• Nenhum resultado encontrado

Tratamento de Gases

ETE ARAÇÁS

4.4 OBTENÇÃO DOS DADOS

Os dados para alimentar o modelo termodinâmico, com relação ao estudo realizado na ETE Araçás, foram constituídos por dados coletados sobre a estação e dados medidos na estação, sendo o primeiro oriundo de fontes bibliográficas e o segundo obtidas em campo.

A coleta e monitoramento de dados foram realizados entre os períodos de setembro de 2013 a outubro de 2015, entretanto, para garantir valores médios da produção de lodo que considerem as flutuações climáticas anuais que são decorrentes das estações do ano, foram alimentados no MTSL os dados obtidos apenas no ano de 2014 e nas condições previstas no projeto de dimensionamento da estação.

4.4.1 Dados Coletados Sobre a Estação

Os dados coletados foram constituídos pelas informações sobre os equipamentos eletromecânicos, históricos de vazões de esgoto bruto e produção de lodo, temperaturas de bulbo seco disponíveis, além de dados climatológicos e outros itens de relevância sobre a ETE Araçás e que estavam registrados nos manuais de operação e manutenção, desenhos e manuais técnicos dos fabricantes, monitoramento ambiental da unidade, bem como literatura técnica e cientifica que abordavam o tema estudado foram utilizados.

A seguir estão descritos os principais dados que foram levantados sobre a ETE Araçás para o ano de 2014 e o previsto em projeto.

• Produção mensal de lodo úmido (ton/mês);

• Teor de umidade e sólidos totais no lodo desaguado (%); • Vazão volumétrica de ar dos sopradores (m³/s);

• Potência unitária e número de sopradores em operação (kW); • Umidade relativa média anual no município de Vila Velha (%); • Temperatura média anual no município de Vila Velha (°C); • Pressão atmosférica na localidade da ETE Araçás (bar).

Dados com menor especificidade também foram coletados, visando caracterizar o lodo produzido na unidade, os sopradores do sistema de aeração, além de possibilitar a ampliação das futuras discussões sobre os resultados alcançados:

• Dados dos conjuntos motores sopradores;

• Dados operacionais do tratamento secundário e do lodo produzido; • Condições de operação que foram praticadas ao longo do ano de 2014;

• Dados sobre a capacidade de tratamento do esgoto e produção de lodo da ETE Araçás.

Exceto os dados climatológicos do município em que a ETE Araçás esta localizada, os demais dados foram obtidos, diretamente, na empresa privada Construtora Norberto Odebrecht S/A, responsável pela operação, manutenção e monitoramento ambiental da ETE Araçás durante o período do estudo. Posteriormente, os dados utilizados neste trabalho foram enviados para a divisão de pesquisa da CESAN para solicitar a autorização de uso e divulgação dos mesmos.

4.4.2 Dados Medidos na Estação

Os dados medidos foram originados por análises de parâmetros específicos em campo, compreendendo os seguintes itens:

• Termografia dos sopradores de ar e seus componentes;

• Temperatura de bulbo seco do ar soprado na descarga dos sopradores (°C); • Temperatura de bulbo seco no ar da sucção dos sopradores – ar ambiente no galpão dos sopradores (°C).

Os monitoramentos citados foram realizados no interior do galpão dos sopradores pelo próprio pesquisador durante as visitas na ETE Araçás e, nos casos de medição noturna, pela equipe de operação local. A Figura 28 mostra o galpão dos sopradores.

Figura 28 – Galpão dos sopradores da ETE Araçás, local que foi realizado as medições de

Fonte: Produção do próprio autor.

As imagens termográficas

Box 3 e marca Flir Systems, semelhante a apresenta

Figura 29 – Imagem ilustrativa de c

Fonte: Flir, 2010.

Galpão dos sopradores da ETE Araçás, local que foi realizado as medições de temperatura e termografia.

Fonte: Produção do próprio autor.

As imagens termográficas foram realizadas com uma câmera termográfica, modelo Systems, semelhante a apresentada na Figura 29

Imagem ilustrativa de câmera termográfica da marca Flir.

Galpão dos sopradores da ETE Araçás, local que foi realizado as medições de

uma câmera termográfica, modelo da na Figura 29.

O monitoramento de temperatura de bulbo seco foi realizado com o auxílio de um termômetro digital de haste metálica e corpo de ABS (Acrylonitrile Butadiene styrene) de marca Equitherm, modelo 315FM, escalada de medição de temperatura em graus Celsius e Fahrenheit com faixa de leitura de -50 até 300°C (-58 até 572°F) e precisão de 1°C para a primeira, conforme mostra a Figura 30.

Figura 30 – Termômetro digital de haste com leitura na escala de graus Celsius.

Fonte: Produção do próprio autor.

As medições de temperatura pelo termômetro citado foram realizadas nos seguintes pontos:

• Ar ambiente na parte interna do galpão dos sopradores – local que ocorre a sucção de ar dos equipamentos;

• Descargas de ar dos sopradores – local que apresenta a maior temperatura e as condições mais propícias para modelar a troca de calor com outro fluído por meio de um trocador de calor do tipo ar/ar.

A medição de temperatura na descarga de ar dos sopradores foi realizada, após a adaptação de um dispositivo para permitir o acoplamento do termômetro, no ponto já existente de medição de pressão.

A adaptação do dispositivo consistiu na instalação, posterior remoção do manômetro, de uma conexão do tipo nípel seguido de uma conexão do tipo CAP (tampão) na ponta do tubo derivado da descarga e que era utilizado para a medição de pressão.

O CAP foi perfurado no centro para produzir uma abertura circular de 5mm de diâmetro, possibilitando a passagem da haste do termômetro para realizar a medição de temperatura do ar que era descarregado do soprador.

A Figura 31 ilustra o local termômetro e a Figura 32

Figura 31 – A esquerda a form

termômetro para realizar a medição de temperatura do ar. Fonte: Produção do próprio autor.

Figura 32 – Detalhe da adaptação do termômetro na desc

Fonte: Produção do próprio autor.

ilustra o local antes e depois da adaptação do ômetro e a Figura 32 mostra com maiores detalhes a adaptação.

a forma original na descarga de um soprador e a direita termômetro para realizar a medição de temperatura do ar. Fonte: Produção do próprio autor.

Detalhe da adaptação do termômetro na descarga do soprador de ar. Fonte: Produção do próprio autor.

antes e depois da adaptação do dispositivo com o mostra com maiores detalhes a adaptação.

e a direita com a adaptação do termômetro para realizar a medição de temperatura do ar.