• Nenhum resultado encontrado

3. MÉTODO

3.2 A PESQUISA NA BTS

4.1.1 Olhares sobre o turismo na BTS

O território baiano é diverso e contrastante, com cerca de 14 milhões de habitantes em 417 municípios divididos geograficamente entre a extensa faixa litorânea, região do agreste e o sertão baiano, “possui ainda renda per capita de R$ 7.500,00 (2009) e concentra 36% da renda produzida na região do nordeste, além de ter sua economia alicerçada, sobretudo, no setor de serviços, liderado pelo turismo” (FARIA, 2011, p. 271). Em relação aos aspectos turísticos essas áreas foram divididas em 13 regiões e recentemente redimensionadas de 154 para 117 municípios4, conforme mostra a figura 7.

Figura 7: Mapa turístico da Bahia com divisões em regiões turísticas definidas pelo

Ministério do Turismo

Fonte: Secretaria de Turismo da Bahia

4 Em redefinição do Ministério do Turismo em 2016, um novo mapa turístico da Bahia foi elaborado com a redução de 23 municípios da categorização turística e a manutenção das 13 regiões turísticas. Disponível em http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/6466-bahia-tem-novo- mapa-tur%C3%ADstico.html Acesso em: Setembro, 2018.

O aparato institucional do turismo baiano privilegia os segmentos litorâneos, no trecho abaixo vemos essa tendência em forma de financiamento no nível da América Latina:

Desde 1994, o governo do Estado da Bahia, através de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), vem executando o PRODETUR - Programa de Desenvolvimento Turístico das regiões litorâneas da Bahia - Litoral Norte e Sul, um exemplo típico de construção de cenários para consumo turístico. Empréstimos da ordem de milhões de dólares foram aprovados para infra-estrutura pública nas "zonas prioritárias" como a Zona Turística Costa dos Coqueiros-Norte (Forte/Sauípe) e a Zona Turística Costa do Descobrimento-Sul (Itacaré/Ilhéus, Porto Seguro/Caraíva, Ponta da Baleia/Abrolhos). A região do entorno da cidade de Lençóis (Parque Nacional da Chapada Diamantina) também é vista pelo Governo do Estado como "zona prioritária. (SERPA, 2002, p. 06) Neste projeto com início em 1994 já se observava presença de programas internacionais de financiamento que identificaram a necessidade de estruturar os destinos baianos, fortalecendo as áreas litorâneas ao norte e ao sul de Salvador. Pretende-se frisar, portanto, a área turística litorânea da Baía de Todos-os-Santos, inserida em uma das treze regiões turísticas do território baiano, conforme figura 6. Essa região turística agrupa 17 cidades, incluindo a capital estadual Salvador, assim como as demais que compõem essa região: Aratuípe, Cachoeira, Candeias, Itaparica, Jaguaripe, Madre de Deus, Maragojipe, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré, Salinas da Margarida, Santo Amaro, Simões Filho, São Felix, São Francisco do Conde, Saubara e Vera Cruz.

Essas cidades circundam e compõem toda a região da Baía de Todos-os- Santos, conforme figura 8:

Figura 8: Munícipios que compõem a Baía de Todos-os-Santos

Fonte: PDTIS – Plano de desenvolvimento integrado do turismo sustentável, 2012

Considerando as cidades expostas na figura 8, que compõem a região da BTS, a Bahia Turismo, principal órgão de promoção das regiões turísticas da Bahia, apresenta em seu site oficial de promoção turística,5 de onde foram retirados para essa análise os 45 roteiros consolidados. Todos os roteiros em questão estão expostos no Anexo A deste trabalho, com o nome oficial do roteiro, todas as cidades efetivamente citadas na descrição das atividades propostas e a classificação de acordo com os segmentos. Em análise destes roteiros podemos resumi-los em 20 dos que realmente evidenciam os atrativos da região da BTS, alguns dos roteiros evidenciados pela Bahia Turismo em seu site oficial são na realidade a descrição de atrativos turísticos da capital baiana, assim como roteiros estruturados e comercializados por agencias locais, ou até mesmo roteiros de outras regiões turísticas da Bahia que tem como ponto em comum a cidade de Salvador, por isso não foram considerados neste estudo.

Para analisar os roteiros que envolvem apenas cidades efetivamente vinculadas a região turística da BTS, destaca-se quadro 5.

Quadro 6: Roteiros vinculados a região turística da BTS, com ênfase no turismo cultural e

náutico que incluam mais de uma cidade desta região

NOME DO ROTEIRO CIDADES CITADAS SEGMENTOS

Barroco Baiano – reconcavo

Cachoeira, Santo Amaro, Nazaré, São Felix, Maragogipe, Itaparica e Jaguaripe.

Cultural

Caminho dos Orixás Salvador Étnico-afro Cidade de Cachoeira Cachoeira Cultural

Cidade de Itaparica Itaparica Cultural, Sol e mar Cinco dias em Salvador Salvador, Cachoeira, Itaparica

e Nazaré

Cultural, gastronômico Circuito Náutico de Cacha-

pregos Salvador e Itaparica

Náutico, esporte e aventura

Cultura e mar na Baía de todos- os-santos

São Francisco do Conde, Cachoeira, Santo Amaro, São Felix, Maragojipe, Aratuípe e Itaparica

Cultura, gastronômico, rural e náutico

Cultura e natureza exuberantes Salvador, Maragojipe e Cachoeira

Cultural, náutico, étnico- afro e gastronômico Farinha com Dendê Salvador, Nazaré e Itaparica Cultural, gastronômico e

náutico Fazenda Recanto Itaparica Rural

Históricos de santo amaro Santo Amaro Cultural e gastronômico Ilha de Itaparica e Salinas da

Margarida Salvador e Itaparica

Cultural, gastronômico e náutico

Manguezal da contra Costa de

Itaparica Itaparica Ecoturismo e náutico Mares da Bahia Salvador Cultura, gastronômico e

náutico Mergulho na Baía de Todos-os-

Santos Salvador Esporte e aventura

Passeio em Nazaré Nazaré Cultural e gastronômico Rota da liberdade Salvador e Cachoeira Étnico-afro e cultural Salvador Náutico Cultural Salvador, Nazaré e Itaparica Cultural, náutico e

gastronômico

Segredos do Reconcavo

Salvador, Candeias, São Francisco do Conde, Santo Amaro, Cachoeira e São Felix

Cultural, religioso e gastronômico Unidade de Conservação Recife

de Pinaumas Salvador e Vera Cruz

Ecoturismo, esporte e aventura

Destes vinte roteiros do quadro 5, foram destacados os que evidenciavam os atrativos das cidades que compõem a Baía de Todos-os-Santos. Numa análise das cidades, naturalmente Salvador concentrou as preferências e os atrativos, 12 no total, seguida de Itaparica com 10 e Cachoeira com 7 menções nos roteiros. Foram mostradas também as cidades de Santo Amaro (4), São Felix (3), Maragogipe (3), São Francisco do Conde (2), e Jaguaripe, Aratuípe, Candeias e Vera Cruz, todas com uma menção nos roteiros. Estes roteiros já existentes serão adaptados ou excluídos de acordo com os resultados da pesquisa realizada medindo a DAP. A intenção da SETUR é após entender a DAP dos turistas e o foco das atividades envolvendo o turismo náutico e cultural realizar a criação de novos roteiros específicos efetuando a substituição dos já existentes.

Passamos a seguir as principais motivações e métodos de aplicação da pesquisa da variável da disposição a pagar no contexto da Baía de Todos-os- Santos.

4.2 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA APLICAÇÃO DA PESQUISA

Documentos relacionados