• Nenhum resultado encontrado

Open Source Intelligence Support & Training

No documento 09 OF Dissertação HFinal (páginas 74-77)

3. Revisão dos Modelos

3.2. Estudos de Caso

3.2.7. Open Source Intelligence Support & Training

A InfoSphere AB é uma empresa de consultoria sueca, com experiência na área da Informações e Estratégia do Conhecimento38, e que tem como principal objetivo assistir no desempenho superior da organização, dando acesso a informações críticas, apoiando, assim, a tomada de decisão e a resolução de problemas, por desbloqueio de ativos de informação. Por outro lado, fornece a base de uma gestão efetiva de risco, peça fundamental na vantagem competitiva, quando falamos de gerir riscos, reputação e relações.

Em suma, pretende responder a três questões essenciais:

a. O quê? - Trabalhar cuidadosamente em conjunto com os clientes na adoção dos requisitos de informações, transformando “nice to have” em apenas “need to know”;

b. Quando? – Operações de 24 horas/7 dias por semana, uma vez que é uma empresa em rede, trabalhando em todos os fusos horários;

c. Como? - Adequar produtos às necessidades do cliente, abrangendo briefings, relatórios extensos de multimédia ou implementação de Informação nos portais da empresa.

61

Assim sendo, a InfoSphere AB oferece três serviços distintos, que visam perseguir os objetivos da empresa e responder às necessidades do cliente:

a. Serviços de apoio à decisão (Decision Services);

b. Consultoria de estratégia do conhecimento (Knowledge Strategy Consulting); c. Formação e apoio baseado em informações obtidas a partir de fontes abertas (Open

Source Intelligence Support & Training), apenas para organizações internacionais e governamentais.

Esta empresa tem provas dadas na utilização e desenvolvimento de metodologias, no campo da OSINT, em combinação com a execução de uma estratégia rentável de Conhecimento Comercial (Business Knowledge).

O processo de pesquisa e os serviços de informações (Research & Intelligence Services) são caracterizados pela assessoria, aos escalões superiores, de perspetivas imparciais, externas e seguras, críticas para o sucesso da empresa, fornecer aproximações exclusivas para questões complexas e divulgar a informação necessária para tomar as melhores decisões estratégicas e otimizar os resultados.

O modelo defendido pela InfoSphere AB é baseado no conceito sueco, cujo termo em inglês se refere a Multinational, Multiagency, Multidisciplinary, Multidomain Information- Sharing (M4IS) e que, segundo esta, visa as seguintes premissas:

a. Recolha OSINT (online e offline, em mais de 40 idiomas); b. Formação OSINT (recolha, análise, produção e apresentação); c. Análise OSINT (ad-hoc, outsourcing, segunda opinião);

d. Sensibilidade na realização de dados/traduções em multi-formatos; e. Análises consequentes (culturais, políticas, económicas, éticas, sociais);

f. Recolha, normalização e contextualização de dados, para o formato de importação do cliente;

g. Formação contínua dos métodos utilizados para obter OSINT.

A metodologia seguida desenvolve-se pela integração de uma rede global de profissionais de informações, suportada por tecnologia de ponta, que ajuda a descobrir informação, a criar conhecimento, a fornecer o aviso prévio, a identificar oportunidades e a oferecer uma vantagem superior. De seguida, sãomencionadas as suas principais características:

a. Informações coletadas num formato eXtensible Markup Language (XML) uniforme;

62

c. Verificações de antecedentes, análise dos media e mapeamento de relações entre pessoas, empresas e organizações;

d. Avaliações, baseadas em previsões futuras;

e. Atualizações de eventos, em tempo quase real, que podem afetar operações comerciais;

f. Análise e monitorização contínua.

Consequentemente, os efeitos pretendidos vão desde as imagens detalhadas, com diferentes modos de visualização (zoom), aos bancos de dados interativos, à confidencialidade, ao acesso anónimo para uma rede de ativos de recolha; as frameworks, ao aviso prévio personalizado e estratégias de apoio e aos cenários e indicadores básicos (road map). O Sistema de Gestão de Informações Não-Estruturadas é um sistema que permite minimizar o impacto negativo do uso de diferentes idiomas, na medida em que existe uma grande necessidade de conhecimento linguístico e de tradução, para além da língua inglesa. Por outro lado, o uso de diferentes formatos de informação, tem grande impacto na sustentabilidade das diferentes abordagens.

A InfoSphere gera relatórios, rápidos e precisos, a nível tático, operacional e estratégico. A entrega dos conteúdos OSINT da InfoSphere é direcionada via feed RSS ou XML, ou uso direto, através da plataforma Able2Act39. Através de uma tabela de diferentes graus de classificação (Tabela 6), os profissionais da InfoSphere classificam as informações, de acordo com a credibilidade e precisão das fontes.

Tabela 6 – Graus de classificação da InfoSphere

A Totalmente confiável B Geralmente confiável C Razoavelmente confiável D Geralmente não confiável E Não confiável

F Confiabilidade não pode ser julgada 1 Confirmada por outras fontes 2 Provavelmente verdadeira 3 Possivelmente verdadeira

4 Duvidosa

5 Improvável

6 Precisão não pode ser julgada

39Able2act oferece uma gama de produtos de diferentes informações semi-estruturadas, tais como biografias,

perfis de organização, perfis de empresas, monitorização dos arquivos Media, cibercrime, guerra de informação.

63

A Silobreaker é um centro virtual de obtenção de informações a partir de fontes abertas no ciberespaço, que incide sobre a informação pública, encontrada em jornais, revistas, boletins informativos, vídeo, sítios da Internet, “Blogs”.

A Silobreaker Enterprise Software Suite apresenta uma rede de relacionamentos, pontos de interesse geográfico, artigos globais, conversas públicas, bem como conexões entre pessoas, empresas, lugares e outras entidades.

Tendo construído capacidades de procura e de análise robustas, o software do Silobreaker, lida com textos, vídeos, imagens e outros conteúdos multimédia, apresentando os resultados, para os seus clientes, através de uma variedade de gráficos. Por outro lado, conecta a taxonomias complexas, dicionários de sinónimos, línguas e outros dados internos, para fornecer resultados específicos do mercado e da indústria.

O objetivo é ajudar qualquer pessoa a prever, prevenir e resolver problemas, antes que se tornem crises, e criar uma alta consciencialização, orientada para a resposta e aplicações de pesquisa analítica, numa só plataforma.

No documento 09 OF Dissertação HFinal (páginas 74-77)