do país, onde se encontram inúmeros organismos internacionais com seus projetos de alcance socioambiental. O campo de atuação para o gestor público abrange o exercício de funções e cargos de administrador do serviço público federal, estadual, municipal, autárquico, sociedades de economia mista, empresas estatais, paraestatais e privadas, em que fique expresso e declarado o título do cargo abrangido.

O profissional formado em gestão pública encontra, também, amplo campo de trabalho em organizações privadas que prestam serviços para o setor público e organizações do Terceiro Setor, cujas políticas em muito se assemelham às do Estado. Observa-se a ampliação dos projetos voltados à preservação ambiental, à Assistência às camadas menos favorecidas da sociedade brasileira e ao atendimento de demandas oriundas de organismos internacionais que desenvolvem suas atividades no país, para os quais a presença de gestor com a visão de políticas públicas pode contribuir em muito.

O esforço pela modernização Estado brasileiro tem enfrentado as dificuldades decorrentes da falta de profissionais especialmente capacitados para essa tarefa. Questões novas como a gestão da responsabilidade fiscal, a gestão dos recursos ambientais, a estruturação dos órgãos governamentais para o alcance de novos patamares de produtividade e outras estão a exigir a presença de pessoas com visão

estratégica e prática da administração. Por essa razão, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública preenche uma lacuna observada no ambiente governamental brasileiro, em especial na Capital Federal.

A estrutura curricular deste curso, portanto, foi desenvolvida em consonância com as necessidades do Setor Público, que demanda profissionais aptos a desenvolver políticas públicas nos diversos segmentos de atuação do Estado, abrangendo todo o processo administrativo, desde o planejamento, passando pela organização, a direção e chegando à avaliação dos resultados.

Consciente de que hoje pode-se afirmar que os cursos tecnológicos passaram a ser reconhecidos pela sociedade e seu mercado de trabalho como cursos superiores de graduação equivalentes às demais graduações, atendendo a demandas específicas e cada vez mais localizadas pelas empresas e por um significativo quantitativo de alunos concluintes do ensino médio que percebem vantagens e possibilidades reais de rápida inserção no mundo laboral, que o UniProjeção fez a escolha de atuar firmemente na educação superior profissional.

Está ciente, também, de que a duração mais curta dos cursos tecnológicos e a organização curricular em quatro períodos, oferecendo certificações parciais durante o percurso de formação profissional do aluno e distintas temporalidades, injetará na Instituição uma nova dinâmica de organização e gestão, novas formas de inserção no mercado de trabalho, novos conhecimentos tecnológicos com aumento da sua capacitação tecnológica, diversificação nos programas e currículos e novos mecanismos para a educação continuada.

Cabe ressaltar que as transformações sociais, políticas, econômicas e tecnológicas experimentadas pelo país na primeira década do século XXI permitiram a ruptura de barreiras que dificultavam a mobilidade de vasta camada da população, processo que acarreta em variadas e positivas consequências, dentre elas a busca por maior qualificação profissional e melhor formação acadêmica. A educação a distância, consoante a esta tendência, é uma alternativa de personalização da aprendizagem, como uso ativo da tecnologia, que permite uma universalização do ensino, pela maior acessibilidade aos canais de oferta com aulas 100% a distância e polos de apoio presencial distribuídos em diversas regiões do país.

O curso de Tecnologia em Gestão Pública na modalidade à distância pressupõe o entendimento da Gestão Pública não como um conjunto autônomo de conhecimentos técnicos, mas como parte de um todo voltado a compreender as

realidades sociais, seus aspectos positivos e negativos, seus conflitos e crises, e oferecer respostas eficazes às demandas que se acumulam.

Em cumprimento ao estabelecido em seu Plano de Desenvolvimento Institucional, o UniProjeção se reestrutura em recursos humanos, infraestrutura física e de equipamentos para atender às exigências legais e assim, responder satisfatoriamente às demandas e necessidades da sociedade do Distrito Federal, garantindo empregabilidade dos egressos e contribuindo para o desenvolvimento local, regional e do país.

Documentos relacionados