• Nenhum resultado encontrado

A Oficina 03 foi dedicada à implementação das demais estratégias do Ciclo, sendo desenvolvida em três atividades distintas. A primeira dessas atividades foi a prática com a estratégia Leitura Detalhada, que integrou oralidade, escrita, imagens, cor, som, vídeo, gestos, enfim, todas as modalidades que possam relacionar-se ao texto. A Figura 28 destaca essa estratégia:

Figura 28 - Leitura Detalhada

Fonte: Adaptado Rose e Martin (2012 p. 147).

Nessa estratégia, os participantes da oficina foram orientados a prestar atenção às etapas e às fases do gênero textual, bem como aos trechos com estruturas linguísticas mais complexas, como as que continham construções metafóricas. Durante a Leitura Detalhada, estratégias são usadas para desenvolver o conhecimento acerca da língua nos níveis lexicogramatical e semântico-discursivo. Os participantes foram informados que cada parágrafo apresenta uma estrutura bem definida, em que o autor indica nas primeiras orações do que trata no referido parágrafo.

Os fraseados, com as informações principais de cada parágrafo, foram destacados com a caneta marca-texto pelos participantes da Oficina, em seus próprios textos, à medida que acontecia a leitura em voz alta. Era feita orientação para que sublinhassem as informações principais dos parágrafos para, posteriormente, serem usadas em outra estratégia, conforme demonstrado no Quadro 07. Caso os alunos não conseguissem identificar quais informações deveriam ser marcadas, essa orientação lhes era dada verbalmente pedindo que sublinhassem a primeira frase - por exemplo - do parágrafo.

Ainda na estratégia de Leitura Detalhada, foi discutida a função de cada fraseado no texto. Foram explicitadas as estruturas lexicogramaticais utilizadas e verificado o sentido de cada parágrafo sucessivamente, como pode ser visto na Figura 29:

Figura 29 - Implementação do Ciclo: estratégia de Leitura Detalhada

Fonte: A Pesquisadora.

As marcações e os comentários contidos na Figura 29 ilustram os procedimentos ocorridos durante a implementação da estratégia. Oportunizou-se, neste momento, a reflexão e o acesso pelos participantes do que constitui e qual é a função do uso da nominalização e o efeito que tal recurso linguístico confere ao texto.

Dessa forma, durante essa estratégia de Leitura Detalhada, aconteceu a interação guiada (cf. Cap. 2, seção 2.8), em que foi feita a preparação, responsável por resumir o parágrafo; o foco, responsável por indicar o que devia ser destacado no texto; a elaboração, responsável por fazer refletir sobre o propósito daquela etapa do gênero textual; a afirmação, usada a fim de dar um retorno para as respostas dadas pelos alunos (avaliação). A cada parágrafo, eram cumpridas estas fases típicas da Leitura Detalhada: preparação, elaboração, foco e avaliação.

A segunda atividade da Oficina 03 foi a implementação da estratégia Construção Conjunta, em que professores e alunos trocam experiências e produzem um texto conjuntamente. A Figura 30 coloca em evidência a estratégia implementada:

Figura 30 - A Construção Conjunta

Fonte: Adaptado Rose e Martin (2012 p. 147).

Com essa estratégia, os participantes aprendem também, estratégias de pesquisa, tais como localizar informações importantes, fazer anotações ou resumir. Os fraseados destacados durante a estratégia da Leitura Detalhada servem agora como anotações feitas do que era mais importante em cada parágrafo. Durante a Construção Conjunta, de acordo com o Ciclo, os alunos iriam até o quadro e escreveriam as frases destacadas em cada parágrafo, porém, durante esta implementação do Ciclo, optou-se por modificar um pouco o registro para poder ilustrar todas as estratégias aplicadas e anexá-las a esta tese. Assim, os participantes ditavam os fraseados destacados e estes eram digitados no computador central da sala, que os projetava na lousa de forma que todos pudessem acompanhar. A estratégia de tomada de notas pode ser vista na Figura 31:

Figura 31 - Tomada de Notas na Construção Conjunta

Fonte: A Pesquisadora.

Finalizada a implementação da Construção Conjunta, passou-se para o terceiro momento da Oficina 03. Nesse terceiro momento foi implementada a estratégia de Reescrita Conjunta.

A partir das informações dispostas na lousa durante a tomada de notas, foi implementada a estratégia do Ciclo denominada Reescrita Conjunta, com o propósito de reescrever o texto (Estudo de Caso A) em conjunto - professor e alunos - com base nos fraseados destacados e anotados, adotando o mesmo padrão de linguagem do texto utilizado como modelo. A Figura 32 coloca em evidência a estratégia implementada:

Figura 32 - A Reescrita Conjunta

Fonte: Adaptado Rose e Martin (2012 p. 147).

É nessa estratégia que o aluno aprende a identificar e a ganhar prática usando algumas das características lexicogramaticais dos textos no gênero textual alvo, conhecendo suas fases e etapas. A Reescrita Conjunta foi digitada ao invés de escrita no quadro para fins de registro:

JOINT REWRITING 01

05

10

The use of a deductive approach called PPP Presentation, Practice and Production, based on behaviorist theory was appropriate for the number of students, their age, style and purpose. The amount of teacher control decreased throughout the class. Accuracy was considered through explicit grammar teaching. Being too linear and behaviorist in nature are the approach’s negative points.

Innovation was seen through the use of a communicative activity in setting the lesson theme.

The reading aimed looking for specific information instead of interpreting and understanding. Genre characteristics were not mentioned.

The explanation [...]

As estratégias do Nível 3 do Ciclo (construção de orações e ortografia), que são usadas para ensinar as habilidades fundamentais mais internas para leitura e escrita no contexto de textos do currículo, não foram implementadas, pois os participantes da pesquisa eram

concluintes do Curso de Letras e não necessitavam que estas estratégias fossem implementadas. Finalizada a Reescrita Conjunta, encerrou-se a Oficina 03.