• Nenhum resultado encontrado

3.2 Momento de observação

3.2.1 Observação “ativa” das aulas

O período de observação, iniciado em meados de outubro, permitiu-me recolher dados importantes para posteriormente poder construir o projeto a ser implementado. Durante os períodos letivos 1 e 2 pude observar, interagir, orientar os alunos registando apontamentos acerca dos mesmos, como critérios de avaliação de componente cívica (Anexo 5), como também aspetos desde personalidades, comportamentos de grupos entre colegas, atitudes entre outos pontos importantes como dificuldades. Estas ações foram cruciais para uma melhor compreensão dos alunos e familiarizar-me na sala de aula, no que diz respeito ao papel de professor. Quanto à observação do Prof. Manuel Rodrigues, anotei estratégias de ensino e metodologias implementadas na sala de aula. Também trocamos ideias ao longo do ano letivo sobre métodos de como lecionar os conteúdos mediante a faixa etária/comportamento de alunos de cursos profissionais.

A seguir são descritas algumas partes de aulas ocorridas de modo a compreender os alunos da turma, estratégias de sala de aula pelo Prof. Manuel Rodrigues, bem como os modos de interação com e entre alunos.

Todas as semanas houve interação da diretora de turma, nas aulas, para relembrar os alunos das suas obrigações relativas ao projeto de final de curso, Prova de aptidão Profissional, (PAP). Foi necessário intervir pois a maioria dos alunos não enviavam a documentação exigida para os devidos responsáveis, quer fossem orientadores ou órgãos de direção. Outros assuntos como preparação das apresentações intermédias da PAP.

3.2.1.1 Módulos 14 (Linguagem de Manipulação de Dados) /15 (Linguagem

de Definição de Dados)

Neste módulo foram abordados conteúdos de Base de Dados relacionais, usando a ferramenta MySQL. Recorreu-se à linguagem SQL para ensinar as instruções para a construção de uma Base de Dados. Vulgarmente designado por DML (Data Manipulation Language). Estas aulas foram dedicadas à resolução da ficha nº2 de SQL sobre Linguagem de Manipulação de Dados. Os alunos resolveram pacificamente os exercícios pretendidos. Alguns alunos entreajudaram-se na solução das alíneas da ficha de trabalho. Desde cedo notou-se que os alunos não estavam totalmente focados na resolução dos exercícios, visto verificarem o telemóvel regularmente, ou navegarem em sites lúdicos, ocasionalmente.

Sendo o 1º tempo da manhã, sexta-feira, geralmente a maior parte dos alunos chegavam sempre tarde, independentemente do turno, entre 10 a 15 minutos de atraso, a maior parte das desculpas deviam-se ao atraso dos transportes públicos. Neste dia de aulas, foram apresentados e explicados conteúdos sobre instruções de manipulação de dados da base de dados recorrendo à linguagem PHP, mais precisamente Triggers e Stored Procedures. De seguida foram feitos exercícios sobre os conteúdos abordados relacionados com as fichas anteriores.

Neste módulo, 15, foram passados conteúdos da 2ª parte do tema de Base de Dados relacionais, continuação da 1ª parte do tema do módulo anterior, módulo 14, (DDL-Data Defenition Language). De seguida iniciou-se a resolução de exercícios referentes aos conteúdos lecionados bem como a resolução de uma ficha de projeto: Desenvolvimento do modelo E-R e esquema físico da ficha de projeto anterior.

3.2.1.2 Módulo 16 (Projeto de Software)

A iniciar em meados de novembro, este módulo, baseou-se no desenvolvimento de um projeto web. Ficou definido fazer um “projeto dos munícipes”, onde era feito a gestão dos respetivos munícipes e registo de queixas ou falhas existentes nas freguesias para posteriormente serem melhoradas/reparadas.

Numaa terça-feira, a aula começou com a exposição e explicação de conteúdos relacionados com estabelecimentos de conexões a uma Base de Dados MySQL, através da linguagem de programação PHP.

Alguns alunos têm vindo a expor algumas queixas das dificuldades encontradas no estágio acerca de algumas ferramentas utilizadas nos projetos das empresas. Estando o professor titular consciente das mesmas, foi dando algumas soluções possíveis que os alunos devessem executar para ultrapassar a

interessante, até para ser diferente e para não ser desmotivador, os alunos instalarem e configurarem uma framework PHP: Laravel.

Na última semana do 1º período, sendo uma semana com atividades culturais e a última de aulas, em dezembro, os alunos andaram mais irrequietos, pois uma parte estiveram inseridos em algumas tarefas da semana cultural, não podendo estar presentes nas aluas Nestas aulas, os alunos ocuparam-se do desenvolvimento do projeto, especificamente da parte da autenticação de utilizador, da formatação da aparência do site, recorrendo a estilos presentes na framework w3schools dos respetivos menus do site. Foram também abordados temas a serem implementados no projeto como instruções à base de dados, fazendo uso de instruções da linguagem de programação PHP: Prepare Statement.

No início do 2º período escolar, como a maioria dos alunos estavam atrasados na construção do projeto de curso, PAP, algumas aulas foram dedicadas ao respetivo assunto.

Como alguns alunos não tinham documentação em dia em relação à PAP e depois de vários avisos sistemáticos por parte da diretora de turma durante os 2 meses anteriores, 2 a 3 aulas foram direcionadas para trabalharem na PAP. Alguns projetos dos alunos teriam de ser revistos, pois o tema era muito vulgar, estando vários alunos a desenvolver um sistema de informação de lojas de informática. Sendo assim, houve um debate de ideias entre professores, (eu e o Prof. Manuel Rodrigues), e os alunos, de maneira a criar projetos mais interessantes que fossem diversificados, possíveis de serem implementados. Neste sentido foi aconselhado aos alunos que implementassem algo com interação mobile. Assim sendo, algumas aulas direcionaram-se para a pesquisa de componentes e preços de placas arduino, destinado a projetos PAP, pesquisando métodos e formas de relacionar este novo objeto aos projetos a implementar.

Outra atividade de uma aula foi pesquisar frameworks web e mobile, inseridas no mercado de trabalho que valessem a pena serem estudadas e investigadas com intuito dos alunos poderem aprender a usa- las e criarem novos produtos, (como aplicações para a área da restauração ou para a indústria farmacêutica).

No decorrer deste módulo, fiz algumas alterações à disposição de lugares dos alunos, de forma a haver menos distrações entre colegas, aumentando assim a produtividade e capacidades dos alunos. Havendo material informático disponível não faria sentido estarem dois alunos num só computador, dando oportunidade a conversas alheias aos assuntos da aula.

No início de fevereiro de 2018 houve 2 aulas destinadas à apresentação dos projetos do módulo, finalizando o módulo 16.

3.2.1.3 Módulo 17 (Opção 1 – Tecnologias de Acesso a Bases de Dados)

Neste módulo, com inicio em meados de fevereiro, foi iniciado numa das aulas com a apresentação de um projeto PAP, de três alunos intitulado ”Águas do Norte”, apresentado à turma GPSI do 3º ano. O objetivo deste módulo consistiu na aprendizagem da linguagem Java e Xml (programação mobile), recorrendo à ferramenta Android Studio. No final do projeto os alunos teriam de entregar um conjunto de exercícios feitos durante as aulas, seguindo para isso um manual de Android onde continha instruções e exemplos de utilização dos vários componentes inseridos na framework de um sistema Operativo.

Houve uma aula dedicada à construção das apresentações de PAP. As apresentações intermédias eram à tarde e alguns alunos ainda estavam a preparar as apresentações e organizar os materiais necessários á mesma

Após esta aula deu-se continuidade à resolução dos exercícios do manual de Android.

Documentos relacionados