• Nenhum resultado encontrado

Operação de séries de eventos

No documento ABNT NBR NORMA BRASILEIRA (páginas 34-37)

Convém que os detalhes da operação de séries de eventos estejam em conformidade com a ARIB TR-B14:2007, volume 4, seção 18.

18 Mudança na programação de eventos

18.1 Status indefinido

O status indefinido de um evento é a maneira encontrada para lidar com mudança urgente do cronograma de eventos e mostrar o status da operação atual de uma estação.

Convém que apenas dois tipos de situações gerem “status indefinido”. A primeira é “evento não decidido”, a qual indica que o evento não está fixado e a segunda é “hora não definida” para mostrar que um evento foi fixado, mas a hora não.

18.2 Evento não decidido

O “evento não decidido” recebe o valor 1 para a hora de início e duração e, nesse caso, event_id não tem significado. Um “evento não decidido” não pode existir no evento presente da EIT[p/f], mas apenas no próximo evento da EIT[p/f].

18.3 Hora não definida

Convém que os campos hora de início e duração sejam definidos como “não decididos” somente na EIT [p/f] quando a programação de evento é mudada com pouca antecedência. Quando o valor 1 é designado ou para o

start time ou para o campo duration, significa que a informação de hora é “indefinida”. Porém quando o valor 1 é

enviado tanto no start time como no duration significa que é um “evento não decidido”. No caso de se enviar “hora não definida” o event_id é válido.

Convém que para “hora não definida” os eventos sejam reconhecidos conforme a seguinte descrição:

 quando a hora de início não está decidida, significa que o evento está programado para ser transmitido como próximo programa, mas a hora exata não está decidida devido a razões como o horário de encerramento da programação atual não ter sido fixado. Este status pode ocorrer somente no próximo evento da EIT[p/f];  quando a duração não está decidida, significa que o tempo de duração que foi estabelecido inicialmente pode

ter mudado num evento sendo transmitido no momento ou sendo suspenso. Este status pode ocorrer tanto no evento presente quanto no próximo da EIT [p/f].

18.4 Regras básicas com relação ao progresso de evento

Convém que o progresso de um evento seja mostrado na EIT [p/f] e indicado de acordo com os seguintes parâmetros:

 condição de um evento em “atual/próximo”;  hora de início (“start time”) de um evento;  duração (“duration”) de um evento.

O campo “running status” da EIT existe para mostrar o progresso de um evento como este, mas na transmissão de televisão digital terrestre, é sempre definido como “reservado” e não é usado.

18.5 Julgamento de “em andamento”/“finalizado”

Convém que a indicação de se um evento está em andamento ou não, e também se um evento terminou, possa ser descoberta através da condição de “atual” na EIT [p/f]. Quando um evento é colocado em atual, ele está sendo transmitido e quando um evento que foi colocado em “atual” desaparece da EIT [p/f], o evento é considerado terminado.

18.6 Julgamento de “iniciado”

Convém que a decisão de se um evento começou esteja baseada na comparação entre o horário atual e o horário de início do próximo evento na EIT[p/f]. Considera-se que um evento começou quando chega a hora indicada para o início do evento seguinte.

É importante notar que a EIT nem sempre tem a hora de início atualizada em função dos ciclos de transmissão. Convém que a tabela EIT [p/f] seja atualizada sem falhas dentro de 10 s depois do horário de início do próximo evento. Convém que o status seja tratado como anormal se a EIT não for atualizada dentro de 10 s. Durante esses 10 s, enquanto um programa é tratado como “sendo transmitido” baseado no status de “atual”, é tratado como iniciado baseado no status de “seguinte”.

18.7 Julgamento de “interrompido”

Para descobrir se um evento foi interrompido, compara-se a hora de início do próximo evento da EIT[p/f] com a hora atual.

Quando um evento vai ser interrompido logo, as horas do evento atual e do próximo podem se sobrepor. Para interromper um evento, o conteúdo de “atual” é movido para o “próximo” sem mudar a hora de início (um evento pode ser reconhecido como “suspenso” quando está nesse status).

Para reiniciar um evento, o conteúdo do próximo evento é colocado em “atual” sem mudar o horário de início. Além do mais, um evento é considerado reiniciado quando a EIT [p/f] é colocada em atual. Esta é a razão pela qual a hora de reinício não pode ser considerada “start time” de um evento interrompido (seguinte).

Convém que a decisão dos eventos esteja baseada na hora de início e duração da EIT[p/f], conforme mostrado na Tabela 34.

Tabela 34 — Valores de hora de início e duração da EIT [p/f] e status dos eventos

EIT Hora de início Duração

(hora de término) Status

Antes da hora

atual Antes da hora atual Programa em progresso (durante o período de transição)

a

Antes da hora

atual Depois da hora atual Programa em progresso Antes da hora

atual Não decidido Programa em progresso e hora de término não decidida Não decidido Opcional Status anormal

Atual

Depois da hora

atual Qualquer valor Status anormal Qualquer valor Antes da hora atual Status anormal

Antes da hora

atual Depois da hora atual

Programa sendo suspenso. Programado para terminar na hora de término mostrada com valor da duração incluindo o período suspenso a Antes da hora

atual Não decidido

Programa sendo suspenso. Programação de hora de término não decidida

Depois da hora

atual Depois da hora atual Programado para ser transmitido como próximo programa Depois da hora

atual Não decidido

Programado para ser transmitido como próximo programa, mas com hora de término não decidida

Não decidido Diferente de não decidido Programado para ser transmitido como próximo programa, mas com hora de início não decidida. O valor de duração é válido

Próximo

Não decidido Não decidido O próximo programa não está definido. A descrição de evento não tem significado

a Apesar da regra estabelecer que a EIT [p/f] é atualizada sem falhas no período de 10 s depois do “start time”, pode haver atraso na

18.8 Exemplos de transmissão com mudança de programação

Convém que os detalhes da transmissão com mudanças na programação estejam de acordo com a ARIB TR-B14:2007, volume 4, seção 19

No documento ABNT NBR NORMA BRASILEIRA (páginas 34-37)

Documentos relacionados