• Nenhum resultado encontrado

Os eventos internacionais se constituíram como bases nos debates políticos mundiais para a reforma da educação, sendo uma das necessidades mais urgentes à formação e qualificação dos professores. Assim, se exigiu dos governos, tomadas de decisões nas políticas públicas dos seus países e na garantia dos direitos econômicos, sociais e culturais, civis e políticos na valorização e formação do professor.

Entre os anos 60 e 70, a nível mundial, foram se constituindo os debates políticos acerca das reformas educacionais, já que estas impactavam diretamente na qualidade do ensino e do direito de uma educação para todos e no problema da formação de professores. Os debates se deram através da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Segundo Rodriguez e Varga (2008, p. 37) eram “[...] os encontros internacionais de caráter regional, hemisféricos, ibero-americano e mundiais.” Então, a partir dos anos 70, os debates internacionais impulsionaram as mudanças políticas para a qualidade de uma educação para todos.

Uma das prioridades desses debates, em 1996, teve efeito,segundo Rodriguez e Varga (2008, p. 39-40), através da “Conferencia Intergubernamental Especial sobre la situaçion de los Docentes de los Países Miembros. O documento produzido neste evento Recomendación relativa a la situación del personal docente, [...]”. A contribuição desse documento, intensificou, no século XX, os direitos da formação de professores, condições de trabalho e a participação dos professores nas tomadas de decisões políticas de sua área de atuação. Assim, se podem tomar como base, que as decisões tomadas nos eventos internacionais, delegando aos Estados Nação, a responsabilidade com a implantação de políticas públicas urgentes e indispensáveis para o programa gratuito de formação do profissional para docência.

Esses eventos tiveram início na década de 80, o primeiro evento da ONU, que tomou a iniciativa da criação de um órgão de fiscalização para garantia de direitos sociais e culturais que zelasse pela efetivação das políticas públicas dos governos dos países membros, se intensificando em 1990, na conferência internacional em Jomtien e dos fóruns internacionais, ficando assegurado que uma das prioridades dos governos, seria o compromisso em desenvolver políticas públicas efetivas para a formação, qualificação e valorização do professor, conforme descritos seus resultados no quadro 5, página seguinte.

Ano Evento Objetivo Resultado 1980 ONU Criação do comitê para

fiscalização dos direitos internacionais, econômico, social e culturais.

Incumbe aos Estados membros a responsabilidade com o desenvolvimento econômico e social.

1990 Encontro em Jomtien. Destaca as prioridades da Educação para todos e a qualificação da formação dos profissionais da educação.

155 governos;

comprometeram-se, dentre outras metas, assegurar a educação básica de qualidade para as crianças, jovens e adultos e a formação dos docentes.

1990 Fóruns internacionais Discutir as reais condições sociais das condições de trabalho dos educadores, e a necessidade da formação, da valorização para educação de qualidade.

Implantação de um conjunto de reformas educativas objetivando o papel social dos docentes, seu trabalho e os direitos a educação frente à economia global.

1996 Reunião da conferência internacional de educação. Realizado em Genebra

Debater o papel dos docentes num mundo em processo de mudanças.

É aprovado um instrumento de consenso internacional, visando orientar as ações para o fortalecimento do papel dos docentes nos processos de transformação social e educativa.

1997 Reunião do Comitê Misto OIT/UNESCO

Elaborar outra recomendação sobre a situação do pessoal docente de ensino superior.

Contratação de carreira profissional docente participação em tomadas de decisões, formação, situação da mulher docente no ensino técnico e profissional. 2000 Conferência Mundial de Dakar É retomada a problemática da formação e valorização da profissão docente. Os Estados se comprometeram em desenvolver ações para melhorar as condições de profissionalização dos professores, para a melhoria do status e autoestima profissional.

2000 Fórum Mundial de Educação Avaliar os cumprimentos das metas e iniciativas da Educação para Todos, encontro de Jomtien,

Tailândia (1990).

Traçou novas ações, criação do sindicado dos professores universitários, e dos profissionais da educação, dentre outras metas, para a educação a serem cumpridas até o ano de 2015.

Continuação

Ano Evento Objetivo Resultado 2001 Reunião do Comitê Regional

Intergovernamental do Projeto Principal de Educação. Realizado em Cochabamba VII

Debater o papel da formação

docente e sua

ressignificação. Evidencia a necessidade de oferecer aos professores não só oportunidade de formação inicial e continuada.

Foi gerado um Documento da UNESCO que reafirma os compromissos sociais com a formação inicial para a docência e estabelece o plano de carreira, e as condições de trabalho e salários.

2002 Reunião Intergovernamental do projeto Regional de Educação para América Latina e o Caribe (Havana)

Comprimento das metas do Fórum Mundial de Dakar. Resultou no documento Declaração de Havana.

Prioridades com a formação dos profissionais da educação, elevar o nível da formação.

Conclusão

Fonte: Elaborado pela autora, baseado nos dados, Rodriguez e Varga (2008)

Em 1996, o debate mundial realizado em Genebra e a reunião do comitê OIT/UNESCO em 1997, se voltaram para analisar as condições de trabalhos dos professores e a qualificação dos mesmos, reivindicando responsabilidades dos países em suas políticas públicas. Já durante os anos 2000, em Dakar, Cochabamba e Havana, foram avaliados os resultados dos cumprimentos e metas estabelecidas no encontro em Jomtien. Nessas ocasiões, observou-se que além da formação dos professores, se fazia necessário oferecer aos profissionais uma remuneração salarial condigna com as suas necessidades materiais, reafirmando o compromisso com políticas voltadas para a valorização do magistério, plano de carreira, condições de trabalhos e elevação do nível de formação dos professores.

Assim, os eventos mundiais, marcaram a construção histórica das políticas públicas para com a categoria dos profissionais de educação em nível mundial, com o compromisso de formar, qualificar e valorizar o professor, tendo como objetivo o melhoramento da educação em seus países. Nesse sentido, são constituídas ações políticas governamentais, as quais são descritas na próxima subseção.

6.2 Pós-conferências mundiais, organização política de estado e considerações na