• Nenhum resultado encontrado

OBJETIVOS 1 Objetivo Geral:

No documento Vera Lúcia Orlandi Cunha (páginas 69-74)

REVISÃO DA LITERATURA

2 REVISÃO DA LITERATURA 2.1 Sistema de escrita

3 OBJETIVOS 1 Objetivo Geral:

- verificar as relações entre as provas de habilidades metalingüísticas e de leitura aplicadas em escolares de 1ª. a 4ª. séries do ensino fundamental.

3.2 Objetivos Específicos:

- elaborar provas de habilidades metalingüísticas e de leitura para escolares de 1ª. a 4ª. séries do ensino fundamental.

- caracterizar o desempenho de crianças de 1ª. a 4ª. séries do ensino fundamental nas provas de habilidades metalingüísticas e de leitura.

- comparar o desempenho de crianças de 1ª. a 4ª. séries do ensino fundamental nas provas de habilidades metalingüísticas e de leitura.

MÉTODO

_________________________________________________________

4 MÉTODO

Esta pesquisa é parte integrante do projeto de pesquisa Edital MCT/CNPq 02/2006 - Universal intitulado: “Programa de remediação metalingüístico para escolares com dificuldades de aprendizagem: elaboração de procedimento avaliativo-terapêutico computadorizado”, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Filosofia e Ciências- FFC/UNESP-Marília-SP sob o protocolo no 3326/2006 (ANEXO A). Este estudo encarregou-se da elaboração e aplicação de provas para detecção de possíveis dificuldades encontradas pelos escolares durante o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita.

4.1 Participantes

Participaram deste estudo 120 escolares de 1ª. a 4ª. séries do ensino fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Marília, SP, indicada pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Marília/SP.

Foram excluídos deste estudo escolares com deficiência sensorial, motora ou cognitiva matriculadas nesta escola, bem como os estudantes que não apresentaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado pelos pais ou responsáveis. Como inclusão, foram utilizados os seguintes critérios: discentes com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado pelos pais ou responsáveis e alunos sem queixa auditiva ou visual constantes em prontuário escolar.

Os escolares foram divididos em 4 grupos:

Grupo I (G I): composto por 30 escolares da 1ª. série do ensino fundamental. Grupo II (G II): composto por 30 escolares da 2ª. série do ensino fundamental. Grupo III (G III): composto por 30 escolares da 3ª. série do ensino fundamental. Grupo IV (G IV): composto por 30 escolares da 4ª. série do ensino fundamental.

A faixa etária dos escolares participantes foi de sete anos e nove meses a doze anos e nove meses, considerando a data de aplicação das provas, no terceiro bimestre do ano letivo de 2007.

O quadro 1 mostra a distribuição dos escolares de acordo com a média de idade e gênero dentro dos quatro grupos.

Quadro 1 - Distribuição dos escolares pela média de idade e gênero em cada grupo.

Grupos GI GII GIII GIV

Média Etária 8a1m 8a2m 9a7m 11a6m Masculino 17 14 19 18 Feminino 13 16 11 12

O Gráfico 1 mostra a distribuição dos escolares de acordo com a média de idade e gênero dentro dos quatro grupos.

0 5 10 15 20

GI GII GIII GIV

Média Etária masculino feminino

Gráfico 1 -Distribuição dos escolares pela média de idade e gênero em cada grupo.

A realização deste estudo foi dividida em 2 partes: a parte 1 refere-se à elaboração das provas de habilidades metalingüísticas e de leitura – PROHMELE incluída no subtítulo “Material” e a parte 2 refere-se à aplicação das provas em escolares de 1ª. a 4ª. séries do ensino fundamental incluída no subtítulo “Procedimentos”.

4.2.1 Elaboração das provas de habilidades metalingüísticas e de leitura – PROHMELE.

Para a elaboração das provas de avaliação denominadas como PROHMELE - Provas de habilidades metalingüísticas e de Leitura - foi realizado previamente um banco de palavras. As palavras que compõem este banco foram retiradas de textos para leitura oral e silenciosa contidos nos livros didáticos de Língua Portuguesa de 1ª. a 4ª. séries, utilizados pelas escolas municipais da cidade de Marília/SP. Os livros de 1ª. a 4ª. séries fazem parte da coleção intitulada “Português: uma proposta para o letramento”, de Magda Soares (1999), publicados pela Editora Moderna.

As palavras foram inicialmente classificadas, indistintamente de sua classe gramatical, segundo a complexidade silábica, de acordo com a estrutura da sílaba inicial, seguindo os padrões silábicos da língua portuguesa brasileira, sendo “v” vogal e “c” consoante: v – v c – v v – c v – c c v – c v c – v c c – c v v – v v c – c v v c – c c v c - c v c c – c c v v – c c v c c.

Em uma segunda etapa, as palavras foram classificadas de acordo com sua extensão silábica: monossílabos, dissílabos, trissílabos e polissílabos. Na terceira etapa, as palavras foram separadas em dois grupos, de acordo com a semelhança da primeira sílaba e da última sílaba.

A prova tem o objetivo de verificar o desempenho das habilidades metalingüísticas e de leitura em escolares de 1ª. a 4ª. séries do ensino fundamental. Portanto, foram classificadas em provas de habilidades metalingüísticas e de leitura. As provas de habilidades metalingüísticas verificam as habilidades relacionadas à identificação de sílabas e fonemas inicial, medial e final e também a manipulação em nível silábico e fonêmico, sendo esta adição, subtração, substituição, combinação e repetição de não-palavras.

A aplicação dessas provas tem como objetivo verificar a habilidade dos escolares em perceber auditivamente as partes que constituem uma palavra, bem como sua percepção de que esta mesma parte pode estar em outras palavras em posições diferentes e de que elas podem ser manipuladas para formar novas palavras, pois essa percepção na linguagem oral será transferida para a leitura e escrita, em que o escolar deve usar essa mesma habilidade fazendo as correspondências grafema-fonema e percebendo o caráter gerativo das partes que constituem uma palavra escrita.

Todas as provas possuem instrução prévia, com exemplos para treino, para que o escolar saiba o que precisa fazer.

As provas de leitura verificam a exatidão de leitura tanto para palavras reais como para pseudo-palavras. As pseudo-palavras e não-palavras são entendidas como logatomo, ou seja, uma sílaba ou uma seqüência de sílabas que pertencem à língua, mas que não formam uma palavra com significado (SCLIAR-CABRAL, 2003). As não-palavras não possuem qualquer relação com uma palavra real, enquanto que a pseudo-palavra é derivada de uma palavra real, como, por exemplo, “bafata”, derivada de “barata”, mudando-se apenas um elemento e mantendo-se o padrão silábico.

Considerando que esta bateria de provas (habilidade metalingüística e leitura) se propõe a avaliar o processamento de habilidades necessárias para a aquisição do sistema de escrita alfabético do português do Brasil, foi fundamental para sua elaboração que, em primeiro lugar, fossem utilizados itens lexicais conhecidos pela criança. Por isso, a elaboração de um banco de palavras utilizou como base o léxico retirado de textos de livros didáticos de língua portuguesa, pois esse faz parte da vivência escolar das crianças. Depois, foi levado em conta que todos os itens lexicais que compusessem cada prova deveriam seguir os mesmos princípios lingüísticos.

A - Provas de habilidades metalingüísticas

A.1 Identificação de sílabas e fonemas. As provas de identificação estão dispostas

No documento Vera Lúcia Orlandi Cunha (páginas 69-74)