• Nenhum resultado encontrado

A primeira etapa da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez é a Observação da Realidade. A nossa proposta é estudar a avaliação da aprendizagem em EaD e para tanto nossa observação foi realizada num curso de formação de gestores de EaD, a distância.

Ao aluno, sujeito participante e ativo é proposto que parta da observação da realidade (BERBEL, 1995; 1999), ou de um recorte da realidade cotidiana e que a partir dela faça registros sistemáticos sobre o que mais o intrigou ou interessou, ou ainda que elenque um aspecto problemático desta realidade, buscando identificar: “[...] dificuldades, carências, discrepâncias, de várias ordens, que serão transformadas em problemas, ou seja, serão problematizadas” (BERBEL, 1998).

Com a Etapa de Observação da Realidade, tem-se o intuito de coletar e se apropriar de informações relevantes que possam colaborar para a melhor caracterização da realidade. Para isso, os alunos podem se servir não apenas do "olhar atento" e de seus conhecimentos e experiências prévias, mas também eleger instrumentos de coleta de informações (entrevistas, questionários, entre outros.) ou fazer análises de documentos, entre outras formas.

Segundo Berbel (1996), quando os alunos partem da análise da realidade, eles identificam situações-problemas concretas, o que possibilita a construção de novos sentidos e esta atitude implicará em um maior compromisso com o seu meio.

Esta oportunidade de aprender a extrair da realidade aspectos que os inquietam ou instigam (ações, comportamentos, relações, rotinas, procedimentos, atitudes, valores, conteúdos, entre outros.), traz ao aluno a possibilidade de ampliar sua visão de mundo e, por consequência, seu compromisso com a sua transformação.

O trabalho de observação da realidade culmina com a definição de um problema de estudo ou pesquisa (um problema para todo o grupo ou um problema para cada pequeno grupo de trabalho). Este problema irá nortear todo o trabalho subsequente, evitando que se perca o foco do que se pretende estudar, e acompanhará os alunos até que cheguem à etapa de intervenção na Realidade.

2.3.1 Características de um curso de formação de gestores de EaD, a distância

Com o intuito de agregar mais uma fonte de observação da realidade, solicitamos à coordenação de um Curso de Formação de Gestores de EaD a distância, em nível de pós-graduação, uma senha de acesso ao ambiente virtual de aprendizagem, para que pudéssemos proceder às observações necessárias, com o intuito de coletar informações que nos levassem à definição do problema de pesquisa.

Pela observação realizada no ambiente virtual de aprendizagem de tal curso, percebemos que:

• As avaliações são feitas através de tarefas como resenhas, produções de texto, entre outros, que procuram englobar aspectos do que foram discutido nos fóruns e que constam do material didático disponibilizado, como por exemplo:

• Faça uma resenha crítica a respeito das discussões travadas no fórum desta semana. Ao longo de seu texto, e com base nas discussões, procure responder aos questionamentos deixados ao fim do texto base; • Quando o aluno deixa de realizar uma tarefa avaliativa, normalmente encontra, ao final do módulo, uma tarefa que pode ser realizada para repor aquela que foi perdida;

• As tarefas avaliativas são entregues sempre no último dia da semana, quando se finaliza um tema;

• O retorno (feedback) dado aos alunos, na maioria das vezes não contempla correções que apontem erros e acertos dos alunos (a não

ser de um modo geral, aparentemente automático, como parabenizar por ter realizado a atividade);

• Nos fóruns, o tutor normalmente atua mais como um animador e incentivador das participações do que como alguém que avalia a pertinência do conteúdo das postagens dos alunos. Normalmente, o tutor não corrige erros conceituais apresentados nas respostas dos alunos. Sua atuação limita-se a corrigir o percurso do grupo quando este foge do assunto, pedindo que retomem o que deve ser discutido; • Normalmente, a forma como os alunos serão avaliados aparece na

página inicial de cada disciplina. Há formas diversas de se avaliar, mas normalmente metade da nota é atribuída pelas participações nos fóruns e outra metade da nota é atribuída pela realização das tarefas escritas;

• O retorno (feedback) com as notas é ao final de cada disciplina, sem que fique muito claro se há oportunidade para o aluno discutir com o tutor sobre os seus erros e acertos e sobre a nota obtida;

• Nem todas as disciplinas têm os seus objetivos claramente expressos na sua página inicial;

• Não percebemos a oportunidade para que os alunos corrijam suas tarefas avaliativas quando os pontos problemáticos são apontados; • Não percebemos a oportunidade dos alunos refazerem/corrigirem suas

tarefas avaliativas.

2.3.2 Inquietações surgidas a partir da observação do curso foco de pesquisa

Os questionamentos sobre avaliação surgidos ou que foram reforçados a partir da observação da realidade do curso de formação de gestores de EaD, a distância, foram os seguintes:

1. Como vem sendo conduzidos os processos de avaliação da aprendizagem na EaD, e mais especificamente, no Curso de Formação de Gestores de EaD a distância focalizado?

2. Em função da assincronia entre o tempo de resposta dos alunos e o de feedback do professor, o que limita as atividades de regulação da aprendizagem, há possibilidade de se afirmar que se adota uma avaliação formativa da aprendizagem em EaD?

3. Qual a relação existente entre a forma de avaliação da aprendizagem praticada no Curso de Formação de Gestores de EaD a distância e a concepção de educação que embasa o curso?

4. Como os ambientes virtuais de aprendizagem e as atividades didáticas desenvolvidas nestes ambientes se relacionam com o sistema de avaliação da aprendizagem utilizado?

5. Como está constituída a prática avaliativa da aprendizagem no curso de EaD em questão?