• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO II: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL MÉDIO: UM OLHAR

Apêndice 1 Organização dos dados empíricos pela ATD

Aluna- Estagiária Rafaela

(A-E-R)

Unidades de Significado

(Trechos das Análises Semanais)

Possíveis Focos de Análise ou categorias Em relação à aprendizagem, vejo que aos poucos está

melhorando, me preocupo bastante com sete crianças que estão bem atrasadas, duas delas não conhecem algumas letras, é bastante complicado.

Aprender nunca foi fácil. Exige que o aluno se esforce, se dedique e não desista quando tiver uma dificuldade. A escola é um lugar muito acolhedor, muito afetuoso, mas a criança tem que desejar aprender também.

Para os alunos está mais fácil agora, pois na sala estão expostos alguns cartazes, como o alfabeto, subtração, que servem de fonte de pesquisa.

Em relação à aprendizagem não sei mais o que fazer, os alunos que não sabem são os que menos prestam atenção, aqueles alunos que não se interessam. Tentei ensinar de várias maneiras mas parece que não entra na cabeça deles, eles se distraem facilmente.

Penso que falta estímulo para estas crianças. As crianças precisam de estímulo para parar e pensar, no que ela já sabe e no estará aprendendo. A criança precisa de interação com as outras crianças e pessoas diferentes também

O professor é muito importante e pode contribuir com os estudantes, para que eles se reconheçam como sujeitos protagonistas e participantes da sociedade. O professor tem que estimular o sujeito a ser um bom indivíduo na sociedade.

Penso que a escola tem futuro e depende do esforço e dedicação de cada um para que os sonhos tornem-se realidade.

Esta semana foi bem tranquila, consegui dar aula conforme havia planejado, não me estressei tanto, claro que os incômodos continuam mas procuro não ligar tanto para eles, pois são problemas constantes como o comportamento e a falta de materiais.

No dia da biblioteca é importante ressaltar que mesmo alguns alunos não sabendo ler, foi importante visitar a biblioteca para manusearem os livros, observarem as

Aprendizagem Aprendizagem Aprendizagem Aprendizagem Mediação Mediação Responsabilidade Planejamento Mediação Pedagógica

imagens e reconhecerem algumas letras e palavras.

Eles são muito rápidos em relação às atividades, exceto alguns que precisam ter a minha atenção para conseguir fazer .

A escola é um lugar que foi feito para aprender, só que muitas crianças não levam a sério isso, pois eles veem que seus pais não cobram que eles frequentem a escola. Esta é uma realidade muito difícil.

Estou muito preocupada com uma aluna, ela é um caso sério em relação à aprendizagem, só que eu não consigo ajudá-la, pois essa aluna não me respeita, só responde e vai uma vez por semana na aula. É bastante preocupante porque a família não é presente, a mãe muitas vezes deixa a filha nas vizinhas para poder sair. Ainda não sei como vou ajudar essa criança

As crianças estão tendo acompanhamento com a professora que é apoiadora da escola e também com a professora que trabalha com os casos especiais. Alguns alunos evoluíram bastante mas outros não se interessam por nada, só querem brincar, se dispersam por qualquer coisa.

Tenho esperanças que irá melhorar, sei que eles de uma forma ou de outra vão aprender, me sinto impotente pois não sei se o problema sou eu que não explico direito, que não sei ensinar, ou são as crianças que não tem o devido interesse de aprender.

Tive uma grande vitória, tenho um aluno bem problemático, com sérias dificuldades de aprendizagem. Descobri essa semana que ele não sabia nem fazer cálculos, então eu perguntava sempre se ele precisava de ajuda, a resposta era sempre não, mas esta semana foi diferente, passei cálculos no quadro, ele me chamou e pediu ajuda, larguei tudo e fui ajudá-lo. Expliquei uma vez e ele aprendeu rapidamente. Acredito que esse aluno precise de mais atenção, um acompanhamento contínuo para que consiga concentrar-se mais nas atividades e perceba a sua capacidade de aprendizagem. Segundo a direção da escola esse aluno foi encaminhado para avaliação média e deveria ter um laudo há aproximadamente um ano.

O que me fez pensar seriamente sobre o caso. Será que esse aluno tem realmente problemas neurológicos? Será que precisaria de medicação? Observei o quanto ele foi

Mediação Pedagógica Família X Escola Família X Escola Acompanhamento Pedagógico Especializado Insegurança Pedagógica Aprendizagem e Mediação

capaz de aprender depois que aceitou minha ajuda e percebeu que poderia aprender.

Esta semana foi sensacional. Consegui realizar todas as atividades propostas. Em relação a aprendizagem está melhorando, os alunos estão se empenhando mais, estão mais focados a aprender. Creio que aos poucos a turma irá melhorar.

O que mais fiquei surpresa esta semana, foi que em meu planejamento coloquei uma atividade sobre a história da Chapeuzinho Vermelho. Cheguei à sala e pedi para uma aluna contar a história com as suas próprias palavras, sem o livro. Nossa, foi maravilhoso! Ela contou muito bem, mudou o tom de voz, fez encenações, as crianças ficaram maravilhadas, nem se mexiam. Esse foi o melhor dia da semana. Penso que tenho que introduzir mais literaturas em meu planejamento, mas não posso porque a minha professora regente não gosta, mas vou reverter essa situação. Planejamento e Aprendizagem Aluna Estagiária Eliane (A-E-E) Unidades de Significado

(Trechos das Análises Semanais)

Possíveis Focos de Análise ou categorias Essa semana foi planejado um projeto sobre rotação,

translação e pontos cardeais, o que não pode ser aplicado devido a falta de tempo.

Como o projeto de toda semana exceto de sexta foi organizado por mim, me senti mais segura e convicta do que estava ensinando, também me ajudou a complementar o que eu tinha proposto sobre as regras de convívio escolar, pois nas últimas semanas eles estavam bem dispersos. Acredito que o fato de estar inteirada com o projeto me ajudou a manter a ordem na sala e assim fazendo os alunos se concentrarem melhor e realizarem as atividades sem dificuldades ou interrupções.

Apareceram alguns traços individualistas, apesar deles gostarem de se ajudar. Terei que adequar no planejamento algo mais objetivo e mais incisivo, algo para que absorvam melhor o conteúdo. Acredito que adequando o planejamento visando o melhor aproveitamento de conteúdo eu consiga reverter essa situação

Nessa semana trabalhamos o tema: “Eu e meu corpo”, foi interessante, pois as atividades desenvolvidas foram embasadas no próprio conhecimento do aluno e o meio que ele está inserido.

Conceitos de Ciências da natureza Planejamento Planejamento/ Reflexão sobre a prática Ciências da Natureza/ Corpo Humano

É significativo observar o quanto os alunos trocam experiências, conversam e aprendem juntos, há um estreitamento das relações entre alunos e também entre professor e alunos. Acredito que esse movimento produz conhecimento e motiva a busca de novas aprendizagens. Nas ilustrações mostraram que gostam e ajudam os colegas, é uma turma unida e participativa. O mesmo ocorreu na resolução de histórias matemáticas, os mesmos gostam de participar e compartilhar o que aprendem. A maioria dos alunos são receptivos as propostas de atividades e gostam de ler e ouvir histórias contadas no início da aula, percebo que esta atividade instiga-os a lerem sempre.

Acredito que quando a criança mostra o seu próprio conhecimento e registra-os, expondo-os para os colegas, elas se sentem valorizadas tendo vontade de aprender mais e novos conteúdos. ZDP ZDP Mediação Pedagógica Aluna Estagiária Carla (A-E-C) Unidades de Significado

(Trechos das Análises Semanais)

Possíveis Focos de Análise ou categorias Esta foi uma semana bem conturbada e difícil, por ser a

primeira semana de estágio e eu não saber como dar início as aulas, não conhecer a maioria das crianças, entre outros. Tenho um número muito grande de alunos, e dois necessitam de planejamento diferenciado, o que vem me deixando muito preocupada. O fato de ter uma sala lotada, na qual o espaço físico é muito pequeno, limita também as atividades que posso realizar, deixando a aula mais teórica e não muito atrativa para eles.

Durante esta primeira semana tive que fazer muitas alterações em meu planejamento, pensando na realidade da turma e também na possibilidade, desta ser dividida, o que mais uma vez não me permitiu realizar o que havia planejado para a organização da sala que seria realizada juntamente com os alunos, a confecção dos cartazes de porta, aniversariantes, entre outros.

Após mais uma semana de estágio, esta que foi mais curta em função do feriado de carnaval, a situação em minha turma não foi resolvida ainda, o que a cada dia vem me deixando mais preocupada e frustrada com o enorme número de crianças.

Entretanto o que vem me deixando mais tranquila e feliz, é que estou aos poucos conhecendo melhor cada aluno e sua maneira de aprender, e aqueles que não copiavam estão

Insegurança Pedagógica Planejamento Planejamento Teoria X Prática Teoria X Prática

copiando, os que se atrasavam, agora não se atrasam mais para copiar. Estou encontrando também estratégias para acalmar a turma e tentar manter a organização mesmo com vinte e sete crianças em um espaço físico que se torna assim pequeno.

Estou saindo do mundo da teoria para o mundo da prática, que é mais difícil e, as dúvidas do que e como fazer são constantes. Por mais difícil que seja em função do número de alunos, isto não pode me impedir de realizar um bom trabalho como educadora, nem que estes sujeitos deixem de aprender. Então pensando assim, e não perdendo a esperança e a vontade de fazer a diferença, vamos para o desafio de mais uma semana de aula com uma sala lotada. A semana iniciou mais uma vez difícil e conturbada em função do número de alunos, porém apesar disso eu tentava seguir normalmente minha aula, tanto é que saímos dar a volta na escola, fizemos a experiência do feijão... mas a cada dia tornava-se mais complicado realizar o que havia sido planejado e algumas coisas não deram certo também.

Na quarta-feira a tarde veio a notícia, minha turma seria dividida! E desde quinta-feira estou agora com apenas 15 alunos, o que é maravilhoso tanto para mim quanto para as crianças, pois agora de fato poderei proporcionar mais atividades práticas e não só exercícios, é com as atividades práticas em que as crianças possam participar que a aula torna-se muito mais interessante e significativa.

Essa foi uma semana um pouco frustrante, pois tenho dois alunos difíceis, que precisam aprender o significado de respeito aos colegas e a professora, um deles quer chamar a atenção de todas as maneiras, tenho a sensação que isso se deve à algum problema familiar. Precisamos conquistar esse menino e mostrar-lhe que a escola é boa e que estudar é legal, entretanto não sei como fazer isso, ainda mais quando a todo o momento ele precisa ser xingado... O outro garoto, precisa compreender quem é a professora na sala de aula ou seja, a quem ele deve respeito e obediência, precisamos criar laços afetivos, mas como se ele não para um minuto de me provocar... Minha vontade é tirá-lo da sala, para poder dar a minha aula em paz, mas não posso fazer isso, se fizesse isso estaria indo contra todos os meus conceitos e princípios sobre o que é ser professor. Outras vezes a vontade é sair correndo da sala, pois se torna constrangedor a todo o momento ser provocada só pela minha condição de estagiária. Porém com a ajuda da minha regente e da coordenação da escola estarei todos os dias tentando mudar essa situação, ainda não sei como,

Planejamento Planejamento Indisciplina/ Relação Professora x Alunos Planejamento X Realidade Ciências da Natureza/ Conceito: Alimentação saudável.

mas preciso superar este desafio.

Durante essa semana conclui o estudo dos alimentos com a confecção da pirâmide coletiva, que ficou muito bonita, devido a colaboração de todos os alunos da turma que se demonstram sempre muito empenhados na realização das atividades solicitadas, também fizemos a salada de frutas, foi muito divertido, as crianças adoram, porém não demos facas para eles, apenas eu e a regente que picamos as frutas, enquanto isso eles copiavam uma poesia do quadro e observavam a salada sendo feita. Acredito que esses momentos tornam-se significativos para as crianças pois assim a aula torna-se mais dinâmica e saímos daquela rotina diária, assim como também, esta concepção nós constituímos e compreendemos no decorrer da prática, conseguimos de fato compreender a importância desta. Também fizemos o estudo do relógio, onde eu expliquei a função dos ponteiros, como contamos os minutos, entretanto eu me senti insegura na hora da explicação, estava tudo tranquilo, mas na hora parece que eu não consegui explicar da maneira que desejava, mas felizmente a maioria compreendeu, pois já haviam estudado o relógio no ano anterior, mas não consegui entender porque na hora senti aquela insegurança, isso me deixou preocupada pois logo também irei introduzir a multiplicação, mas para isso a regente irá me auxiliar, e dará tudo certo.

Durante essa semana acredito que a situação mais significativa para mim foi introduzir a multiplicação, eu sempre tive muita dificuldade em aprender a temida “tabuada”, e precisava neste momento dominar esse conceito, para que meus alunos conseguissem compreender o processo da multiplicação. Estava muito nervosa e insegura, então antes conversei com a regente, esta que me incentivou a tentar, e que se houvesse necessidade ela iria intervir, felizmente isso não foi necessário, e foi tranquilo ensinar e aprender um conteúdo novo na turma trinta e um (31).

Os momentos em que sinto mais dificuldade são na explicação dos conceitos de forma que as crianças compreendam, pois eu sei, eu entendo, mas como fazer para que eles também entendam? Como criar estas estratégias? Para isso eu recebo muito auxilio da minha regente, que já tem vários anos de experiência; e eu estou aprendendo a ser professora, deixando o pensamento de aluna, passando a ver a educação com outros olhos, e cada vez mais me assumindo como educadora...

Ciências Humanas Conceito: Tempo/ Insegurança Pedagógica Insegurança pedagógica e de Conceitos científicos Conhecimentos Específicos Constituição Docente Pesquisa

Na sexta-feira fiz a trilha dos sentidos com as crianças, e depois tivemos uma conversa sobre como eles descobriram os sabores, os cheiros, etc... chamou-me atenção esse momento, pois eles estavam todos atentos ao que eu falava, era interessante para eles, e tivemos uma discussão muito significativa, gostei muito deste dia. E acredito que isso se deva ao fato deste assunto eu já ter trabalhado várias vezes durante oficinas e em sala de aula.

Acredito que seja de extrema importância, que a criança pesquise e busque respostas, e não que receba tudo pronto em mãos foi isso que aconteceu durante a confecção do livrinho de São João.

Também nessa semana recebi minha segunda visita de estágio, diferente da primeira, desta vez eu estava tranquila e segura, acredito que isso se deve ao fato das experiências que já vivi na sala, na autonomia que já adquiri como professora, para tomar decisões e também da relação de respeito e afeto que construímos entre professora e alunos.

Durante a semana desenvolvi algumas atividades práticas do projeto “No mundo das sensações” foi divertido, as crianças se envolveram bastante, também fomos visitar museu, foi uma experiência bem interessante pois eu nunca havia saído com eles de ônibus, para um lugar onde eles iam interagir com objetos e outras pessoas, diferente de quando íamos assistir a uma peça de teatro, não é só na escola e na sala de aula que as crianças e todas as pessoas aprendem, é preciso ir além dos muros da escola.

Contagem regressiva para o fim de mais uma etapa de minha formação, penúltima semana de estágio... Penso que consegui concluir com chave de ouro meu último projeto. Nessa semana as crianças apresentaram suas invenções baseadas nas mágicas da fada Clara Luz, fizemos massinha de modelar caseira__ e um bolo de milho, para exemplificar algumas historinhas da literatura “A Fada que tinha ideias”.

Outro momento significativo que vivenciei essa semana foi ao receber o parecer de minha professora regente, ao ler foi inevitável não se emocionar pois sempre esperei por isso, sempre quis ser professora e ao ler aquele parecer que dizia que eu havia feito tudo certo, que tomei decisões corretas, que busquei alternativas de trabalho, não há palavras para descrever minha felicidade, porém esta vem acompanhada desde já pela saudade e tristeza de deixar meus alunos da turma trinta e um, assim como também a escola onde fui sempre bem recebida, foi um período maravilhoso da minha vida que jamais esquecerei, estarão

Constituição Docente Planejamento/ Relação Teoria X Prática Planejamento Constituição Docente Constituição Docente Aprendizagem Da Docência

todos sempre em meu coração.

A didática é a essência do curso, é através dela que começamos a aprender a ser professor na teoria, a ter as primeiras noções da profissão escolhida, didática: “ensinar a ensinar” ela nos ensina como devemos ensinar nossos alunos, que acredito ser o ponto mais importante do curso normal em nível médio, o mais específico, é do que lembramos quando estamos em sala de aula ou preparando atividades e novos conteúdos.

Penso que os professores de didática, sempre tentam nos mostrar a realidade da sala de aula, pois ao iniciarmos o curso não temos experiência, e muitas vezes pensamos atividades, projetos, etc. de uma maneira, e os professores de didática nos questionam muito, tentando fazer com que nós nos coloquemos de fato aplicando aquilo em aula, “será que daria certo? Como você faria se acontece determinada situação?” nos remetendo para a realidade, nos relatando fatos de sala de aula, e aos poucos nós vamos amadurecendo nosso pensamento e começando a pensar mais como professora e não apenas como uma aluna estudante do curso.

Acredito que ao longo da vida nós vamos nos apropriando de características de professores nossos, seja pela admiração ou convivência mesmo, sem perceber nosso cérebro vai internalizando isso, e acabamos colocando em prática, tendo os mesmos tipos de atitudes, assim como também ao ouvirmos relatos de experiências, casos, situações que ocorreram e o que aquele professor fez, nos da uma noção do que fazer, qual tipo de atitude tomar. Outra coisa que influencia muito, são as teorias dos grandes pensadores da educação, cada um com seu método, e ter o conhecimento desses diversos tipos de metodologias, faz com que possamos construir a nossa também. E como fazemos isso? Através de muita leitura e pesquisa.

Mas você só aprende a ser professor mesmo, é na sala de aula, diariamente preparando aula, pensando em cada aluno, na necessidade de cada um, é enfrentando desafios e situações, que você precisa aprender a contornar e a trabalhar com elas, pois o curso, a teoria não te diz tudo, e você só vai consolidar isso praticando, vivenciando dentro de uma sala de aula (...). É uma infinidade de coisas para ser professor, que você só aprende com o tempo, com a experiência e na prática, em sala de aula... professor é o profissional mais complexo e mais admirável que existe.

APÊNDICA 2: Organização dos dados empíricos pela ATD QUADRO: Metatexto dos Sujeitos

Aluna- Estagiária Rafaela

(A-E-R)

Unidades de Significado

(Trechos do Relatório Final de Estágio)

Possíveis Focos de Análise ou categorias Realizei o estágio em uma escola com crianças que

apresentam grandes problemas no aprendizado, crianças que não são nenhum pouco motivadas pelos pais.

Meu grande desafio foi ajudar as crianças com a alfabetização, com certeza foi um enorme desafio, porque jamais pensei que pegando um 3º ano teria que alfabetizá- las.

Primeiramente cheguei com muita sede de ensinar, com muitos conteúdos novos, mas percebi que teria que começar do zero. Ensinando letra por letra para depois querer ensinar e trabalhar conteúdos de 3º ano.

O aluno tem sonhos, nenhum professor tem o direito de destruí-los, mas sim de ajudar a torná-los realidade. Cada professor tem que confiar em seu aluno e passar esta confiança a ele, pois assim ele saberá que ele é capaz de fazer algo no qual sonha.

Sinto que os alunos para aprender tem que ter o desejo, o querer saber mais sobre o assunto, mas muitos vão por obrigação, sem interesse algum pela escola.

Este curso me ajudou muito em minha vida profissional, me ensinou coisas maravilhosas que levarei para toda a minha vida. Muitos trabalhos, jogos, alfabetos, coisas que achei que nem usaria, mas me enganei, hoje percebo o

Documentos relacionados