• Nenhum resultado encontrado

5.5 Análise pelo Auditor-Coordenador e pelos Auditores da Central de Liquidação de

5.5.2 Opinião dos auditores da CGM/SLZ quanto às características necessárias para uma

Tendo em vista que a questão 11 da entrevista estruturada é idêntica ao quesito 01 utilizado no questionário estruturado, se apresenta na tabela 1 os resultados dos

respondentes quanto aos referidos itens que atinem ao grau de importância das características que uma ferramenta de TI deve ter para a realização do procedimento de averiguação da liquidação de despesa por um CLD.

Nesse sentido, a tabela 1 foi elaborada com base nos dados coletados pelos instrumentos e suas respostas foram organizadas conforme o grau decrescente em muito importante no que atine às características necessárias para que uma ferramenta de T.I. venha a realizar o procedimento averiguação de liquidação de despesa pública. Desconsidera-se, portanto, os resultados obtidos como importante, indiferente, sem importância e totalmente sem importância, pois, apresenta-se na tabela abaixo as características consideradas pelos respondentes como totalmente importante e necessárias para uma ferramenta de T.I., sendo, no caso, organizadas de forma decrescente das incidências das respostas em grau de totalmente importante.

Tabela 1 - Características necessárias para uma ferramenta de T.I. para realização do procedimento averiguação de liquidação de despesa pública

Características em grau decrescente de muita importância %

1- Proporcionar ao ordenador de despesas o acompanhamento transparente, por meio da internet, da análise das despesas públicas de sua responsabilidade auditadas pela CLD.

70%

2- Proporcionar ao cidadão o acompanhamento transparente, por meio da internet, da análise das despesas públicas auditadas pela CLD.

60%

3- Flexível às mudanças das normas relacionadas à execução da despesa, vez que a mesma deve ser rapidamente ajustada aos cenários em que a CLD deve atuar.

50%

4- Ser desenvolvida em plataforma web, ou seja, acionada por meio de browser, tipo Internet Explorer, Mozilla Firefox ou Chrome.

50% 5- As qualificações dos fornecedores, servidores e demais pessoas

envolvidas nas transações analisadas pela CLD sejam validadas por meio de intercâmbio entre bases de dados da administração pública em todos os níveis.

30%

6- As qualificações dos fornecedores, servidores e demais pessoas envolvidas nas transações analisadas pela CLD sejam validadas por meio de intercâmbio entre bases de dados da sociedade civil organizada (Conselhos de classe, Sindicatos, Associações, etc.)

10%

7- Ser desenvolvida em plataforma desktop, ou seja, aplicativo fechado que é executado apenas em máquinas em instalação local.

0% 8- Que sua utilização seja viável em máquinas antigas e com baixa

autonomia.

0% Fonte: Pesquisa de campo (2010).

Dessa forma, o resultado mostrou a preponderância de algumas características como sendo muito importante pelos respondentes, a saber: a possibilidade do ordenador de despesas acompanhar de forma transparente a análise das despesas de sua responsabilidade auditadas pela CLD por meio da internet, a plasticidade da ferramenta frente às modificações relacionadas às normas dizem respeito à execução da despesa, e a viabilidade de o cidadão acompanhar de forma transparente a análise das despesas públicas auditas pela CLD por meio da internet.

Verifica-se que o resultado da tabela 1 é confirmado por meio do gráfico 1, com as principais características em grau de muito importante:

- no que tange à possibilidade do ordenador de despesas e do cidadão acompanhar de forma transparente a análise das despesas públicas auditadas pela CLD por meio da internet são vistas como muito importantes, uma vez que suas pontuações são 4,7 e 4,5, respectivamente, demonstrando que tais características são vistas com tendência forte para muito importante;

- quanto à plasticidade da ferramenta frente às modificações relacionadas às normas pertinentes a execução da despesa, bem como a ferramenta ser desenvolvida em ambiente web, a validação das qualificações das pessoas envolvidas sejam validadas pelos demais órgãos da Administração Pública e pela Sociedade Civil Organizada apresentam-se como características importantes, como pode ser observado, uma vez que os indicadores estão variando entre 4,4 e 3,60. Contudo, faz-se interessante salientar que, apesar da característica de validação das qualificações das pessoas envolvidas sejam validadas pela Sociedade Civil Organizada apresentar o indicador 3,6, pode-se observar que a tendência é pela importância, considerando possível arredondamento, ou seja, tendenciona à importância e não à indiferença.

- Em relação à característica da ferramenta ser desenvolvida em plataforma desktop e de ser utilizada em máquinas antigas e com baixa autonomia demonstrou-se indiferente e sem importância, respectivamente, pois, seus indicadores ficaram, ambos, abaixo do indicador 3. Todavia, o desenvolvimento de tal ferramenta em plataforma desktop tendenciona mais à indiferença e a utilizada em máquinas antigas e com baixa autonomia para situação de sem importância.

Nesse contexto, pode-se inferir que a preponderância das características está, em grau de muita importância, ajustada à lição de Weill e Broadlent (1998 apud ALBERTIN &

MOURA, 2003) como aplicações de infraestrutura, uma vez que o acompanhamento transparente pela internet, seja pelo cidadão ou pelo gestor, são formas de compartilhamento de várias aplicações de TI em processos.

Verifica-se, também, que essa significativa preocupação dos respondentes com a transparência, demonstra sintonia com o entendimento de Fernandes (2008) e com a Lei Complementar 131/2009, de 29 de maio de 2009, bem como demonstra interesse na relação G2G, G2C, G2B e B2G, conceituadas conforme Brasil (2000) e com o entendimento de Hatch (1999 apud MARQUES, 2004), vez que a importância dada às características tidas com preponderância de muito importante ou importante, demonstram que o uso da TI não é uma aplicação pura, mas, na verdade, fruto de interações sociais, culturais, técnicas e econômicas.

GRÁFICO 1 – Características que uma ferramenta de TI em grau de total importância

Fonte: Pesquisa de campo (2010).

* Avaliação obtida segundo uma escala com valor máximo de 5, onde: 5 é muito importante e 1 é totalmente sem importância

Outro aspecto que deve ser considerado é que os respondentes têm preocupação com o Princípio da Aderência tratado por Fernandes (2008), portanto são colocados como importante e no mesmo patamar da interação dos dados com a Sociedade Civil Organizada e Administração Pública, está a flexibilidade da ferramenta para que a mesma se ajuste às mudanças das normas relacionadas à execução da despesa pública, uma vez que o agente público é obrigado a realizar o fiel cumprimento das diretrizes de políticas

públicas e do acatamento de leis e normas em geral, em decorrência, também, do Princípio da Legalidade.

Dessa forma, conforme classificação de LAURINDO et al. (2001) os sistemas a serem utilizados por uma CLD são classificados como de modelo prescritivo, pois, em decorrência do Princípio da Legalidade e da Transparência, os usuários devem seguir os padrões de benchmark estabelecidos em normas legais ou infra-legais.

Superada a análise quanto à opinião dos auditores da CGM/SLZ no que tange às características necessárias para uma ferramenta de TI a ser utilizada por uma Central de Liquidação de Despesa, passa-se à análise de suas opiniões quanto às ferramentas de TI utilizadas pela Central de Liquidação de Despesa da CGM/SLZ.

5.5.3 Opinião dos auditores quanto às ferramentas de TI utilizadas pela Central de