• Nenhum resultado encontrado

Durante a coleta de dados, todos os encontros foram audiogravados, para permitir posterior análise. Para organizar os indicadores, estes foram integralmente transcritos, inclusive as intervenções que se fez, considerando, também as dos observadores. Para análise dos resultados, porém, apenas foram incluídas as falas das enfermeiras do estudo.

Os dados produzidos nas três fases foram organizados e analisados seguindo a proposta de Spink (1999), sobre a produção de sentidos, com suporte nas práticas discursivas.

É uma proposta teórico-metodológica do estudo da produção de sentidos no cotidiano. As práticas discursivas constituem o foco central de análise, com origem em seleções, escolhas, linguagens, contextos, expressões de produções sociais. Para a autora, o sentido é uma formulação social, mediante a qual as pessoas elaboram os termos com base no que compreendem e lidam com as situações e fenômenos a sua volta.

Dessa forma, na primeira fase, identificou-se o sentido dado pelas enfermeiras à sua prática durante a consulta ao paciente hipertenso, com vistas a identificar problemas que dificultam a adesão do paciente ao tratamento proposto. Por meio das práticas discursivas dos enfermeiros, pôde-se conhecer as características da Consulta de Enfermagem ao paciente hipertenso, identificando as

dificuldades enfrentadas pelas enfermeiras, direcionando como a Teoria do Alcance de Metas poderia colaborar para efetiva interação do enfermeiro com o paciente.

Durante a segunda fase, quando foi realizada a intervenção, processou- se a análise proposta por Spink (1999), identificando o sentido elaborado pelas enfermeiras aos conceitos do Modelo Conceitual de Sistemas Abertos e à Teoria do Alcance de Metas, de Imogene King (1981). O objetivo foi proporcionar o aprofundamento dos conhecimentos acerca da Teoria do Alcance de Metas, de modo que elas pudessem visualizar sua aplicação e possibilidade de implementação desta na sua prática cotidiana.

Na terceira fase, avaliou-se, nas práticas discursivas, como as enfermeiras acolheram a proposta de utilização da teoria na sua prática profissional. As práticas discursivas são a linguagem em ação, ou seja, como as pessoas produzem sentidos e se posicionam nas relações sociais cotidianas. Envolvem a dinâmica, as formas e os conteúdos.

Na dinâmica, o enunciado não surge magicamente, mas constitui unidade de comunicação, complexamente organizado com outros enunciados na conversação, por meio do qual o falante se posiciona. As formas ou gêneros de fala indicam maneiras, mais ou menos estáveis, de enunciados, com coerência ao contexto, tempo e interlocutores. Os conteúdos constituem os repertórios interpretativos, que são as unidades de constituição das práticas discursivas, que demarcam as possibilidades de elaborações discursivas. É por meio destes que é possível entender a estabilidade e a dinâmica das produções linguísticas humanas (SPINK, 1999).

A análise inicia-se com uma imersão no conjunto de informações coletadas, procurando aflorar os sentidos, sem encapsular os dados em categorias, classificações ou tematizações definidas a priori. Spink (1999) refere que pode ocorrer conflito entre sentidos estabelecidos durante a pesquisa e a interpretação e aqueles decorrentes das leituras da revisão integrativa e do referencial teórico. Deixa claro, porém, que é desse confronto que emergem as categorias de análise.

Neste estudo, também não se buscou elaborar as categorias a priori, mas identificou-se como essas categorias afloraram dos discursos das integrantes. Posteriormente à elaboração das categorias, é que se realizou a interpretação dos dados e se efetivou a sua relação com a literatura.

Por este motivo, propõe a utilização dos mapas de associação de ideias, os quais têm o objetivo de sistematizar o processo de análise das práticas discursivas. Como consequência, encontram-se os aspectos formas da construção linguística, os repertórios utilizados e a dialogia na produção de sentidos.

A construção dos mapas se inicia pela definição de categorias gerais, que refletem os objetivos da pesquisa. Busca-se organizar os conteúdos desde essas categorias, preservando a sequência das falas, e identificar processos de interanimação dialógica na esquematização visual da entrevista (SPINK, 1999).

A técnica envolveu os passos a seguir descritos.

a) Utilizou-se um processador de dados, do tipo Word for Windows, e digitou-se toda a entrevista.

Os encontros foram audiogravados e, posteriormente, realizou-se sua transcrição fidedigna, utilizando o Word for Windows.

b) Construiu-se uma tabela com um número de colunas correspondente às categorias utilizadas, ou seja, cada categoria que emergiu das falas corresponde a uma coluna.

Como o número de categorias que emergiram no estudo foi alto, o corpus dos encontros foi transferido para o processador de dados Excel for Windows, pois facilitou a organização, visualização e análise dos dados.

c) Usou-se as funções cortar e colar para transferir o conteúdo do texto para as colunas, respeitando a sequência do diálogo, resultando um efeito-escada. À medida que o diálogo vai acontecendo, as falas são direcionadas às suas categorias correspondentes, alocadas linha após linha.

Foi um processo de elaboração que está intimamente ligado ao objetivo da pesquisa e aos repertórios disponíveis. Todas as falas de uma coluna correspondem a uma mesma categoria, o que possibilita a leitura vertical do encontro. Se o pesquisador quiser o contexto em que a fala foi aparecendo no grupo, no entanto, pode realizar a leitura horizontal, com a co-construção da dialogia. Mediante esta leitura, foi possível compreender a interanimação que faz da pesquisa uma prática social (SPINK, 1999).

Desse modo, as práticas discursivas expressam categorias, isto é, estratégias linguísticas delineadas para conversar, explicar, organizar e dar sentido ao mundo, influenciadas pelo contexto envolvido nos fenômenos. Por fim, a

produção de sentidos foi sendo identificada, sendo destacada à medida que as falas são produzidas. Desta forma, o sentido das práticas discursivas é apresentado correspondendo a cada categoria temática.