• Nenhum resultado encontrado

4 UMA VOZ, UMA MARCA

4.1 História de Luta

6.2.2 Objetivos específicos

• Vivenciar o processo de produção de um programa de reportagem, com o intuito de registrar os fatos coletados;

• Desenvolver várias funções como repórter (checar informações, pesquisar, levantar dados e apresentar matérias), apresentador (apresenta os assuntos e dá dinâmica a transmissão), produtor (levanta assuntos e produz pautas,

a partir de um gancho jornalístico), redator (desenvolve todo o roteiro e script do programa) e editor chefe (coordena toda produção em todas as etapas).

6.3 Justificativa

No âmbito social o programa “Reportagem em Ação” foi idealizado com objetivo de resgatar as contribuições para a cidade de Presidente Prudente e região, desempenhadas pelo locutor Lucas Macedo.

No acadêmico, justifica-se uma produção de um programa, que poderá ser usado como conteúdo de aula prática na disciplina de radiojornalismo, servindo como exemplo para outras produções.

E no âmbito pessoal, é possível justificar que os estudantes conseguirão desenvolver os afazeres da produção jornalística, ao produzirem pautas, scripts e reportagens. Se aprofundando de fato no objeto de estudo.

6.4 Público-alvo

O púbico alvo é destinado à comunidade acadêmica da própria faculdade, que tem interesse em se aprofundar na história do primeiro locutor da FM de Presidente Prudente. Além de estar disponível em um canal, onde todos os públicos podem ser alcançados, diante do alcance global.

6.5 Linha Editorial

O programa tem como finalidade, apresentar a trajetória de Macedo, voltado para a população de Presidente Prudente e região, a fim de relatar uma história ampla sobre: Uma voz, uma marca: “Lucas Macedo, o locutor recordista de tempo como apresentador do Jornal da Manhã na Rádio Prudente AM”. A produção de conteúdo jornalístico é de caráter informativo e interpretativo.

As fontes escolhidas precisam ser aptas para argumentar sobre o tema, comunicando de forma fácil, assim o ouvinte não irá ficar com dúvidas nas informações transmitidas. As pautas devem conter: dados para que o repórter possa estar inteirado com as informações, proposta, encaminhamento, retranca, roteiro. Neste caso além do repórter todos os integrantes do grupo estarão à parte sobre o direcionamento do tema.

Já as gravações devem ser executadas com condições de qualidade da sonora, para que a fala do entrevistado seja nítida e compreensível, em ambientes adequados para evitar ruídos negativos.

Sobretudo, o repórter não deve distorcer ou induzir o entrevistado a fim de forçar a fonte a cometer atos que contradizem com os princípios éticos jornalísticos, tendo compromisso com a verdade.

Todas as entrevistas precisam ser descarregadas nos equipamentos da Rádio Facopp, junto aos técnicos Jesley Almeida e Valter Santos, para ter garantia de que estará disponível para as edições.

Os scripts devem acompanhar o tempo estipulado no espelho, para compreender as etapas é necessário fazer as indicações de corte das sonoras. Os softwares utilizados para a edição serão: Sound Forge e Sony Vegas. Esses devem ser executados pelos técnicos juntamente com o grupo, a fim de definir o resultado final.

Para elaboração da mensagem informativa poderão ser utilizados recursos como: efeitos sonoros, ruído, silêncio. Sobretudo a locução, esta deve obedecer a alguns pré-requisitos: deve ser clara, audível e compreensível. Boa pronúncia, obedecendo ao ritmo de leitura, buscando criar um diálogo mental entre ouvinte e receptor.

6.6 Estrutura

O programa de “Reportagem em Ação” será veiculado na Rádio Facopp. Com duração de 25 minutos.

O objetivo das matérias produzidas é abordar assunto relacionado ao locutor Macedo, mencionando sua trajetória e vida pessoal. Por onde passou deixou sua marca, com isso, será de grande importância pegar relatos daqueles que tiveram o privilégio de estar ao lado de uma grande voz. E o programa conta com a entrevista principal, que é do Lucas Macedo, onde irá tratar de assuntos diversos, discorrendo sobre seus anos de contribuições para o radiojornalismo.

As edições de “Reportagem em Ação” serão divididas em cinco blocos, a cada 5 minutos de um bloco para o outro, será utilizado a vinheta de passagem. Primeiro bloco: A voz de Lucas, seu tempo como apresentador do Jornal da Manhã; segundo bloco: Lucas versátil, ele como imitador, desenhista, entrevistador; terceiro

bloco: O profissional; quarto bloco: sua vida pessoal, amigos, familiares; quinto bloco: contribuições de seus 48 anos de vida profissional.

Na abertura do programa, o apresentador pode saudar o ouvinte logo em seguida introduzindo o tema abordado. E ao encerrar o programa, basta dizer logo após a ficha técnica o apresentador situa o ouvinte sobre a data de gravação do programa.

As atividades da dupla foram divididas da seguinte maneira: Guilherme Napoleão e Lilian Silva ficaram responsáveis pelas reportagens, pautas e a produção.

Lilian Silva redação e Guilherme Napoleão apresentação do programa.

6.7 Ilustração Sonora

As vinhetas do programa Reportagem em Ação foram produzidas com texto do jornalista Homéro Ferreira, voz do jornalista Cláudio Almeida e ilustrações sonoras do operador técnico Jesley Almeida.

As músicas sugerem ação, sendo que inicia alta e quando vai entrar a fala tem o desce som; feita a locução, em seguida, fecha com o sobe som.

6.7.1 Vinheta de abertura

A vinheta de abertura tem 15 segundos. - música/trilha... Olá ouvinte

A partir de agora você acompanha aqui pela rádio facopp a trajetória do locutor Lucas Macedo. O programa Reportagem em Ação. Uma produção voltada para contar histórias de personalidades do Oeste Paulista... música/trilha

6.7.2 Vinheta de passagem

A vinheta de passagem tem 15 segundos.

- música/trilha... Você está ouvindo, pela Rádio Facopp, o programa Reportagem em Ação. Uma produção voltada para contar a história de personalidades do Oeste Paulista... Música/trilha

6.7.3 Vinheta de encerramento

- música/trilha... Você acaba de ouvir, pela Rádio Facopp, o programa de Reportagem em Ação. Uma produção voltada para contar a história de personalidades do Oeste Paulista... música/trilha

6.8 Divulgação

Além de ser postado na Rádio Facopp, o programa pode contemplar o conceito de multimidialidade, sendo postado em alguma outra plataforma de mídia, e exemplo de um canal no Youtube.

A finalidade é ampliar a possibilidade de visibilidade para o produto e, especialmente a de seus autores, algo que também pode incluir o envio do link para as redes sociais.

6.9 Recursos financeiros

A dupla tem ciência de todos os gastos necessários seja com transporte, impressão de documentos. Portanto, todos os gastos serão divididos em partes igualitárias entre os integrantes.

6.10 Recursos humanos

O programa foi realizado por dois alunos do 8º termo B, de 2018, do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp), sob a orientação do Professor Me. Homéro Ferreira, assistência técnica Jesley Almeida e Valter Santos

Na produção do programa, cada aluno ficou responsável por uma função, para a realização do trabalho: Guilherme Napoleão e Lilian Silva como repórteres e produtores e Guilherme Napoleão como apresentador.

6.11 Recursos técnicos

Os recursos técnicos que serão utilizados durante as etapas de pré- produção, produção e finalização do programa pertencem aos estudantes e à Rádio Facopp. Os equipamentos necessários foram: gravadores de voz, celulares que

possuam este recurso e canetas e papéis. Os gravadores de áudio estão disponíveis na Rádio Facopp e devem ser pré-agendados e solicitados junto aos técnicos responsáveis Jesley Almeida e Valter Santos.

7. MEMORIAL DESCRITIVO

Este capítulo tem como propósito discorrer sobre a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), um programa de reportagem. E para a elaboração de um programa de qualidade é necessário que este apure os fatos, tenha como princípio um bom embasamento teórico e harmonia entre os integrantes do grupo.

7.1 Pré-projeto

Todo o caminho percorrido até a peça prática foi desenvolvido cumprindo os prazos dos cronogramas de orientação. Seja no pré-projeto até a execução da pós-produção. Ao todo foi disponibilizado um ano e meio para cumprir todas as etapas do trabalho.

Antes da escolha do tema, foi definido quem seriam os participantes. Compostos por: Ana Cláudia Leal Ferreira Messias, Andrei Ribeiro de Oliveira, Guilherme Henrique Napoleão Vicente, Lilian Aparecida da Silva e Melina Gomes Vieira Silva. Após este processo, constituiu-se a escolha do tema: A migração do AM para o FM. A temática foi trabalhada até uma semana antecedente à pré-banca. Então, a professora Fabiana Aline Alves orientou ao grupo que trocasse o tema, pois entendeu que o processo de migração não teria uma data definida para ocorrer em Presidente Prudente.

Em conversa com o professor Homéro Ferreira, ele sugeriu ao grupo que abordasse um tema radiojornalístico, que contasse a história do locutor Lucas Macedo, pelo entendimento que suas contribuições seriam de importância para a sociedade de Presidente Prudente e região. A proposta foi aceita. Porém, os estudantes não sabiam ao certo em qual formato iriam aplicar a temática. Chegando ao consenso que o melhor formato se empregaria no programa de reportagem.

Logo em seguida, para dar continuidade à construção do pré-projeto foi executada a fundamentação teórica. Neste período os capítulos foram divididos entre os integrantes do grupo. Capítulos que retratavam a história do rádio no Brasil e no mundo, web-rádio, rádio na internet, características do rádio, pautas e entrevistas. Ao final, o pré-projeto foi aprovado, embora houvesse algumas alterações, pontuadas pelos professores que integravam a pré-banca: Fabiana Aline Alves; Homéro Ferreira; Luiz Carlos Dale Vedove e Thaísa Sallum Bacco.

Em seguida o grupo acatou as correções e buscou corrigir todo o material.

7.2 Projeto

O foco principal se deu a partir do conhecimento do grupo de que Lucas Macedo entrou para a história como o primeiro locutor do FM de Presidente Prudente, mas através das coletas de dados dos entrevistados e pesquisas realizadas pelo grupo foram descobertas que Lucas Macedo, não só havia sido o primeiro locutor do FM, como também é recordista de tempo no radiojornalismo prudentino, onde apresentou por 38 anos o Jornal da Manhã, na Rádio Prudente, de 1978 até 2016. E após o grupo ter o conhecimento deste fato, o tema passou a ser o tempo de Lucas na apresentação do produto radiojornalístico. Cadastrado na Pró- reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), com o protocolo número 08987/2018. Havendo também a mudança no nome do projeto, que passou a se chamar: Uma voz, Uma marca: Lucas Macedo, o locutor Recordista de tempo como apresentador do Jornal da Manhã na Rádio Prudente AM.

Neste período para obterem maiores informações os autores buscaram realizar uma pesquisa, que apontasse quem seriam as pessoas mais próximas de Lucas Macedo, como colegas de profissão, que fizeram parte da trajetória do locutor, amigos e familiares. Houve pré-entrevistas com esses personagens, nomes como: Ed Thomas, o mais antigo colega de trabalho de Lucas; outro mais antigo repórter em atividade das emissoras, Geraldo Gomes; e último colega de bancada na apresentação do Jornal da Manhã, o jornalista Thiago Caldeira; também foi entrevistado o próprio Lucas; e o seu filho Alexandre Bavaresco, que mais se aproxima da profissão do pai, pois foi editor de imagem da TV Bandeirantes, hoje Band Paulista.

A maioria destas entrevistas foram realizadas nas emissoras Prudente AM e 101 FM, de Presidente Prudente – SP. O integrante Guilherme Napoleão foi designado a realizar as entrevistas. E as possíveis perguntas foram revisadas pelo orientador. Neste mesmo período as outras integrantes ficaram responsáveis por ajustar a parte teórica. Todas as pré-entrevistas foram feitas utilizando o gravador de celular, do próprio aluno, modelo: Iphone 5C. Apenas a entrevista com Alexandre Bavaresco, acabou sendo realizada por um aplicativo de celular: WhatsApp. Uma

vez que os horários de disponibilidade do entrevistado não se encaixavam com a do entrevistador.

Todas as pré-entrevistas entraram no projeto como anexos. Dando credibilidade ao conteúdo e aprofundando ao tema.

O grupo que era composto por cinco pessoas, passou então, a ser integrado por apenas três autores. Andrei Ribeiro e Melina Gomes foram reprovados por ausência nas orientações. Dando sequência ao TCC, os demais integrantes.

Após o término desta etapa o projeto passaria por uma segunda avaliação. Este foi encaminhado para a banca avaliadora composta por Rogério do Amaral e Tchiago Inague que apontaram outras correções. E mais uma vez os alunos corrigiram todo o conteúdo.

7.3 Parte Prática

Os personagens da primeira etapa de entrevistas foram entrevistados novamente, por conta do aparelho celular não ter a mesma qualidade de áudio, necessária para a realização do programa de reportagem. Lembrando, que os discentes estavam no período de férias (junho a julho) e aproveitaram este momento para produzirem as entrevistas e adiantarem a peça prática. Todas as pautas foram feitas seguindo o modelo da rádio Facopp, produzidas pelos alunos em casa, uma vez que as perguntas eram revisadas e compartilhadas, via e-mail e redes sociais entre os autores do projeto e o orientador.

Todos os convidados para participarem das entrevistas foram solícitos ao pedido de vir até a Rádio WRF Facopp para realização da mesma. Os agendamentos das entrevistas foram feitos através das redes sociais e ligações. Algumas fontes marcaram e remarcaram as entrevistas, pois nem todos os convidados tiveram disponibilidade de vir no dia solicitado.

7.4 Entrevistas

A maioria das entrevistas foram feitas na rádio da própria faculdade. O primeiro entrevistado: o locutor Thiago Caldeira, que mostrou seu fascínio pelo apresentador Lucas Macedo, ao relatar que o ouvia desde sua infância, ao ir à escola. A segunda convidada: Graziela Todesco, que acompanhou de perto o

trabalho do locutor e falou sobre seu profissionalismo e ética. Ambos foram entrevistados no mesmo dia (29/06/2018). No período de férias dos alunos.

As próximas entrevistas foram marcadas com antecedência, já que os entrevistados tiveram que dispor do seu tempo para se deslocarem até o laboratório da Facopp (Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente) – Unoeste. Todos os agendamentos aconteceram através de conversas nas redes sociais. O responsável por entrevistá-los foi o aluno Guilherme Napoleão. Já que as demais integrantes não puderam comparecer no dia. A integrante Lilian Silva, que reside em Presidente Epitácio, não teria disponibilidade pelo horário e a distância, então ficou incumbida de também revisar as pautas e possíveis perguntas para os entrevistados. Neste mesmo período a aluna Ana Cláudia Leal notificou o grupo que talvez desistisse de continuar o trabalho de Conclusão de Curso, não alegando o motivo. E a partir deste momento a elaboração do TCC deu sequência apenas com os alunos: Guilherme Napoleão e Lilian Silva.

Os próximos a serem entrevistados foram: o jornalista Geraldo Gomes e Joilton Carlos. Ambos já trabalharam com o locutor Lucas Macedo e discorreram um pouco sobre a trajetória do profissional. Neste dia 03/07/2018 a primeira entrevista com Geraldo Gomes ocorreu às 09h e em seguida a entrevista com Joilton Carlos. Para que os horários marcados com os entrevistados pudessem ser cumpridos com rigor, o técnico Jesley Almeida, um dos responsáveis pela parte técnica da rádio entrava em contato com o grupo e apresentava os horários em que o laboratório de rádio pudesse ser utilizado pelos alunos, sua colaboração foi fundamental nesta etapa.

Praticamente todas estas entrevistas foram gravadas na rádio Facopp, exceto a de Marcos Mendonça, pois trabalha com o operacional da TV Band Paulista e não poderia se deslocar até a faculdade. Sua colega de profissão estava de férias e ele que era o responsável pelo sistema da emissora, como: vinhetas, cenários, trilhas e muito mais. E assim, o discente Guilherme Napoleão compareceu até a emissora para realização da entrevista. Esta foi bem breve, mas de valia para a dupla. A próxima entrevista ocorreu no dia 13/08/2018, e de forma que não se retrata apenas o lado profissional do Lucas Macedo, mas que abrangesse também sua história de vida. E mais uma vez o aluno Guilherme Napoleão entrevistou, Josué Macedo, irmão de Lucas e admirador de seu trabalho. Josué contou um

pouco da infância de Lucas e seus outros irmãos e relembrou o passado, quando apontou o início do desejo de seu irmão Macedo em se tornar locutor.

O filho de Lucas, Alexandre Bavaresco, é um dos professores do curso de Publicidade e sua entrevista realizada no dia 24/08/2018 foi uma das entrevistas que causou maior comoção. O misto de sentimento, onde o entrevistado discorria não só o lado profissional de seu pai, mas, sobretudo o lado paterno e de amizade entre os dois. Alexandre, filho de Lucas na sua entrevista falou das lições de vida aprendidas com o pai em todos esses anos.

Assim, como combinado entre os discentes e o orientador, uma das últimas entrevistas seriam o da peça principal do trabalho, o locutor Lucas Macedo, homenageado pelos alunos. Sua entrevista ocorreu no dia 27/08/2018, na própria rádio WRF. Apesar das dificuldades de disponibilidade de horário, a entrevista foi executada. Total de 12 minutos, onde ele contou histórias da sua trajetória profissional.

Para fechar com chave de ouro esta etapa de entrevistas, a dupla passou a procurar alguém que acompanhasse a trajetória de Lucas desde o início. E resolveram entrevistar Wilson Portella. Ele conhece Lucas desde sua adolescência e o locutor chegou a fazer imitações de Portella. Uma entrevista onde ele contou que as imitações de Lucas eram tão boas, que chegaram a confundi-lo. Portella ocupa um cargo público e Lucas por diversas vezes o imitou no rádio.

Todas estas entrevistas foram decupadas, de maneira que ficasse mais fácil para os alunos escolherem as melhores partes, as falas que seriam de fato colocadas no script.

Documentos relacionados